Atividade

121116 - Construção de planos de aula para o Letramento Midiático no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio

Período da turma: 04/04/2024 a 30/05/2024

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Descrição: PROGRAMA COMPLETO DO CURSO
Construção de planos de aula para o Letramento Midiático no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio

Ementa do curso
Letramento Midiático
Eixos estruturantes e indicadores do letramento midiático
Competências e habilidades relacionadas ao consumo de mídia
Competências e habilidades relacionadas à produção midiática
Competências e habilidades relacionadas à participação em ambientes de interação digital
Planejamento de atividades e avaliações voltadas para o letramento midiático

Justificativa do Curso
O crescimento e a disseminação de aparatos de comunicação digital facilitaram o acesso à internet e a explosão de aplicativos de troca de mensagens e informação. A popularização destes instrumentos trouxe inúmeros benefícios, mas também possibilitou o surgimento da era da pós-verdade e das fake news. Este fenômeno tem colocado em risco a sociedade por trazer significativas ameaças à democracia, a saúde pública e coletiva e por amplificar discursos de ódio e preconceito. Por isso, se fazem necessárias ações que formem cidadãos capazes de identificar informações falsas ou verdadeiras, pensar criticamente e agir de maneira a combater e frear este fenômeno.

Objetivo
Oferecer aos professores da educação básica um curso de extensão gratuito com foco em letramento midiático e a prática docente, como possibilidade de atualização profissional dos docentes. O objetivo principal do curso é desenvolver práticas de letramento midiático que contribuam com o desenvolvimento profissional dos professores, tornando-os aptos a promover a educação midiática em sala de aula.

Objetivos específicos
Conhecer os eixos estruturantes e os indicadores do letramento midiático e sua utilização na construção de planos de aula;
Analisar criticamente a Educação midiática na BNCC;
Utilizar a aprendizagem baseada em projetos de investigação para a promoção da educação midiática.
Promover o letramento midiático do docente, tornando-o habilitado para acessar, analisar, avaliar, criar e agir usando várias mídias e meios de comunicação;
Criar atividades e objetos avaliativos que possibilitem a inserção da educação midiática na prática docente.

Metodologia
As aulas apoiadas em recursos digitais serão realizadas, remotamente, baseada em exposição dialogada de conteúdos e interações com os participantes sobre os temas indicados no Conteúdo Programático desta disciplina. Visando fomentar discussões e reflexões almejando a produção individual e coletiva dos participantes. Para além dos encontros virtuais (síncronos), ou seja, das aulas ministradas remotamente, os participantes deverão efetuar leituras previamente indicadas a cada aula, bem como produção de atividades previstas.

Os participantes deverão efetuar leituras previamente indicadas a cada aula, bem como produção de atividades previstas. O objetivo é que os participantes possam desenvolver sua autonomia na produção das atividades de ensino conforme suas demandas e contextos locais, bem como valorizar a autoria dos participantes.

Conteúdos
Encontro I: Introdução ao Letramento Midiático, seus eixos e indicadores e indicadores
Encontro II: Eixos estruturantes, indicadores e descritores do letramento midiático e sua relação com o currículo escolar
Encontro III: Eixos estruturantes, indicadores e descritores do letramento midiático e recursos digitais para consumo, produção e interação com a informação
Encontro IV: Planejamento de aula – Educação midiática no ensino fundamental e médio - definindo evidências de aprendizagem
Encontro V: Planejamento de aula – Educação midiática no ensino fundamental e médio - definindo metodologias de ensino
Encontro VI: Planejamento de aula – Educação midiática no ensino fundamental e médio - definindo o percurso formativo do estudante
Encontro VII: Métodos de observação e registro da prática docente em educação midiática
Encontro VIII: Reflexão colaborativa em educação midiática

Público alvo
Professores da educação básica, que estejam atuando na sala de aula. Prioritariamente da área de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Carga horária
40 horas

Recursos
Google Meet, AVA Moodle (e-Cursos USP), Recursos multimídias, sites e aplicativos que promovem o uso e a criação de tecnologias digitais.

Avaliação
Produções coletivas e/ou individuais com apoio de diferentes mídias resultantes de debates e reflexões fundamentadas em leituras e explanações acerca das temáticas propostas para este curso.

Referências bibliográficas
BUCKINGHAM, David. CULTURA DIGITAL, EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E O LUGAR DA ESCOLARIZAÇÃO. Educação & Realidade, vol. 35, núm. 3, septiembre-diciembre, pp. 37-58. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil. 2010.
BONILLA, M. H. S. Escola aprendente: comunidade em fluxo. In FREITAS, M. T. de A. (org.) Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, pp. 23-40.
FERRARI, A.C.; MACHADO, D.; OCHS, M. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
FREIRE, Paulo. EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1967
SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: letramento da cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n 81. pp. 143-160, dez, 2002
UNESCO. TECNOLOGIAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS E EXPECTATIVAS. 2018
WILSON, Carolyn et al. Media and information literacy curriculum for teachers. UNESCO Publishing, 2014.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 75
 
Ministrantes: Agnaldo Arroio
Matheus Lincoln Borges dos Santos


 
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