Atividade

121589 - Caçadores de Textos: experiência de leitura literária multimodal a partir de fanfictions (remoto)

Período da turma: 27/03/2024 a 24/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso:
O Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH desenvolveu, ao longo de sua história, cursos de leitura em línguas estrangeiras para a comunidade USP e para o público externo visando ao desenvolvimento da competência leitora para a compreensão de textos que circulam no meio acadêmico. Buscando dar conta das transformações engendradas pelo advento da Internet e pelo uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas competências leitoras, como o uso de estratégias multimodais, a denominação “Francês instrumental” transformou-se em “Práticas de leitura em Francês”. Entre os gêneros textuais usualmente elegidos em cursos deste tipo o texto literário parece passar à parte, o que ignora as especificidades da leitura literária em Língua Estrangeira e, para mais, a leitura literária multimodal que surge a partir do ciberespaço. Dado o novo contexto de ensino-aprendizagem e a importância das práticas de leitura acionadas pelo texto literário, propomos uma experiência de leitura literária a partir do gênero literário digital fanfiction.
Assim, apoiando-nos nos estudos de especialistas na área, esse curso tem por objetivos:
1) Sensibilizar os estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento para a construção de sentido no texto literário multimodal.
2) Desenvolver a compreensão leitora em língua francesa de textos literários visando ao conhecimento, desenvolvimento e aplicação de estratégias de leitura por meio da mobilização de competências leitoras que os alunos já desenvolvem em língua materna para leva-los à leitura de textos em língua francesa.
3) Sistematizar os conhecimentos discursivos e linguísticos por meio de fichas de leitura e de gramática visando à autonomia dos leitores.

Público- alvo:
Estudantes universitários em geral. Não é exigido nenhum conhecimento prévio de língua francesa.

Modalidade:
A distância e remoto – Google Meet e/ou zoom

Objetivos Gerais:
Desenvolver a compreensão leitora em língua francesa de textos literários multimodais

Objetivos Específicos:
Identificar as características do gênero fanfiction;
Mobilizar as estratégias de leitura em língua materna;
Compreender os modelos de leitura literária em língua estrangeira;
Compreender e desenvolver as estratégias para leitura de textos em língua francesa;
Praticar as estratégias de leitura e sistematizar os conhecimentos linguísticos da língua francesa por meio da elaboração de fichas de leitura e de gramática;
Promover a autonomia do leitor para a leitura de textos em língua francesa.

Justificativa:
O curso se justifica devido à imersão de leitura à qual nos dias atuais estamos confrontados pela internet e à nova demanda da leitura literária multimodal tanto no meio universitário quanto alhures. Além disso, o curso está inserido no contexto de formação de professores de francês que se interessam em aprofundar seus estudos na área.

Conteúdo Programático:
1. Sensibilização às estratégias de leitura em língua materna e língua estrangeira – mobilização de saberes e competências. Abordagem teórica e práticas de leitura literária;
2. Os diferentes modelos de leitura – abordagem teórica e práticas de leitura literária e de leitura literária multimodal;
3. Desenvolvimento de estratégias de leitura em língua francesa de textos literários – construção de sentido, práticas de leitura literária e leitura literária multimodal e sistematização linguística;
4. Promover a autonomia do leitor para a leitura de textos diversos em língua francesa.

Metodologia:
O curso será ministrado via ensino remoto e a metodologia adotada será exposição dialogada e trabalhos em pequenos grupos.

Avaliação:
A avaliação do curso será feita por meio da participação e da realização de atividades.

Critérios para aprovação:
Os participantes devem obter a nota mínima 5,0 para aprovação no curso.

Frequência mínima:
75%.

Oferecimento (à distância):
Pelo Google Meet e/ou Zoom.

Pré-requisitos:
Apresentar o comprovante de matrícula em um curso universitário.

Teste de nível:
Não há.

Bibliografia:
ALBUQUERQUE-COSTA, H. Um ensino específico da leitura: o ensino instrumental, in O ensino instrumental de línguas estrangeiras, Caderno do Centro de Línguas nº 3, Humanitas, 2000, p. 63-71.

CORNAIRE, C. Le point sur la lecture. Paris : CLE International, 1999.

COSSON, R. Ensino de literatura, leitura literária e letramento literário: uma desambiguação. Interdisciplinar-Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 35, p. 73-92, 2021.

COSTE D. Leitura e competência comunicativa. In GALVES, C.; ORLANDI, E.; OTONI P. (org). O Texto: leitura e escrita. 3ª ed. Revisada. Campinas, SP: Pontes, 2002, p. 11-30.

FERREIRA, T. A. Gênero textual digital Fanfiction em sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24297

JENKINS, H. Textual poacher: television fans & participatory culture. Nova York: Routledge, 1992.

JOVER-FALEIROS, R. A experiência da leitura literária em um curso de Francês Instrumental. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

KERSCH, D. F.; DORNELLES, A. J. C. “Leitura + escrita + tecnologias digitais”: as fanfics como possibilidade para desenvolver a leitura e a escrita e aproximar os alunos da literatura. In: KERSCH, D. F. et al. (org). Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para a e além da escola. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021. p. 55-68.

LEBRUN, M.; LACELLE, N.; BOUTIN, J-F. Genèse et essor du concept de littératie médiatique multimodale. Mémoires du Livre/Studies in Book Culture, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2012. DOI: https://doi.org/10.7202/1009351ar

MALHEIROS POULET M.-E., DEGACHE C., MASPERI M. (1994), « L’activité de compréhension écrite en langues voisines (domaine des langues romanes) : stratégies d’accès au sens de textes narratifs », in J.-C. Pochard (éd.), Actes du IXe colloque international « Acquisition d’une langue étrangère : perspectives et recherches. Profils d’apprenants », Publications de l'Université de Saint-Etienne, 335-350. Em : www.galanet.eu/publication/fichiers/mp-dc-mm1994.pdf.

PAULINO, G.; PINHEIRO, M. P. Algumas especificidades da leitura literária. Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: CEALE, p. 55-70, 2005.

PIETRAROIA C.M.C. Percursos de Leitura: Léxico e construção de sentido na leitura em língua estrangeira. São Paulo: Annablume, 1997.

PIETRAROIA, C.M.C. Questões de Leitura: Aspectos práticos e teóricos da leitura em Francês Língua Estrangeira. São Paulo: Annablume, 2001.

PIETRARÓIA, C.M.C; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Leitura (s) em francês língua estrangeira. [S.l: s.n.], 2014.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10ª Edição, Campinas, SP. Pontes, 2004.

Bibliografia Complementar:
Dicionários Online:
- https://www.cnrtl.fr/
- https://www.larousse.fr/

Informação Relevante:
O curso será ministrado em português, na modalidade on-line e o material didático será disponibilizado em língua francesa durante as aulas.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Carolina Vanso França


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP