Atividade

121261 - Módulo: Gestão de Negócios Pet

Período da turma: 08/05/2024 a 23/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Mercado de Produtos e Serviços para Minipigs
i) Aspectos gerais sobre a criação de minipigs; (II) Oportunidades no mercado de minipigs; (III) Bem-estar em minipigs; (IV) Tendências para o mercado de minipigs.

Finanças para Executivos
(i) Estrutura do sistema financeiro nacional; (ii) Sistema de pagamentos brasileiro; (iii) Mercado de capitais; (iv) Títulos e valores mobiliários; (v) Mercado acionário: abertura de capital (IPO); (vi) Debêntures; (vii) Securitização; (viii) Fundos.

Contabilidade Gerencial e Análise de Indicadores
(i) Relatórios contábeis e estática patrimonial; (ii) Balanço patrimonial e grupos de contas; (iii) Análise financeira de balanço patrimonial; (iv) Aspectos sobre a situação financeira e econômica; (v) Demonstração do resultado do exercício e análises financeiras; (vi) Elaboração e análise das demonstrações contábeis; (vii) Análise de balanços e indicadores.

Elaboração de Plano de Negócios Pet
(i) Reconhecimento de oportunidade; (ii) Plano de negócios tradicional: organizacional, de marketing, e financeiro, e outros; (iii) Definição e quadro de modelo de negócios e seus componentes.

Fundamentos de Direito para Executivos
(i) Aspectos gerais e introdutórios do Direito; (ii) Papel do direito nas organizações; (iii) Soluções de controvérsias; (iv) Regulação e autorregulação; (v) Contratando e se relacionando com a mão de obra; (vi) Contratando e se relacionando com consumidores; (vii) Contratando e se relacionando com o Estado (aspectos introdutórios do direito do trabalho); (viii) Contratando e se relacionando com parceiros comerciais; (ix) Atividade pet e as responsabilidades dos administradores; (x) As novas relações entre o direito e os negócios.

Análise Financeira da Viabilidade de Projetos Pet
(i) Elaboração de Fluxo de Caixa de Projetos; (ii) Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido; (iii) Taxa Interna de Retorno e Pay-Back; (iv) Avaliação econômica e seleção de projetos; (v) Avaliação de projetos em condições de incerteza; (vii) Análise do Risco Econômico Financeiro; (viii) Análise de sensibilidade.

Introdução ao Comportamento Organizacional
(i) Clima organizacional, valores e atitudes, aprendizado, personalidade, tomada de decisão, desonestidade e ética; (ii) Reflexão sobre a aplicação das teorias às situações reais no mundo organizacional; (iii) Gestão estratégica de pessoas; (iv) Análise sobre desempenho, desenvolvimento, remuneração e retenção (conceitos, metodologias, ferramentas); (v) Aplicação de indicadores estratégicos de gestão de pessoas; (v) Planejamento de recursos humanos.

Estatística Aplicada à Gestão de Negócios Pet
(i) Análise e descrição de dados reais com estatística descritiva; (ii) Inferência estatística; (iii) Distribuições de probabilidades; (iv) Covariância e correlação; regressão linear; simulação; aplicações em excel.

Gestão de Hospital Veterinário
(i) Conceitos de gestão em hospital veterinário; (ii) Localização; (iii) Exigências legais e específicas; (iv) Estrutura; (v) Equipamentos; (vi) Matérias primas; (vii) Organização do processo produtivo.

Gestão de Empresa de Pet Food
(i) Conceitos de gestão em empresas de Pet Food; (ii) Localização; (iii) Exigências legais e específicas; (iv) Estrutura; (v) Equipamentos; (vi) Matérias primas; (vii) Organização do processo produtivo.

Estruturação e Organização de uma Empresa no Segmento Pet
(i) Estrutura organizacional de uma empresa; (ii) Pessoas e processos; (iii) PDCA - ferramenta de gestão; (iv) Canais de comercialização e interação com o consumidor; (v) Estruturação de uma empresa na prática.

Marketing no Segmento Pet
(i) Comportamento do tutor de cães e gatos e como isso interfere no marketing; (ii) Comportamento do consumidor; (iii) Marketing mix; (iv) Pesquisa de mercado; (v) Segmentação e posicionamento dos produtos pet.

Gestão de Cadeias de Suprimento no Mercado Pet
(i) Processo de planejamento de operações de uma empresa pet; (ii) Gestão da cadeia de suprimentos e Efficient Consumer Response (ECR); (iii) Estratégia de suprimentos; (iv) Gestão de estoques; (v) Previsão de demanda; (vi) Planejamento da produção; (vii) Gestão da capacidade de manufatura; (viii) Logística do mercado pet.

Motivação e Liderança em Empresas Pet
(i) Comportamento individual em empresas pet; (ii) Liderança e poder; (iii) Competências comportamentais e emocionais; (iv) Conceitos e aprendizagem das habilidades sociais; (v) Transformação organizacional.

Técnicas de Apresentação em Público
(i) Tópicos gerais de oratória e persuasão; (ii) Comunicação, motivação e expressividade; (iii) Relação entre o planejamento e organização da comunicação com o ato de comunicar; (iv) Capacidade de expressão verbal.

Modelos de Segmentação de Mercados e Clientes
(i) Segmentação e posicionamento; (ii) Estratégias de mercado; (iii) Planejamento de mercado; (iv) Táticas de contato sobre clientes.

Novos Modelos de Negócio: E-Commerce
(i) Cultura digital; (ii) Os ambientes do marketing digital; (iii) Pesquisa e publicidade online; (iv) Panorama do e-commerce e e-business; (v) Modelos de negócios baseados na Web; (vi) Tendências no e-business e e-commerce.

ESG nas Empresas do Segmento Pet
(i) Critérios de avaliação ESG (ambientais, sociais e de governança); (ii) Desenvolvimento sustentável e o conceito de sustentabilidade empresarial pet; (iii) Indicadores de sustentabilidade ambiental, social, governança e econômica.

Tópicos Especiais
Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.

Bibliografia do Módulo

ABINPET. Perfil Pet Food. Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, 2019.

ALCÂNTARA, Josias Moreira de; MOZZATO, Gian Carlo. A magia da expressão verbal. Curitiba, PR: Juruá, 2003.

ANFALPET. Perfil Pet Food 2009. Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentação para Animais de Estimação. São Paulo, 2009.

ANTUNES, N. Perspectivas do setor. Grupemef. ano 20, n. 20, março/abril 1998

ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 10ª. Ed. São Paulo:Atlas, 2008.

ASSAF NETO, Alexandre. Estruturas e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 12. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. ISBN 9788597024852.

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN 9788522490912.

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN 9788522489183.

BLANCHARD, Ken. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. ISBN 9788582605240.

BROOKS, Chris. Introductory econometrics for finance. Cambridge University Press, 2003.

BRUNI, A. L; FAMÁ,R. Matemática Financeira com HP 12C e Excel. 5ª. Ed. SãoPaulo: Atlas, 2008.

CFA Institute. 2015. Environmental, Social and Governance (ESG) Survey.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597027778.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. ISBN 9788597024074.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2014. ISBN 9788595155787.

CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e de operações: o essencial. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017. ISBN 9788597013788.

CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimentos e logística: integração na era da indústria 4.0. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.

COTRIM, Gilberto, Direito fundamental: instituições de direito público e privado, 23ª ed., Saraiva, 2009

COVA, Carlos José Guimarães. Finanças e mercados de capitais: mercados fractais: a nova fronteira das finanças. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

CRESPO, Antônio Arnot. Estatística. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. 

DA SILVA, André Luiz Carvalhal. Matemática Financeira Aplicada. São Paulo: Atlas,2010.

DORNELAS, José et al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

DOWER, Nelson Godoy Bassil, Instituições de Direito Público e Privado, 14ª ed., Saraiva, 2014 .

FABRETTI, Cláudio Camargo et al, Direito empresarial para os cursos de administração e ciências contábeis, 1ª ed., Atlas, 2014.

FERREIRA, Luiz Antonio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.

FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project model Canvas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN 9788571440852.

FROLDI, Albertina Silva. Comunicação verbal: um guia prático para você falar em público. São Paulo: Pioneira, 1998.

GIMENES, C.M. Matemática Financeira com HP 12 c e Excel: Uma Abordagem Descomplicada. 1ª. Ed. São Paulo: Pearson, 2006.

GIOSO, M.A. Gestão da Clínica Veterinária: Como Gerenciar Finanças, Equipes e Marketing a seu Favor. Elsevier, 2013.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10ª. ed. São Paulo: Makron Books, 2004.

GROOVER, Mikell P. Fundamentos da moderna manufatura versão SI, v.1. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. ISBN 9788521634126. 

GUSMÃO, Mônica. Curso de Direito Empresarial. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2007.

HASHIMOTO, Marcos; BORGES, Cândido. Empreendedorismo: plano de negócios em 40 lições. 2. ed. rev., atual São Paulo: Saraiva, 2019.

Hoepner, Andreas G. F. 2013. Environmental, Social, and Governance (ESG) Data: Can It Enhance Returns and Reduce Risks? Deutsche AWM Global Financial Institute. 

KELLER, Gerald; WARRACK, Brian., Statistics for management and economics, 10ª ed., Cengage Learning, 2014

KOTABE, M. & HELSEN, K. Global Marketing Management, John Wiley Professional, 2013

KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall Brasil, 2006, 776p

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG Gary. Princípios de marketing. 12ª ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007, 600 p.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. 9788597020151. 

MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7. ed São Paulo: Atlas, 2012. 301p., il., 24 cm.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2004.

NASH, Laura L. Ética nas empresas. São Paulo: Makron Books, 1997.

NEVES, Edmo Colnaghi. Compliance empresarial: o tom da liderança. São Paulo: Trevisan, 2018. ISBN 9788595450332. 

PEREIRA, M. Clínica de marketing. Nosso Clínico. jul/agosto, ano 6, n. 34, 2003.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de capitais. 9. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. ISBN 9788597021752.

POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 111. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 1º volume. 31 ed. rev. e atul. por Rubens Edmundo Requião. São Paulo: Saraiva. 2012.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade avançada. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. ISBN 9788547224776.

ROCHA, Angela da; CHRISTENSEN, C. 2.ed. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999.

SIQUEIRA, José de Oliveira. Fundamentos de métodos quantitativos: aplicados em administração, economia e contabilidade atuária. São Paulo: Saraiva, 2011.

TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. ISBN 9788597015409

VASCONCELLOS, Eduardo (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Alexandre Naoki Nishioka
Augusto Hauber Gameiro
Caetano Haberli Junior
Cesar Augusto Pospissil Garbossa
Denise de Moura
Fabiano Guasti Lima
Fabio de Souza Barros
Lena Souza
Roni Cleber Bonizio
Thiago Henrique Annibale Vendramini
Vanessa Theodoro Rezende


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP