Atividade

121680 - Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Metaversos: Conceitos, Tecnologias e Aplicações

Período da turma: 13/01/2025 a 24/07/2025

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Descrição: Objetivo

Desenvolver competências na compreensão de conceitos, tecnologias e potenciais de aplicação das mídias imersivas digitais conhecidas como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), englobando o caso particular dos metaversos (MV), ambientes virtuais online multiusuários. Serão estudados e discutidos pontos fortes e fracos, oportunidades, ameaças, tendências e possibilidades de aplicação em diversos campos, como saúde, educação e entretenimento, entre outros. Serão apresentados e discutidos equipamentos, software e técnicas para o desenvolvimento e uso de conteúdos e aplicações imersivos. Entre os conceitos a serem trabalhados destacam-se: ReaI X Virtual, Imersão, Presença, Embodiment, Avatares, Empatia, Distância Transacional, Interatividade, Mídias e Gamificação.


Conteúdo programático

1. Real X Virtual, Imersão, Presença e Embodiment e Empatia;
2. Evolução da Realidade Virtual, da Realidade Aumentada e dos Metaversos;
3. Tecnologias de Hardware e Software para Mídias Imersivas;
4. Distância transacional e redução de distâncias por meio de Mídias Imersivas;
5. Interatividade, Jogos e Gamificação;
6. Imagens e vídeos imersivos 360;
7. Educação Imersiva: possibilidades, desafios, tendências e perspectivas;
8. Desenvolvimento de Conteúdos e Aplicações Imersivos;
9. Tendências e Desafios das Tecnologias Imersivas;
10. Estudos de caso

Referência bibliográficas

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3. BIMBER, Oliver; RASKAR, Ramesh. Spatial augmented reality: merging real and virtual worlds. AK Peters/CRC Press, 2004.
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21. QUEIROZ, A C; TORI, R; NASCIMENTO, A M. Realidade Virtual na Educação: Panorama das Pesquisas no Brasil In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. 2017.
22. SANTAELLA, L.; NESTERIUK, S.; FAVA, F.(org). Gamificação em Debate. São Paulo: Blucher, 2018.
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26. TORI, R. Desafios para o design de informação em ambientes de realidade aumentada. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(1), 46–57. 2009.
27. TORI, R.; HOUNSELL, M. S.(org.) Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3ª ed. Porto Alegre, RS : SBC, 2020, v.1. p.522.
28. WATERWORTH, John A.; WATERWORTH, E. The core of presence: Presence as perceptual illusion. Presence Connect, v. 3, n. 3, 2003.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Romero Tori


 
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