121421 - Tutoria científica-acadêmica-cultural para estudantes da FFLCH (ingressantes 2023/2024): construção de saberes para a integração no contexto universitário |
Período da turma: | 26/04/2024 a 14/06/2024
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Descrição: | Apresentação do curso:
Este curso se insere no conjunto de ações a serem desenvolvidas no âmbito do convênio que a FFLCH-USP assinou em dezembro de 2022 com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo (SEDUC). Uma dessas ações se refere ao acompanhamento dos estudantes que ingressaram em 2023/2024 nos cursos da FFLCH, oriundos da rede pública, em relação à sua inserção e adaptação ao contexto universitário. A partir de um levantamento realizado junto aos estudantes sobre os saberes escolares e acadêmicos que adquiriram ao longo de seus estudos e das necessidades específicas relacionadas aos trabalhos exigidos nas diferentes disciplinas nas quais os estudantes estão inscritos, esse curso tem por objetivo geral abrir um espaço de reflexão e formação para integrar o estudante no ambiente de ensino e pesquisa da universidade. Três tópicos serão tratados: organização e elaboração de trabalhos acadêmicos; sensibilização à leitura em língua estrangeira e orientações gerais para a elaboração de projetos de iniciação científica. Público-alvo: Estudantes dos Cursos de Graduação da FFLCH ingressantes em 2023/2024, oriundos da rede pública de ensino. Objetivos-gerais: - Possibilitar a integração no contexto universitário; - Refletir sobre o papel ativo do estudante em sua formação universitária. Objetivos específicos: - Orientar as etapas de organização, de planejamento de estudos e de realização de trabalhos acadêmicos escritos e orais de acordo com o perfil dos participantes; - Desenvolver atividades sensibilização à leitura de textos acadêmicos em língua estrangeira; - Orientar as etapas de elaboração de projetos de pesquisa. Justificativa: Nos primeiros semestres de inserção no contexto universitário, os estudantes se deparam com uma série de informações, demandas e exigências feitas pelos professores de todas as disciplinas em diferentes cursos. Espera-se que, nesse novo contexto, o recém-ingresso compreenda que sua participação deve ser ativa na direção do desenvolvimento de sua autonomia. Mas, isso não é óbvio e a universidade pode contribuir para que esse processo seja mais consciente, reflexivo e pró-ativo. Nesse sentido, ações de sensibilização, de tutoria acadêmico-cultural podem ser implementadas para auxiliar esse estudante a reconhecer as especificidades de sua área de conhecimento, a se organizar e se planejar para estudar, a compreender como deve realizar suas produções acadêmicas orais e escritas e as orientações sobre a realização de projetos de iniciação científica, entre outros aspectos. Assim, esse curso responde de maneira concreta e em sinergia com as diretrizes gerais da Política de Integração e Permanência da USP (PRIP), com os objetivos estabelecidos no convênio FFLCH-SEDUC do estado de São Paulo e, sobretudo, com a proposta de uma ação que possa favorecer a integração dos estudantes no contexto universitário, no âmbito da FFLCH. Conteúdo Programático: Encontro 1: - Apresentação do grupo e do programa; o estudante no contexto universitário – perfil e formação para a construção de saberes científico-acadêmico-culturais. Encontro 2: - Planejamento e a organização para realizar as produções acadêmicas orais e escritas específicas de cada curso da FFLCH: temáticas, produções, bibliografia e citação bibliográfica segundo ABNT. Encontro 3: - Sensibilização à leitura em língua estrangeira – construção de saberes plurilíngues. A formação do leitor como sujeito ativo desse processo. Encontro 4: - Estratégias de leitura de textos acadêmicos em língua materna e estrangeira. Formação para a autonomia. Encontro 5: - As diferenças entre fichamento, resenha e diário de leitura. Encontro 6: - A elaboração de um projeto de pesquisa – sensibilização à definição de temáticas, sua Relevância, formulação de perguntas e objetivos de pesquisa. Encontro 7: - A Iniciação científica na USP – programas, bolsas, SIICUSP – o passo a passo para se inserir nesse processo e ser um bolsista IC. Encontro 8: - Avaliação do curso e auto-avaliação dos alunos. Metodologia: Cada encontro terá uma duração de 2h com momentos de apresentação e de atividades práticas. Avaliação: Participação nas aulas e realização de atividades em cada encontro. Ao final, os estudantes realizarão uma auto-avaliação. Critérios para aprovação: Frequência mínima de 75% e cumprimento das atividades solicitadas no curso. Frequência mínima: 75%. Pré-Requisitos: Ser ex-aluno da rede pública de ensino e estar regularmente matriculado em um dos cursos da FFLCH. Informação Relevante: No ato de inscrição os estudantes devem fazer o upload de comprovação de serem ex-alunos da rede pública e que estão regularmente matriculados em um dos cursos da FFLCH |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Carolina Vanso França Fabiana Nassif Jorge Traldi Heloisa Brito de Albuquerque Costa Hyanna Carollyne Dias de Medeiros Luhema Santos Ueti |
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