Atividade

122192 - Economia Cultural

Período da turma: 01/06/2024 a 24/08/2024

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Descrição: Essa disciplina tem como objetivo identifica os agentes do campo cultural e analisar as políticas culturais públicas e iniciativas privadas nos campos das artes visuais e performáticas, patrimônio histórico e museus – a produção cultural simbólica não reproduzível - pequena escala. Além disso, analisar as industrias culturais – a produção cultural simbólica reproduzível - grande
escala – Setor de publicações, cinema, rádio, televisão, indústria fonográfica. Outros tópicos serão tratados como:
A Criatividade na setorização do Campo de Produção Cultural
• O desenvolvimento tecnológico digital e o design como ampliação do escopo
das Industrias Culturais para as Industrias Culturais e Criativas - incorporação
dos setores de games, gastronomia, moda, propaganda, desenvolvimento de
softwares no campo de produção cultural.
A Economia da Cultura e a Economia Criativa na
revolução digital
• A relação entre criatividade, inovação e empreendedorismo como modelo de
desenvolvimento econômico.
• A importância econômica das Industrias Culturais e Criativas após a crise
de 2008.
• A resiliência do trabalho criativo à automação do trabalho no futuro.
• Agentes produtivos pertencentes as camadas mais jovens da sociedade.

Bibliografia:

SHEIM, B., & HANSEN, H. K. (2009). Knowledge bases, talents, and contexts: On the usefulness of

the creative class approach in Sweden. Economic Geography, 85(4), 425–442. doi:10.1111/j.1944- 8287.2009.01051.x

BAUMOL W.& BOWEN W. Performing Arts: The Economic Dilemma - A Study of Problems Common to Theater, Opera, Music and Dance (Studies/Twentieth Century Fund MIT Press; New Impression edition (15 Sept. 1968)

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. Coleção Estudos, Tradução Sérgio Miceli, Editora Perspectiva: São Paulo, 2001.

CAVES, R. E. (2000). Creative industries. Cambridge, MA: Harvard University Press.

COOK, GEELS & BAKKER. Hyperlocal Revenues in the UK and Europe - Mapping the road to sustainability and resilience. Nesta: London, 2016

CUNNINGHAM, S. From Cultural to Creative Industries: Theory, Industry and Policy Implications. Media International Australia incorporating Culture and Policy 102(102) · January 2009

CREATIVE ECONOMY REPORT WIDENING LOCAL DEVELOPMENT PATHWAYS. Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), for South-South Cooperation hosted by the United Nations Development Programme (UNDP)

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Dennis de Oliveira


 
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