122236 - O Emílio de Rousseau e o conceito de formação humana |
Período da turma: | 05/04/2024 a 03/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Calendário:
Aula 1 (05/04/2024) - Introdução ao pensamento filosófico de Rousseau: o Discurso sobre a desigualdade Aula 2 (12/04/2024) - A constituição da infância: Emílio, livros I a III Aula 3 (19/04/2024) - Moral e sociabilidade: Emílio, livros IV e V Aula 4 (26/04/2024) - Rousseau e a Escola Nova no Brasil Bibliografia: BARROS, Roque Spencer Maciel de. Meditação sobre Rousseau. São Paulo: Centro Regional de Pesquisas Educacionais, 1963. BOTO, Carlota. Instrução pública e projeto civilizador. O século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola. São Paulo: Ed. Unesp, 2017. CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. Unesp, 1999. CARVALHO, Marta Maria Chagas de. “Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas”. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.). História social da infância no Brasil. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 291-309. CLAPARÈDE, Édouard. A educação funcional. 5ª ed. Tradução de J. B. Damasco Penna. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958. DALBOSCO, Claudio Almir et al. (Org.). Formação humana (Bildung). Despedida ou renascimento?. São Paulo: Cortez, 2019. GATTI JR., Décio. “As ideias de Rousseau nos manuais de história da educação com autores estrangeiros publicados no Brasil (1939-2010)”. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 475-498, 2014. GAY, Peter. The Enlightenment – An Interpretation, v. II: The Science of Freedom. Nova York: Norton, 1977. KAWAUCHE, Thomaz. Educação e filosofia no Emílio de Rousseau. São Paulo: Ed. Unifesp/Fapesp, 2021. LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. “A atualidade de Rousseau”. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Inep), v. 38, n. 88, p. 6-22, 1962. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 2ª ed. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ______. Emílio ou da Educação. Tradução de Thomaz Kawauche. Revisão técnica de Thiago Vargas. São Paulo: Ed. Unesp, 2022. SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e história. O pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001. ZATTI, Vicente; PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei. Educação como processo de formação humana. Uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade. São Paulo: FEUSP, 2022. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto Thomaz Massadi Kawauche |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |