121720 - Métodos e práticas de pesquisa em história do audiovisual - 2ª Edição |
Período da turma: | 27/11/2023 a 18/12/2023
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Descrição: | Objetivos:
- Apresentar aos discentes múltiplas possibilidades da pesquisa acadêmica em história do audiovisual; - Oferecer ferramentas teórico-metodológicas para o trabalho com diferentes fontes e temas relacionados à pesquisa em audiovisual; - Ampliar a compreensão em torno do cinema, em particular, e do audiovisual, em geral, abarcando uma multiplicidade de temas, fenômenos e questões; - Introduzir questões relativas à prática cotidiana de pesquisadores da história do audiovisual – o trato com arquivos, as possibilidades de fontes, as teorias e métodos que organizam nosso trabalho etc. Programa: Aula 1 (27/11, 2h): Arquivos e pesquisa histórica Fernando Seliprandy – Arquivos audiovisuais: explorando bases de dados e instrumentos de pesquisa Livia Azevedo Lima: Arquivos pessoais, crítica genética e processos criativos Aula 2 (4/12, 2h): Fontes e métodos I Rodrigo Archangelo: Fontes seriadas em fundos e coleções de cinejornais André Manfrim: Cinema e cidade: métodos, fontes e aproximações Aula 3 (11/12, 2h): Fontes e métodos II Nina Giacomo: Filmes ausentes no primeiro cinema brasileiro Luiz Ancona: Recepção fílmica: fontes, arquivos e metodologias Aula 4 (18/12, 2h): Cinema, historiografia e análise fílmica Daniela Gomes: Desviantes morrem primeiro: slashers, neoconservadorismo e Hollywood na década de 1980. Rafael Morato Zanatto: Análise imanente de trabalhos críticos e historiográficos Bibliografia ALLEN, Robert C.; GOMERY, Douglas. Film History: Theory and Practice. New York: Alfred A. Knopf, 1985. ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Guia de fundos e coleções imagens em movimento. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2020. Disponível em: BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2008. CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé (Orgs.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. 2 ed. São Paulo: Alameda, 2011. CHAMBERS, Ciara; JÖNSSON, Mats; WINKEL, Roel Vande (ed.). Researching Newsreels: local, national and transnational case studies. Cham: Palgrave Macmillan. 2018. CUARTEROLO, Andrea; MORETTIN, Eduardo; TORELLO, Georgina. “A Pesquisa Histórica no Cinema Latino-americano: Perspectivas e desafios na era digital”. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 9, n. 1, 2022, p. 123 - 138. DOI: https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.882 GOMES, Regina. “Teorias da recepção, história e interpretação de filmes: um breve panorama”. Livro de Actas do IV SOPCOM, Lisboa, p. 1141-1148, 2005. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/gomes-regina-teorias-recepcao-historia-interpretacao-filmes.pdf HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Tradução Andréa Souza de Menezes et al. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. HOLANDA, Karla. Documentaristas brasileiros e as vozes femininas e masculinas. Significação V.42/n.44, 2015. KORNIS, Mônica; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos (Orgs.). História e Documentário. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. KOSELLECK, Reinhardt. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. LUCAS, Meize Lucena. “Cinema e censura no Brasil: uma discussão conceitual para além da ditadura”. Projeto História, São Paulo, n. 51, p. 190-214, dez. 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/24036/18607 MENESES, Ulpiano Bezerra de. “Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares”. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, nº 45, p. 11-36, 2003. MOLL, R.; TROVAO, F. V. . Conservadorismo e política nos Estados Unidos no filme “Curtindo a vida adoidado” (1986). HISTÓRIA REVISTA (ONLINE), v. 25, p. 207-231, 2020. MOLL NETO, Roberto. Reagnation: a nação e o nacionalismo (neo)conservador nos Estados Unidos nos discursos de Ronald Reagan (1981-1988). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011. MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro, Cinema, História. São Paulo: Alameda, 2013. NAPOLITANO, Marcos. “O golpe de Estado (1964) no Brasil visto por um cinejornal soviético”. Fotocinema – Revista Científica de Cine y Fotografía, Nº20, p.29-54. 2020. _____________. Coração civil. A vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985). São Paulo: Intermeios, 2017. SALLES GOMES, Paulo Emílio. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1974. SORLIN, Pierre. “‘La Settimana Incom’ messagera del futuro: verso la società dei consumi”. In: SAINATI, Augusto (org.). La Settimana Incom – cinegiornali e informazione negli anni ’50. Torino: Edizione Lindau, 2001. STAIGER, Janet. Interpreting films: studies in the historical reception of American cinema. Princeton: Princeton University Press, 1992. STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução Fernando Mascarello. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2006. VANOYE, Francis. & GOLIOT-LÉTE, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 2002. 2ª Edição. XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2019. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
André Lima Monfrini Carolina Azevedo di Giacomo Daniela de Paula Gomes Fernando Seliprandy Fernandes Livia Azevedo Lima Luiz Octavio Gracini Ancona Rafael Morato Zanatto Rodrigo Archangelo |
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