Atividade

121918 - TRANSPLANTE DE FIGADO - CIR. PEDIATRICA - ATIVIDADES PRÁTICAS

Período da turma: 01/03/2024 a 28/02/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O residente aprender a conduzir o seguimento pré-operatório de crianças portadoras de hepatopatias agudas e crônicas, em nível ambulatorial e de interna o, bem como o preparo da criança para o transplante e de seu doador vivo. Ademais, aprender os critérios utilizados para escolha e aceite de doador cadavérico. Ter participação ativa e realizar sob supervisão os vários procedimentos envolvidos no transplante, como a captação do órgão no doador cadavérico, a hepatectomia do doador vivo, a cirurgia da bandeja, a redução e a cirurgia do receptor, tanto com doador cadavérico como doador vivo. Ainda, ser responsável sob supervisão da condução pós-operatória das crianças submetidas ao transplante e do doador vivo, durante a interna o na unidade de terapia intensiva, na enfermaria e no seguimento ambulatorial precoce e tardio.

AMBULATÓRIO
O residente realizará o atendimento ambulatorial, sob supervisão e com discussão em tempo real com os assistentes e preceptores, de crianças portadoras de afecções hepáticas no período de preparo para o transplante, bem como do seguimento e acompanhamento integral das crianças submetidas ao transplante hepático. Ademais, participará ativamente da avaliação e preparo dos potenciais doadores vivos elegíveis para o procedimento.
Tais ambulatórios são realizados nas segundas-feiras no período da tarde e nas quintas-feiras no período da manhã.

URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
O residente será responsável pela avaliação das crianças transplantadas que apresentem alguma intercorrência que motive a procura do pronto-socorro. Será responsável pela condução dos casos, com discussão e assistência em tempo integral dos cirurgiões da equipe.
Ademais, o residente participará ativamente da condução dos casos de insuficiência hepática aguda em todas as suas etapas, desde a solicitação da vaga por serviço externo até a realização do transplante, passando pelo preparo de potencial doador vivo.

CENTRO CIRÚRGICO
O residente desenvolverá capacitação para realização de todos os procedimentos envolvidos no transplante hepático pediátrico, o que envolve a captação do órgão em doador cadavérico, a redução do enxerto na cirurgia da bandeja, bem como o procedimento integral do receptor e do doador vivo.

INTERNAÇÃO
Caberá ao residente de transplante a avaliação e condução conjunta de todas as crianças submetidas a transplante hepático internadas em enfermaria ou unidade de terapia intensiva do Instituto da Criança e do Adolescente.

Carga Horária:

2304 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Ana Cristina Aoun Tannuri


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP