121687 - Tecnologias Digitais Emergentes |
Período da turma: | 13/01/2025 a 24/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
• Discutir a evolução do mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo. • Apresentar Tecnologias Digitais emergentes e avaliar o seu impacto nos negócios em diversos setores da economia. • Discutir como as Tecnologias Digitais podem ser usadas para tornar os negócios mais sustentáveis. • Discutir o impacto das Tecnologias Digitais na sociedade de modo geral. Conteúdo Programático: 1. Os grandes desafios do Mercado de Tecnologias Digitais 2. O Mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo 3. Tendências em Tecnologias Digitais 3.1 Sistemas de Computação 3.2 Mobilidade e Comunicação digital. 3.3 Objetos Inteligentes e a Internet das Coisas 3.4 Big Data e Sistemas Cognitivos 3.5 Virtualização e Computação em Nuvem 3.6 Redes Definidas por Software 3.7 Segurança, Confiança e Privacidade 3.8 BLockChain e Seus Impactos 3.9 Aplicações Orientadas a Contexto 4. O Impacto das Novas Tecnologias nos Negócios 4.1 Industria 4.0 4.2 FIntechs e Sistemas Financeiros 4.3 Precificação e Contabilização Dinâmica 5. O Papel da Sustentabilidade 5.1 A transformação em Negócios Sustentáveis 5.2 A Sustentabilidade como oportunidade de Novos Negócios. 6. Tecnologias Digitais e Novos Paradigmas de Transformação da Sociedade 7. Análise dos Estudos de Casos Referências Bibliográficas: 1. CARVALHO, T. C. M. B.; MIERS, C.; DOMINICINI, C. K.; REDIGOLO, F. Key Issues on Future Internet. In New Network Architectures, Studies in Computational Intelligence, Volume 297/2010, 221-236, Springer Berlin Heidelberg, 2010. 2. KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 Technological Forces That Will Shape Our Future. 1st Edition. ISBN-10: 0525428089. Viking, 2016. 3. NIC.br. Dimensões e características da Web Brasileira: um estudo do gov.br, NIC.Br, São Paulo – Brasil, 2010. 4. Hausheer, D. et al. Future Internet Socio-Economics - Challenges and Perspectives in Towards the Future Internet -- A European Research Perspective. IOS Press. pp. 1-11, IOS Press , 2009. 5. HOURCADE, J-C; NEUVO, Y.; WAHLSTER, W.; SARACCO, R.; POSCH, R. Future Internet 2020: call for action by high-level visionary panel. European Commission, Information Society and Media, Belgium, May 2009. 6. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. The Triple Bottom Line: How Today's Best-Run Companies Are Achieving Economic, Social and Environmental Success -- and How You Can Too. Jossey Bass, São Francisco – CA, EUA, 2006. 7. SENGE, P. M.; SMITH, B.; KRUSCHWITZ, N.; LAUR, J. The Necessary Revolution: Working Together to Create a Sustainable World. Broadway Books, New York, EUA, 2010. 8. ESTY, D.; WINSTON, A. Green to Gold: How Smart Companies Use Environmental Strategy to Innovate, Create Value, and Build Competitive Advantage. John Wiley & Sons, Hoboken - New Jersey, EUA, 2009. 9. SMITH, B. E. Green Computing: tools and techniques for saving energy, money and resoureces. Auerbach , EUA, 2013. |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Luiz Henrique Leite Rosa Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |