Atividade

121418 - Formação inicial para o ensino do Francês para Objetivo Universitário (FOU) (remoto)

Período da turma: 27/03/2024 a 24/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do curso:
Este curso se insere no conjunto de ações desenvolvidas para a formação didático-metodológica de professores de francês na área do ensino e aprendizagem de línguas para a preparação de estudantes universitários que preparam programas de intercâmbio em países de língua francesa. Dada a ausência de uma disciplina específica na área nos currículos de Letras Francês, este curso busca trazer aos futuros professores os conceitos e procedimentos para a concepção de programas de ensino na área do ensino e aprendizagem do Francês para Objetivo Universitário (FOU). Assim, esse curso tem por objetivo geral abrir um espaço de reflexão e formação para os estudantes em formação e professores de francês que estejam implicados na formação linguística-discursiva e sociocultural de estudantes no contexto de internacionalização das universidades.

Público-alvo:
Estudantes dos cursos de graduação Letras-Francês, Bacharelado e/ou Licenciatura.

Modalidade:
Online pelo Google Meet.

Objetivos Gerais:
- Refletir sobre a formação universitária em contexto de internacionalização;
- Refletir sobre a formação do professor de francês na área do ensino e aprendizagem de Francês para Objetivo Universitário (FOU).

Objetivos Específicos:
- Compreender os conceitos teórico-metodológicos na área do ensino e aprendizagem de línguas em contexto universitário;
- Compreender os procedimentos metodológicos para a concepção de programas de Francês para Objetivo Universitário (FOU);
- Analisar estudos de caso na área do Francês para Objetivo Universitário (FOU).

Justificativa:
No contexto de internacionalização das universidades brasileiras, a demanda por formação linguística-discursiva e sociocultural preparatória à mobilidade acadêmica é cada vez mais crescente. Em se tratando de necessidades específicas ligadas ao desenvolvimento de competências orais e escritas para a inserção do estudante em contexto universitário francófono, os professores de francês devem ser formados para elaborar programas de ensino e aprendizagem em FOU, além da etapa de elaboração de atividades didáticas específicas. Este curso vai proporcionar aos participantes um espaço inicial de reflexão na área.

Conteúdo Programático:
- Encontro 1:
Apresentação do grupo e do programa; o estudante no contexto universitário – perfil e formação para a internacionalização

- Encontro 2:
As necessidades de formação linguístico-discursivas e socioculturais para a realização de um programa de mobilidade acadêmica

- Encontro 3:
O procedimento metodológico do ensino e aprendizagem de línguas para contextos específicos (FOS) e seu desdobramento no Francês para Objetivo Universitário (FOU)

- Encontro 4:
Estudos de caso – atividades práticas (1)

- Encontro 5:
Estudos de caso – atividades práticas (2) e avaliação do curso

Metodologia:
Cada encontro terá uma duração de 2h com momentos de apresentação e de atividades práticas.

Avaliação:
Participação nas aulas e realização de atividades em cada encontro. Ao final, os estudantes realizarão uma auto-avaliação de seu aprendizado.

Critérios para aprovação:
Frequência mínima de 75% e cumprimento das atividades solicitadas no curso

Frequência Mínima:
75%

Pré-Requisitos:
Ser estudante universitário de francês.

Bibliografia:
ALBUQUERQUE-COSTA, H. « Des cours de français sur objectifs spécifiques en milieu universitaire: du français instrumental au Français sur Objectif Spécifique à l’Université de São Paulo » In Synérgies Argentine, v. 03, p. 7-114, 2016.
ALBUQUERQUE-COSTA, H. e PARPETTE, C. « Introduction à la problématique du Français sur Objectif Universitaire: le cas de l´Université de São Paulo ». In: Albuquerque-Costa, H. e Parpette, C. (Orgs.). Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. 1ed. São Paulo: Humanitas e Paulistana Editora, 2017, v. 4, p. 29-51.
CARRAS, C. et al. Le français sur objectifs spécifiques et la classe de langue, Paris, CLE International, 2007.
FASSIER, T. et TALAVERA-GOY, S.(2008) Le français des médecins. Grenoble, PUG.
LEHMANN, D. Objectifs spécifiques en langue étrangère. Hachette, Paris, 1990.

Informação Relevante:
No ato de inscrição os estudantes devem fazer o upload de comprovação de serem ex-alunos da rede pública e que estão regularmente matriculados em um dos cursos da FFLCH

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Heloisa Brito de Albuquerque Costa
Marina Mello de Menezes Felix de Souza


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP