Atividade

121437 - Capacitação de PLAc (Português como Lingua de Acolhimento) - EXCLUSIVA AOS EDUCADORES DE LOCAIS DE ACOLHIMENTO DE IMIGRANTES (modalidade on-line)

Período da turma: 01/03/2024 a 27/03/2024

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Descrição: Apresentação da Capacitação:
Capacitação formativa para educadores que atuam em locais de acolhimento de imigrantes, os quais irão atuar como professores nos cursos de PLAc (Português como Língua de Acolhimento) oferecidos informalmente e em caráter de urgência a imigrantes e refugiados recém-chegados ao Brasil. A capacitação tem a finalidade de propiciar aos educadores aptidão para organizar um curso de PLAc, avaliar o nível linguístico dos candidatos, utilizar e complementar o material didático disponível.
A capacitação é feita em duas etapas, com distância de 30 dias entre uma e outra:
1º DIA: Orientações para atuar no ensino de PLAc
2º DIA: Apresentação de relatos e dúvidas após a aplicação prática dos conceitos nas aulas de PLAc

Modalidade: on-line

Objetivos Gerais:
Capacitar os educadores que atuam em locais de acolhimento de imigrantes e refugiados a organizar e ministrar as aulas dos cursos de PLAc (Português como Língua de Acolhimento).

Objetivos Específicos:
- Estabelecer a diferenciação entre ensino de PLM (Português Língua Materna) e PLAc (Português como Língua de Acolhimento);
- Utilizar os descritores do Quadro Europeu de Referência Linguística para avaliar o nível de domínio de LP dos candidatos imigrantes;
- Avaliar o nível de domínio de LP em cada uma ddas quatro habilidades comunicativas dos estudantes;
- Conhecer o material didático Portas Abertas, níveis básico e intermediário, podendo estabelecer as diferenças de metodologia empregada;
- Organizar o curso a ser ministrado, bem como cada uma das aulas;
- Saber complementar o material ccom conteúdos e temas específicos para cada turma;
- Elaborar e aplicar a avaliação final

Justificativa:
Sendo o Brasil um país que acolhe imigrantes e oferece refúgio aos que dele necessitam, é muito comum que a primeira acolhida às famílias recém-chegadas seja feita pela iniciativa da sociedade ou por entidades religiosas. Desse modo, muitos templos são transformados em abrigos temporários, até que a família ou o indivíduo imigrante se estabeleça. O abrigo não oferece apenas o teto e comida, mas também, a seu modo, a instrução linguística, feita pelos trabalhadores desses locais de acolhida. Esses trabalhadores, atuando como educadores, precisam de formação técnica pontual e material didático de PLAc para uma atuação mais eficiente, por isso a área de língua portuguesa do CIL-FFLCH/USP está oferecendo esta capacitação.

Conteúdo Programático:
- Diferenciação entre ensino de PLM e PLAc;
- O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas ajudando a diferenciar os níveis de domínio da língua portuguesa em cada uma das 4 habilidades comunicativas;
- O material didático Portas Abertas: conteúdos linguísticos, conteúdos culturais e os Direitos dos Imigrantes;
- Metodologia para o nível básico (construção elementar) e para o nível intermediário (desenvolvimento da autonomia);
- A organização do curso e das aulas de PLAc;
- Complementação do material;
- Avaliação

Metodologia:
1º DIA:
- Por meio da metodologia de ensino de línguas por Tarefa (Richards, 2006), a qual orienta a elaboração do material didático adotado para o curso, são solicitadas atividades (tarefas) aos
capacitandos, visando a reproduzir o que ocorrerá nas aulas de PLAc, mas com o conteúdo programático desta capacitação.
2º DIA:
- Os capacitandos, decorridos 30 dias da primeira parte desta capacitação, trazem suas experiências de aplicação prática dos conceitos em suas aulas, apresentando dúvidas e comentários, bem como compartilhando soluções próprias encontradas para questões de sala de aula e da complementação do material.

Avaliação:
1º DIA:
- Fazer a organização do curso de acordo aos temas abordados no material didático;
- Fazer a organização da primeira aula
2º DIA:
- Complementar o material didático com elementos e/ou temas específicos para a turma com a qual o professor esteja trabalhando

Critérios para aprovação:
- Presença nos dois dias da capacitação
- Realizar satisfatoriamente (nota mínima 7,0) as atividades da avaliação

Frequência mínima: 100%

Pré-Requisitos:
Ser educador atuante em local de acolhimento de imigrantes.

Bibliografia:
AMADO; MANDALÁ; REINOLDES. “Portas Abertas – Português para Imigrantes”, livro intermediário. SME, São Paulo. 2020

MANDALÁ; REINOLDES. “Portas Abertas – Português para Imigrantes”, livro intermediário. SME, São Paulo. 2020

Capítulo 3 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, disponível em:


Informação Relevante:
A capacitação dos educadores que atuam nos locais de acolhida não o habilita a certificar os estudantes como uma instituição de ensino o faria. A capacitação tem a finalidade apenas de fornecer orientação para a organização informal de cursos de língua portuguesa para o desenvolvimento emergencial da capacidade de comunicação dos imigrantes acolhidos.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Paola de Souza Mandalá


 
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