121510 - VI Curso de Verão do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica e do Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Período da turma: | 19/02/2024 a 21/02/2024
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Descrição: | 1. Inserção territorializada em Psicologia: Uma proposta metodológica em psicologia socioambiental
2. Grupo Comunitário de Saúde Mental: cuidado e pertencimento 3. Contextos e possibilidades da avaliação psicológica na contemporaneidade 4. Aspectos relevantes do funcionamento familiar ao desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes 5. Processos para efetivação de Políticas Públicas em Saúde 6. Psicologia escolar: contribuições e possibilidades de intervenção 7. Paradigma do recovery: a construção de grupos de ouvidores de vozes 8. A família na contemporaneidade: construções e desconstruções 9. Direitos Humanos e Saúde Mental: promovendo a dignidade e a inclusão 10. Práticas de gestão de pessoas e saúde mental no trabalho 11. As contribuições do GRACIAS na pós-graduação 12. Biomarcadores e doenças mentais 13. Autolesão não suicida: identificação, acolhimento e acompanhamento 14. A Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner 15. Uso Inadequado de Medicamentos Benzodiazepínicos 16. Saúde mental das populações em vulnerabilidade diante a crises ecológicas e humanitárias 17. Impacto da inclusão da família na assistência ao portador de transtorno mental 18. Interseccionalidades, saúde e território: esquemas de classificação, hierarquização e sofrimentos a longo prazo 19. Informações sobre como ingressar nos programas Bibliografia: Bazon, M. R. & Komatsu, A. V. Desenvolvimento típico e atípico: perspectiva teórica. In: Desenvolvimento Social e da Personalidade e os diferentes padrões de conduta infracional na adolescência. 1. ed. São Carlos: Pedro & João, 2023. v. 1. 261p Bronfenbrenner, Urie. Bioecologia do Desenvolvimento Humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre:Artmed, 2011. Beatriz Cintra Storti, Marina Greghi Sticca, Amalia Raquel Pérez-Nebra. (2023). Production and reception of human resources management practices for health promotion, Frontiers in Psychology. Vol. 14, 16 p. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1104512 Cavalcante, L. D. A., & Aquino, F. D. S. B. (2019). Práticas favorecedoras ao contexto escolar: Discutindo formação e atuação de psicólogos escolares. Psico-USF, 24, 119-130. Colombarolli, M.S.; Antonechen, A.C., Pinto, A.L.C.B. ; Giromini, L., &; Pasian, S.R. (2022). Abordagem multimétodos para avaliação psicológica: Contribuição dos métodos projetivos. In: Corradi-Webster, C.M.; Guanaes-Lorenzi, C.; Barbosa, F.C.; Elias, L.C.S. & Pasian, S.R.. (Org.). Comportamentohumano em diversas vertentes: desafios contemporâneos. 1ed. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2022, v. 1, p. 191-210. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/05/Comportamento-humano-1.pdf Corradi-Webster, C. M., Rufato, L. S., Leão, E. A., Bien, C., & Reis, G. (2021). Grupo de Ouvidores de Vozes: Experiências de um grupo de suporte de pares em contexto brasileiro. Revista Iberoamericana de Psicología, 14 (2), 85-92. https://reviberopsicologia.ibero.edu.co/article/view/2 DOS SANTOS, B.; DA SILVA, G.; PEREIRA, E. R.; DE BRITO, S. Saúde mental, humanização e direitos humanos. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 01–19, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i25.69595. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69595. Acesso em: 5 out. 2023. Elias, L. C. S., & Amaral, M. V. (2016). Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção. Psico-USF, Bragança Paulista, 21(1), 49-61. FARIA, Jamille Sara Silva et al. Benzodiazepínicos. Revista de Medicina, [s.l.], v. 98, n. 6, p. 423-426, 27 nov. 2019. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i6p423-426. ISMP BRASIL. Benzodiazepínicos: erros de medicação, riscos e práticas seguras na utilização. Boletim ISMP Brasil, v. 9, n. 6, p. 1–9, 2020. Disponível em: www.ismp-brasil.org Martinez, A. M. (2009). Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 169-177. Martins, P. P. S., McNamee, S., & Guanaes-Lorenzi, C. (2015). Família como realização discursiva: uma explicação relacional. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(52), 9-24. Menicucci, T. M. G. (2006). Implementação da Reforma Sanitária: a formação de uma política. Saúde e Sociedade, 15, 72-87. Minaré, N. F. & Cardoso, C. L. (2023). Experiências de participação regular continuada no Grupo Comunitário de Saúde Mental. In: C. L. Cardoso, K. A. Casarini, N. H. L. P. Silva, & B. C. Pinheiro (Orgs). Saberes e Práticas em Psicologia da Saúde – cuidado e intersubjetividade (Cap. 2, pp. 47-68). São Paulo: Pedro e João Editores. Nunes FDD, Ferezin LP, Pereira SC, Figaro-Drumond FV, Pinheiro LC, Menezes lC, Baes CVW, Coeli-Lacchini FB, Tanus-Santos JE, Juruena MF, Lacchini R. The Association of Biochemical and Genetic Biomarkers in VEGF Pathway with Depression. Pharmaceutics. 2022 Dec 9;14(12):2757. 10.339O/pharmaceutics 1 4 1 227 57 . PM I D: 3655925 1 ; PMCI D : PMC9785844. Rosa, E. M., &; Tudge, J. R. H. (2013). Urie Bronfenbrenner’s theory of human development: Its evolution from ecology to bioecology. Journal of Family Theory & Review, 5(4), 243–258. https://doi.org/10.1111/jftr.12022 SILVA, A. C.; SANTOS, J. P. C; VEDANA, K. G. G. Autolesão não suicida: assistência e promoção da saúde mental. Ribeirão Preto, 2022 Silva, Ana P. S., Macedo, Bianca O., Kraft, Fernanda G., Silva, Juliana B. & Jurado, Karine R. (2021b). Caminhos para uma inserção territorializada da Psicologia. In: Farias, Tadeu M.; Olekszechen, Nikolas & Brito, Monique A. M. (Orgs.). Relações pessoa-ambiente na América Latina: perspectivas críticas, territorialidades e resistências (pp. 75-95). Porto Alegre: ABRAPSO Editora. Recuperado de: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45356 SOLAR, O.; IRWIN, A. A conceptual framework for action on the social determinants of health. 2010. WRIGHT, L.M., LEAHEY M. Enfermeiras e famílias: guia para avaliação e intervenção na família. São Paulo (SP): Roca; 2015. |
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Carga Horária: |
22 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 304 | ||||
Ministrantes: |
Ana Beatriz do Prado Schiavone Ana Luiza Martins de Moura Beatriz Lie Miyazaki Bruna Vieira Von Zuben Clarissa Mendonça Corradi Webster Cláudia Patty Guilger Primos Debora Tatiane Goes Silva Eduarda Souza Dilleggi Fagner Alfredo Ardisson Cirino Campos Fernanda Papa Buoso Igor de Oliveira Reis Júlia Casanova Durante Kairon Pereira de Araujo Sousa Kelly Paula do Amaral Brito Larissa Cristina Mazer Liniker Douglas Lopes da Silva Livia Colazante Moyano Malara Luciane Sá de Andrade Luísa Coscia Gasparoti Marina Venturi Rassi Natália Palomares Nicole Stef Vieira Candeloro Patricia Leila dos Santos Paula Neves Tannous Dib Poliane Ester Inacio Borges Sarah Ramos de Oliveira Suzanna Martins Dutra Talita Cristina Grizólio Valéria Pacheco Dias Vitória Carolina Rondon Pereira Yasmin Marquine Raymundo |
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