Atividade

121687 - Tecnologias Digitais Emergentes

Período da turma: 13/01/2025 a 24/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
• Discutir a evolução do mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo.
• Apresentar Tecnologias Digitais emergentes e avaliar o seu impacto nos negócios em diversos setores da economia.
• Discutir como as Tecnologias Digitais podem ser usadas para tornar os negócios mais sustentáveis.
• Discutir o impacto das Tecnologias Digitais na sociedade de modo geral.

Conteúdo Programático:
1. Os grandes desafios do Mercado de Tecnologias Digitais
2. O Mercado de Tecnologias Digitais no Brasil e no mundo
3. Tendências em Tecnologias Digitais
3.1 Sistemas de Computação
3.2 Mobilidade e Comunicação digital.
3.3 Objetos Inteligentes e a Internet das Coisas
3.4 Big Data e Sistemas Cognitivos
3.5 Virtualização e Computação em Nuvem
3.6 Redes Definidas por Software
3.7 Segurança, Confiança e Privacidade
3.8 BLockChain e Seus Impactos
3.9 Aplicações Orientadas a Contexto
4. O Impacto das Novas Tecnologias nos Negócios
4.1 Industria 4.0
4.2 FIntechs e Sistemas Financeiros
4.3 Precificação e Contabilização Dinâmica
5. O Papel da Sustentabilidade
5.1 A transformação em Negócios Sustentáveis
5.2 A Sustentabilidade como oportunidade de Novos Negócios.
6. Tecnologias Digitais e Novos Paradigmas de Transformação da Sociedade
7. Análise dos Estudos de Casos

Referências Bibliográficas:
1. CARVALHO, T. C. M. B.; MIERS, C.; DOMINICINI, C. K.; REDIGOLO, F. Key Issues on Future Internet. In New Network Architectures, Studies in Computational Intelligence, Volume 297/2010, 221-236, Springer Berlin Heidelberg, 2010.
2. KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 Technological Forces That Will Shape Our Future. 1st Edition. ISBN-10: 0525428089. Viking, 2016.
3. NIC.br. Dimensões e características da Web Brasileira: um estudo do gov.br, NIC.Br, São Paulo – Brasil, 2010.
4. Hausheer, D. et al. Future Internet Socio-Economics - Challenges and Perspectives in Towards the Future Internet -- A European Research Perspective. IOS Press. pp. 1-11, IOS Press , 2009.
5. HOURCADE, J-C; NEUVO, Y.; WAHLSTER, W.; SARACCO, R.; POSCH, R. Future Internet 2020: call for action by high-level visionary panel. European Commission, Information Society and Media, Belgium, May 2009.
6. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. The Triple Bottom Line: How Today's Best-Run Companies Are Achieving Economic, Social and Environmental Success -- and How You Can Too. Jossey Bass, São Francisco – CA, EUA, 2006.
7. SENGE, P. M.; SMITH, B.; KRUSCHWITZ, N.; LAUR, J. The Necessary Revolution: Working Together to Create a Sustainable World. Broadway Books, New York, EUA, 2010.
8. ESTY, D.; WINSTON, A. Green to Gold: How Smart Companies Use Environmental Strategy to Innovate, Create Value, and Build Competitive Advantage. John Wiley & Sons, Hoboken - New Jersey, EUA, 2009.
9. SMITH, B. E. Green Computing: tools and techniques for saving energy, money and resoureces. Auerbach , EUA, 2013.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Luiz Henrique Leite Rosa
Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP