Atividade

122060 - O cinema engajado e transnacional de Norma Bahia Pontes

Período da turma: 12/12/2023 a 13/12/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O curso tem por objetivo apresentar e discutir a video-filmografia de Norma Bahia Pontes (1941-2010) desde sua influência como ensaísta e articuladora no Cinema Novo no Brasil, sua contribuição para o cinema diaspórico de vanguarda com o documentário anticolonial Les Antillais (1966/1967) realizado na França, e sua atuação como videomaker militante do movimento lésbico feminista nos EUA na década de 1970. O curso destacará sua produção cinematográfica e seus escritos, ressaltando sua colaboração com Rita Moreira nos anos 1970, incluindo a co-direção de vídeos localizados, restaurados e digitalizados pela pesquisa. Serão abordados aspectos históricos e estéticos implicados neste processo de adaptação, enfatizando os vínculos dos filmes com o seu momento e contexto de produção. O curso destina-se a estudantes de graduação ou pós-graduação de diferentes áreas, a professores da educação básica e aos interessados em refletir sobre o legado audiovisual criado por mulheres brasileiras, sobre a intersecção entre o feminismo e audiovisual, sobre a vanguarda diaspórica anticolonial no cinema e sobre o vídeo feminista.

Aula 1 (12/12/2023): Les Antillais (1966/1967), ensaios e articulações junto ao Cinema Novo – escavação de arquivos não-convencionais

Aula 2 (13/12/2023): Vídeo lésbico-feminista em Nova Iorque e apresentação do projeto Em Busca de Norma

Bibliografia

AHMED, Sarah. Strange Encounters: Embodied Others in Post-coloniality, London and New York: Routledge, 2000
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera. São Francisco: Aunt Lute, 2007. ATKINSON, Ti-Grace.
Amazon Odyssey. New York: Links Books, 1974.
BAHIA PONTES, Norma. O Cinema-Compreensão. Correio da Manhã. Rio de Janeiro 15 jun. 1963b. 1º Caderno. p. 11 Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=089842_07&pesq=%22Norma%20Bahia%20Pontes%22&pasta=ano%20196&pagfis=40712 Acesso em 12 jul. 2020.
______________________. Aproximações literárias e criação crítica In: Glauber Rocha et alli. (org) Deus e o diabo na terra do sol, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
_____________________. Cinema e Realidade Social in COSTA, Flávio Moreira da (org.). Cinema Moderno, Cinema Novo. Rio de Janeiro: José Álvaro, 1966.
BESSA, Karla. Um teto por si mesma. Multidimensões da imagem-som sob uma perspectiva feminista-queer. ArtCultura, 30, 67-85, 2015.
BOYLE, Deirdre. Subject to Change: Guerrilla Television Revisited. New York: Oxford University Press, 1997.
BRANDAO, Alessandra, SOUZA, Ramayana. A in/visibilidade lésbica no cinema. In: Karla Holanda. (Org.). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019.
BRUNOW, Dagmar. Queering the archive: Amateur films and LGBT+ memory. In: Making the Invisible Visible. STIGSDOTTER, Ingrid (org). Lund: Nordic Academic Press 2019.
CASTLE, Terry. The Apparitional Lesbian: Female Homosexuality and Modern Culture. New York: Columbia University Press, 1993.
CHAM, Mbye. Shape and Shapping of Caribbean Cinema. IN: CHAM, Mbye (ed.) Ex-iles: essays on Caribbean Cinema. Treton: Africa World Press, 1992.
CVETKOVICH, Ann. An Archive of Feelings. Durham: Duke University Press, 2003.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas Salvador: EdUfba, 2008.
HALBERSTAM, Jack/Judith. In a Queer Time and Place: Transgender Bodies, Subcultural Lives. Nova Iorque: New York University Press, 2005
_______________________. A arte queer do fracasso. Recife: CEPE Editora, 2020.
HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Revista Eco-Pós, [S.L.], v. 23, n. 3, p. 12- 33, 24 dez. 2020. Revista ECO-Pos.
HOLANDA, Karla, TEDESCO, Marina(org.) Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas, SP: Papirus, 2017
LAURETIS, Teresa de. Technologies of gender: essays on theory, film and fiction. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1987.
LESAGE, Julia. The political aesthetics of the feminist documentary film. Quarterly Review of Film Studies: Vol. 3, No. 4, pp. 507-523. 1978
HALL, Stuart. Cultural Identity and Diaspora. IN: MIRZOEFF, Nicholas Diaspora and Visual Culture: Representing Africans and Jews. Londres: Routledge, 1999
MURRAY, Ros. The Practice of Disobedience. a two-part retrospective of videos by Carole Roussopoulos & Delphine Seyrig. Another Gaze Journal. Disponível em: https://www.another- screen.com/the-practice-of-disobedience
SOBRINHO, Gilberto. Vídeo e televisão independentes no Brasil e a realização de documentários. Lumina, n. 8, p. 1-23. UFJF: Juiz de Fora, 2014
_________________. Rita Moreira: sob o comando das imagens sociais, na vida da cidade. In: INTERCOM 2021, 2021, Recife. Anais INTERCOM 2021. São Paulo: INTERCOM, 2021. v. 01. p. 01-11
XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. 2ª ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
WHITE, Patricia. Lesbian Minor Cinema. Screen Winter, vol. 49, no. 4 (2008): 410-25.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Lívia Perez de Paula


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP