121437 - Capacitação de PLAc (Português como Lingua de Acolhimento) - EXCLUSIVA AOS EDUCADORES DE LOCAIS DE ACOLHIMENTO DE IMIGRANTES (modalidade on-line) |
Período da turma: | 01/03/2024 a 27/03/2024
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Descrição: | Apresentação da Capacitação:
Capacitação formativa para educadores que atuam em locais de acolhimento de imigrantes, os quais irão atuar como professores nos cursos de PLAc (Português como Língua de Acolhimento) oferecidos informalmente e em caráter de urgência a imigrantes e refugiados recém-chegados ao Brasil. A capacitação tem a finalidade de propiciar aos educadores aptidão para organizar um curso de PLAc, avaliar o nível linguístico dos candidatos, utilizar e complementar o material didático disponível. A capacitação é feita em duas etapas, com distância de 30 dias entre uma e outra: 1º DIA: Orientações para atuar no ensino de PLAc 2º DIA: Apresentação de relatos e dúvidas após a aplicação prática dos conceitos nas aulas de PLAc Modalidade: on-line Objetivos Gerais: Capacitar os educadores que atuam em locais de acolhimento de imigrantes e refugiados a organizar e ministrar as aulas dos cursos de PLAc (Português como Língua de Acolhimento). Objetivos Específicos: - Estabelecer a diferenciação entre ensino de PLM (Português Língua Materna) e PLAc (Português como Língua de Acolhimento); - Utilizar os descritores do Quadro Europeu de Referência Linguística para avaliar o nível de domínio de LP dos candidatos imigrantes; - Avaliar o nível de domínio de LP em cada uma ddas quatro habilidades comunicativas dos estudantes; - Conhecer o material didático Portas Abertas, níveis básico e intermediário, podendo estabelecer as diferenças de metodologia empregada; - Organizar o curso a ser ministrado, bem como cada uma das aulas; - Saber complementar o material ccom conteúdos e temas específicos para cada turma; - Elaborar e aplicar a avaliação final Justificativa: Sendo o Brasil um país que acolhe imigrantes e oferece refúgio aos que dele necessitam, é muito comum que a primeira acolhida às famílias recém-chegadas seja feita pela iniciativa da sociedade ou por entidades religiosas. Desse modo, muitos templos são transformados em abrigos temporários, até que a família ou o indivíduo imigrante se estabeleça. O abrigo não oferece apenas o teto e comida, mas também, a seu modo, a instrução linguística, feita pelos trabalhadores desses locais de acolhida. Esses trabalhadores, atuando como educadores, precisam de formação técnica pontual e material didático de PLAc para uma atuação mais eficiente, por isso a área de língua portuguesa do CIL-FFLCH/USP está oferecendo esta capacitação. Conteúdo Programático: - Diferenciação entre ensino de PLM e PLAc; - O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas ajudando a diferenciar os níveis de domínio da língua portuguesa em cada uma das 4 habilidades comunicativas; - O material didático Portas Abertas: conteúdos linguísticos, conteúdos culturais e os Direitos dos Imigrantes; - Metodologia para o nível básico (construção elementar) e para o nível intermediário (desenvolvimento da autonomia); - A organização do curso e das aulas de PLAc; - Complementação do material; - Avaliação Metodologia: 1º DIA: - Por meio da metodologia de ensino de línguas por Tarefa (Richards, 2006), a qual orienta a elaboração do material didático adotado para o curso, são solicitadas atividades (tarefas) aos capacitandos, visando a reproduzir o que ocorrerá nas aulas de PLAc, mas com o conteúdo programático desta capacitação. 2º DIA: - Os capacitandos, decorridos 30 dias da primeira parte desta capacitação, trazem suas experiências de aplicação prática dos conceitos em suas aulas, apresentando dúvidas e comentários, bem como compartilhando soluções próprias encontradas para questões de sala de aula e da complementação do material. Avaliação: 1º DIA: - Fazer a organização do curso de acordo aos temas abordados no material didático; - Fazer a organização da primeira aula 2º DIA: - Complementar o material didático com elementos e/ou temas específicos para a turma com a qual o professor esteja trabalhando Critérios para aprovação: - Presença nos dois dias da capacitação - Realizar satisfatoriamente (nota mínima 7,0) as atividades da avaliação Frequência mínima: 100% Pré-Requisitos: Ser educador atuante em local de acolhimento de imigrantes. Bibliografia: AMADO; MANDALÁ; REINOLDES. “Portas Abertas – Português para Imigrantes”, livro intermediário. SME, São Paulo. 2020 MANDALÁ; REINOLDES. “Portas Abertas – Português para Imigrantes”, livro intermediário. SME, São Paulo. 2020 Capítulo 3 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, disponível em: Informação Relevante: A capacitação dos educadores que atuam nos locais de acolhida não o habilita a certificar os estudantes como uma instituição de ensino o faria. A capacitação tem a finalidade apenas de fornecer orientação para a organização informal de cursos de língua portuguesa para o desenvolvimento emergencial da capacidade de comunicação dos imigrantes acolhidos. |
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Carga Horária: |
6 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Paola de Souza Mandalá |
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