Atividade

121270 - Módulo: Fundamentos da Gestão do Mercado Pet

Período da turma: 14/05/2025 a 15/10/2025

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Descrição: O Segmento Pet no Brasil e sua Importância
(i) Crescimento e oportunidades do mercado pet; (ii) Mercado pet e os setores da economia; (iii) Diversificação de produtos e serviços; (iv) Expansão de mercado; (v) Aspectos da relação entre ser humano e pet.

A Relação Homem-animal na Contemporaneidade
(i) A história da evolução dos animais; (ii) O afeto entre animais humanos e não-humanos; (iii) Introdução ao bem-estar animal; (iv) Indicadores de bem-estar animal; (v) Novos conceitos de pet; (vi) Família multiespécie.

O Cenário Macroeconômico Nacional e os Desafios para os Negócios
(i) Previsões macroeconômicas; (ii) Economia Brasileira; (iii) Expectativas econômicas futuras; (iv) Indicadores macro da indústria pet.

Planejamento Estratégico e Inteligência Competitiva no Mercado
(i) Conceitos, princípios, partes e tipos de planejamento; (ii) Processo de planejamento estratégico e metodologias de elaboração; (iii) Ferramentas de análise de ambiente externo e interno; (iv) Consolidação das análises e formulação das estratégias.

Assuntos Regulatórios: uma das principais áreas de atenção no mercado pet
(i) O papel da regulamentação no mercado pet; (ii) Principais instituições reguladoras; (iii) Regulamentações contemporâneas relevantes; (iv) Gestão da qualidade no mercado pet; (v) Estudos de casos visando o atendimento à regulamentação.

Conceitos Comunicação e Marketing no Mercado Pet
(i) Mercado e necessidade dos clientes; (ii) Construção de relacionamentos com clientes; (iii) Sistema de informações de marketing; (iv) Comportamento do consumidor final e organizacional; (v) Ética e responsabilidade social no contexto de marketing.

Mercado e Gestão de Negócios Equestres
(i) Dimensões do complexo do agronegócio do cavalo e o mercado pet; (ii) Licença social para operar; (iii) Características do mini-horse e o mercado pet.

Oportunidades e Desafios na Indústria Veterinária
(i) Visão geral da indústria veterinária no Brasil e no mundo; (ii) A indústria farmacêutica veterinária; (iii) Desafios e perspectivas para a indústria veterinária; (iv) Os pets no contexto da indústria veterinária.

Tendências e Novas Tecnologias na Produção de Pet Food
(i) Tecnologia de modificação termoplástica: peletização, extrusão, expansão; (ii) Etapas envolvidas na produção de alimentos úmidos para cães e gatos; (iii) alimentos não convencionais (caseiras, BARF, veganas e grain free).

Propriedade Intelectual no Segmento Pet
(i) Direitos autorais; (ii) Marcas; (iii) Patentes; (iv) Concorrência e propriedade intelectual; (v) Informação tecnológica e contratos de tecnologia.

Gestão Tributária no Segmento Pet
(i) Planejamento tributário e sistema tributário brasileiro; (ii) Aspectos específicos dos tributos no segmento pet; (iii) Evasão fiscal e planejamento de tributos; (iv) Reforma tributária e economia digital.

Gestão e Marketing Digital e suas Oportunidades para o Segmento Pet
(i) Marketing 4.0 e 5.0; (ii) Construção de Marketing Digital Pessoal e Empresarial; (iii) Presença e engajamento nas plataformas digitais; (iv) Estratégias de Marketing Digital para vendas e fidelização.

Novas Abordagens do Manejo de Pets Não Convencionais
(i) Aspectos gerais sobre pets não convencionais; (ii) Legislação para criação e comercialização; (iii) Bem-estar em pets não convencionais; (iv) Nutrição de pets não-convencionais; (v) Regras gerais de manejo; (vi) Reprodução e preservação.

Zoonoses e Gestão de Crises Sanitárias
(i) Principais zoonoses de interesse; (ii) Importância da atuação do profissional pet na gestão de crises sanitárias; (iii) Aspectos para planejamento de centros de controle de zoonoses; (iv) Programas de prevenção e erradicação das doenças transmissíveis ao homem.

Big Data e Inteligência na Gestão de Dados
(i) Introdução à Big Data; (ii) Evolução dos requisitos de gerenciamento de dados e dos modelos de bancos de dados; (iii) Bancos de dados nas nuvens; (iv) Modelos de dados.

Gestão de Projetos para Executivos
(i) Principais competências em gerenciamento de projetos; (ii) Métodos tradicionais (Project Management Base of Knowledge) e métodos ágeis (SCRUM, Lean, Kanban etc.) de gestão de projetos; (iii) Ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos.

Planejamento e Estratégia em Vendas
(i) Vantagens competitivas; (ii) Estruturas de mercados e dinâmicas de competição no mercado pet; (iii) Avaliação dos mecanismos de entrada e saída de empresas de mercados; (iv) Distinção entre vantagens competitivas sustentáveis e temporárias e sua conexão com ambiente interno: visão baseada em recursos e estratégias de inovação; (v) Estratégias de unidades de negócio: liderança em custos, diferenciação e Oceano Azul; (vi) Análise dos determinantes das fronteiras horizontais e verticais das firmas; (vii) Avaliação dos benefícios e custos da diversificação corporativa.

Gestão de Compras no Segmento Pet
(i) Função de compras; (ii) Compras e a cadeia de suprimentos; (iii) Terceirização de atividades e compras estratégicas; (iv) Suprimento local, regional e global; (v) Seleção e desenvolvimento de fornecedores; (vi) A gestão da qualidade nas compras.

Gestão de Pet Shop
(i) Concepções de pet shop; (ii) Exigências legais e específicas; (iii) Escolha da localização; (iv) Estrutura básica e aspectos sobre equipamentos; (v) Aquisição de mercadorias; (vi) Organização do processo comercial e a gestão do fluxo de caixa.

Gestão de Custos no Segmento Pet
(i) A contabilidade de custos: financeira e gerencial; (ii) Terminologia contábil básica; (iii) Princípios contábeis aplicados a custos; (iv) Classificação e nomenclaturas de custos; (v) Métodos de custeio; (vi) Composição dos custos em um empreendimento do segmento pet.

CRM e Sistema de Inteligência de Clientes
(i) Customer Relationship Management (CRM); (ii) Gerenciamento do relacionamento com os clientes; (iii) Indicadores tecnológicos; (iv) Marketing de relacionamento; (v) Indicadores qualitativos.

Tópicos Especiais
Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.

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Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Augusto Hauber Gameiro
Carlos Jose Caetano Bacha
Cesar Augusto Pospissil Garbossa
Elias Frederico
Fabiano Cesar Sá
Gino Terentim Junior
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
José Antonio Visintin
Luiz Paulo Lopes Favero
Murillo Feitosa Boccia
Roberto Arruda de Souza Lima
Thiago Henrique Annibale Vendramini
Vitoria Cristina Cardoso Saddi


 
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