Atividade

122061 - ALEITAMENTO MATERNO E DISFAGIAS OROFARÍNGEAS EM PEDIATRIA 1

Período da turma: 19/02/2024 a 19/12/2024

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Descrição: ALEITAMENTO MATERNO e DISFAGIAS OROFARÍNGEAS EM PEDIATRIA
Dia da semana Período
Segunda-feira 07:30 às 13:00
Terça-feira 07:30 às 13:00
Quarta-feira 07:30 às 13:00
Quinta-feira 07:30 às 13:00
Sexta-feira 07:30 às 13:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 10:00h
Aulas Práticas ou de Campo: 410:00h
Seminários: 10:00h
Total Ministrado: 430:00h
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0h
Total não Ministrado: 0h

Carga Horária Total da Atividade:
430:00h

Detalhamento:
1. Desenvolvimento do sistema estomatognático
2. Avaliação fonoaudiológica do recém-nascido de alto risco
3. Intervenção fonoaudiológica na unidade neonatal
4. Aleitamento materno
5. Aleitamento materno em recém-nascidos de alto risco
6. Iniciativa Hospital Amigo da Criança
7. Disfagia neonatal e pediátrica
8. Métodos de avaliação das disfagias infantis
9. Intervenção fonoaudiológica nas disfagias infantis
10.. Neuroanatomofisiologia normal e neurofisiopatologia da deglutição nas diferentes faixas etárias
11. Identificação dos pacientes de risco para disfagia
12. Avaliação clínica do trato aerodigestivo superior
13. Métodos de ingestão nutricional (oral e não oral) e sua repercussão no quadro disfágico
14. Identificação de aspectos clínicos de saúde geral, pulmonar, cognitivo, comunicativo, comportamental, psicológico que interferem nas disfagias
15. Técnicas de reabilitação do paciente disfágico
16. Gerenciamento fonoaudiológico



Referências Bibliográficas
Devitis, RA: Santoro PP; Arakawa-Sugueno, L. Manual Prático da Disfagia-Diagnóstico e tratamento. São Paulo : Ed. Revinter ltda, 2017.
Flaviano-Almeida FC, Bühler KEB, Limongi SCO. Protocolo de avaliação clínica da disfagia pediátrica (PAD-PED). Barueri: Pró-Fono, 2014.
Mazza BF. Caracterização e rotina da UTI. In: Furkim AM, Rodrigues KA. Disfagias nas unidades de terapia intensiva. São Paulo: Roca, 2014.
Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. Irene Queiroz Marquesan, Hilton Justino da Silva, Marileda Cattelan Tomé (orgs). Roca, São Paulo, 2014.
Amamentação – atuação fonoaudiológica. Silvia Fernandes Hitos, Maria Cecilia Periotto (orgs). Revinter, Rio de Janeiro, 2009.
Tratado de Fonoaudiologia. Fernanda Dreux Miranda Fernandes, Beatriz Castro Andrade Mendes, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto Navas (orgs). Roca, São Paulo, 2010.
Arvedson J; Brodsky L. Pediatric swallowing and feeding assessment and management. Singular Thomson Learning, 2nd ed., 2002.
Atuação fonoaudiológica no ambiente hospitalar. Ana Maria Hernandez, Irene Marchesan (orgs). Revinter, Rio de Janeiro, 2001.
Bühler KEB, Medeiros GC, Andrade CRF. Disfunções motoras orais em recém-nascidos saudáveis in: Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs), volume 2/ Pró-Fono (org.). Barueri, SP: Pró-Fono, 2015.
Morris SE, Klein MD. Pre-Feeding Skills. A Comprehensive Resource for Mealtime Development. PRO-ED, Inc. Austin, Texas, 2000.
Levy DS, Almeida ST. Disfagia Infantil. Thieme Revinter, Rio de Janeiro, 2018.
Disfagias Orofaríngeas. Volume 1. Furkim A.M; Santini C.R.Q.S. (org). Barueri, SP: Pró-Fono, 2008.
Disfagias Orofaríngeas. Volume 2. Furkim A.M; Santini C.R.Q.S. (org). Barueri, SP: Pró-Fono, 2014..
Jotz, G.P., Angelis, E.C., Barros, A.P.B. (ed). Tratado da Deglutição e Disfagia: no adulto e na criança. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.

Carga Horária:

430 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Karina Elena Cadioli Bernardis Bühler


 
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