121680 - Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaversos: Conceitos, Tecnologias e Aplicações |
Período da turma: | 13/01/2025 a 24/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo
Desenvolver competências na compreensão de conceitos, tecnologias e potenciais de aplicação das mídias imersivas digitais conhecidas como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), englobando o caso particular dos metaversos (MV), ambientes virtuais online multiusuários. Serão estudados e discutidos pontos fortes e fracos, oportunidades, ameaças, tendências e possibilidades de aplicação em diversos campos, como saúde, educação e entretenimento, entre outros. Serão apresentados e discutidos equipamentos, software e técnicas para o desenvolvimento e uso de conteúdos e aplicações imersivos. Entre os conceitos a serem trabalhados destacam-se: ReaI X Virtual, Imersão, Presença, Embodiment, Avatares, Empatia, Distância Transacional, Interatividade, Mídias e Gamificação. Conteúdo programático 1. Real X Virtual, Imersão, Presença e Embodiment e Empatia; 2. Evolução da Realidade Virtual, da Realidade Aumentada e dos Metaversos; 3. Tecnologias de Hardware e Software para Mídias Imersivas; 4. Distância transacional e redução de distâncias por meio de Mídias Imersivas; 5. Interatividade, Jogos e Gamificação; 6. Imagens e vídeos imersivos 360; 7. Educação Imersiva: possibilidades, desafios, tendências e perspectivas; 8. Desenvolvimento de Conteúdos e Aplicações Imersivos; 9. Tendências e Desafios das Tecnologias Imersivas; 10. Estudos de caso Referência bibliográficas 1. AZUMA, R. T.; BAILLOT, Y.;BEHRINGER, R.; FEINER, S.; JULIER, S.; MACINTYRE, B. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications. 2001. 2. BAILENSON, Jeremy. Experience on demand: What virtual reality is, how it works, and what it can do. WW Norton & Company, 2018. 3. BIMBER, Oliver; RASKAR, Ramesh. Spatial augmented reality: merging real and virtual worlds. AK Peters/CRC Press, 2004. 4. CASARI, F. A.; NAVAB, N.; HRUBY, L. A.; KRIECHLING, P.; NAKAMURA, R.; TORI, R.; NUNES, F. L. S.; QUEIROZ, M. C.; FÜRNSTAHL,P.; FARSHAD, M.. Augmented reality in orthopedic surgery is emerging from proof of concept towards clinical studies: a literature review explaining the technology and current state of the art. Current Reviews in Musculoskeletal Medicine, p. 1-12, 2021. 5. COLLAÇO, E.; KIRA, E.; SALLABERRY, L. H.; QUEIROZ, A. C.; MACHADO, M. A.; CRIVELLO JR, O.; TORI, R.. Immersion and haptic feedback impacts on dental anesthesia technical skills virtual reality training. Journal of Dental Education, v. 85, n. 4, p. 589-598, 2020 6. CRAIG, A. B., SHERMAN, W. R., and WILLl, J. D. (2009). Developing Virtual Reality Applications: Foundations of Effective Design. Elsevier. 7. CRUZ-NEIRA, C., SANDIN, D. J., DE FANTI, T. A., KENYON, R. V., and HART, J. C. (1992). The CAVE: Audio Visual Experience Automatic Virtual Environment. Communications of the ACM. 8. DE ARMAS, C.; TORI, R.; NETTO, A. V.. Use of virtual reality simulators for training programs in the areas of security and defense: a systematic review. Multimedia Tools and Applications, v. 79, n. 5, p. 3495-3515, 2020. 9. ISPR. International Society for Presence Research. “The Concept of Presence:Explication Statement”. http://ispr.info/. Acessado em 19 de outubro de 2019 10. IZARD, S G; MÉNDEZ, J A. J; PALOMERA, P R. Virtual reality educational tool for human anatomy. Journal of medical systems, v. 41, n. 5, p. 76, 2017. 11. JANG, S et al. Direct manipulation is better than passive viewing for learning anatomy in a three-dimensional virtual reality environment. Computers & Education, v. 106, p. 150-165, 2017. 12. JERALD, J. The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality. Association for Computing Machinery and Morgan & Claypool Publishers, 2016. Download da versão original completa (em inglês) - é necessário estar usando a rede da USP (pode ser via VPN) 13. LAVIOLA JR, J. J.; KRUIJFF, E.; MCMAHAN, R. P.; BOWMAN, D.; POUPYREV, I. P. 3D user interfaces: theory and practice. Addison-Wesley Professional, 2017. 14. LEE, M. J. W., GEORGIEVA, M., ALEXANDER, B., CRAIG, E., & RICHTER, J. State of XR & Immersive Learning Outlook Report 2021. Walnut, CA: Immersive Learning Research Network. 2021. 15. LÉVY, Pierre. O Que é o Virtual?, O. Editora 34, 2003. 16. MOORE, M G. Teoria da distância transacional. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, v. 1, 2002. 17. MILGRAM, Paul; KISHINO, Fumio. A taxonomy of mixed reality visual displays. IEICE TRANSACTIONS on Information and Systems, v. 77, n. 12, p. 1321-1329, 1994. 18. MILGRAM, P.; TAKEMURA, H.; UTSUMI, A.; KISHINO, F. Augmented Reality: A Class of Display on the Reality-Virtuality Continuum. Telemanipulator and Telepresence Technologies, SPIE vol. 2351. 1994. 19. MURRAY, Janet Horowitz. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço; trads. Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: UNESP Itau Cultural, 2003. 20. PACKER, R; JORDAN, K. (expanded edition.) Multimedia: From Wagner to Virtual Reality. W. W. Norton & Company. 497p. 2002 21. QUEIROZ, A C; TORI, R; NASCIMENTO, A M. Realidade Virtual na Educação: Panorama das Pesquisas no Brasil In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. 2017. 22. SANTAELLA, L.; NESTERIUK, S.; FAVA, F.(org). Gamificação em Debate. São Paulo: Blucher, 2018. 23. SLATER, Mel; WILBUR, Sylvia. A framework for immersive virtual environments (FIVE): Speculations on the role of presence in virtual environments. Presence: Teleoperators & Virtual Environments, v. 6, n. 6, p. 603-616, 1997. 24. SUTHERLAND, I. E. (1965). The ultimate display. In The Congress of the International Federation of Information Processing (IFIP) (pp. 506–508). 25. TORI, R. Educação sem distância: As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem (2 ed.). São Paulo: Artesanato Educacional - São Paulo. 2017. 194 p. 26. TORI, R. Desafios para o design de informação em ambientes de realidade aumentada. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(1), 46–57. 2009. 27. TORI, R.; HOUNSELL, M. S.(org.) Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3ª ed. Porto Alegre, RS : SBC, 2020, v.1. p.522. 28. WATERWORTH, John A.; WATERWORTH, E. The core of presence: Presence as perceptual illusion. Presence Connect, v. 3, n. 3, 2003. |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Romero Tori |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |