Atividade

122236 - O Emílio de Rousseau e o conceito de formação humana

Período da turma: 05/04/2024 a 03/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Calendário:
Aula 1 (05/04/2024) - Introdução ao pensamento filosófico de Rousseau: o Discurso sobre a
desigualdade
Aula 2 (12/04/2024) - A constituição da infância: Emílio, livros I a III
Aula 3 (19/04/2024) - Moral e sociabilidade: Emílio, livros IV e V
Aula 4 (26/04/2024) - Rousseau e a Escola Nova no Brasil

Bibliografia:
BARROS, Roque Spencer Maciel de. Meditação sobre Rousseau. São Paulo: Centro Regional
de Pesquisas Educacionais, 1963.
BOTO, Carlota. Instrução pública e projeto civilizador. O século XVIII como intérprete da
ciência, da infância e da escola. São Paulo: Ed. Unesp, 2017.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. Unesp,
1999.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. “Quando a história da educação é a história da
disciplina e da higienização das pessoas”. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.). História social da
infância no Brasil. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 291-309.
CLAPARÈDE, Édouard. A educação funcional. 5ª ed. Tradução de J. B. Damasco Penna. São
Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
DALBOSCO, Claudio Almir et al. (Org.). Formação humana (Bildung). Despedida ou
renascimento?. São Paulo: Cortez, 2019.
GATTI JR., Décio. “As ideias de Rousseau nos manuais de história da educação com autores
estrangeiros publicados no Brasil (1939-2010)”. Cadernos de História da Educação (UFU),
Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 475-498, 2014.
GAY, Peter. The Enlightenment – An Interpretation, v. II: The Science of Freedom. Nova York:
Norton, 1977.
KAWAUCHE, Thomaz. Educação e filosofia no Emílio de Rousseau. São Paulo: Ed.
Unifesp/Fapesp, 2021.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. “A atualidade de Rousseau”. Revista Brasileira de
Estudos Pedagógicos (Inep), v. 38, n. 88, p. 6-22, 1962.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre
os homens. 2ª ed. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Emílio ou da Educação. Tradução de Thomaz Kawauche. Revisão técnica de Thiago
Vargas. São Paulo: Ed. Unesp, 2022.
SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e história. O pensamento sobre a história no

Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
ZATTI, Vicente; PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei. Educação como processo de formação
humana. Uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade. São Paulo:
FEUSP, 2022.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Thomaz Massadi Kawauche


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP