121031 - Proposta Minicurso Métodos quantitativos de análise com foco na Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) |
Período da turma: | 06/11/2023 a 08/11/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Dia 1:
- Breve discussão sobre os elementos básicos de um projeto de pesquisa; - De que maneira tais elementos devem ser considerados na elaboração dos instrumentos de coleta de dados; - Elaboração de um questionário; - Montagem da base de dados obtidos por meio do questionário utilizando o SPSS; - Apresentação de algumas funcionalidades do SPSS. Dia 2: - Aula na pós-graduação com apresentação e discussão da minha dissertação de mestrado. Foco principal nos capítulos 3 e 4. Exemplificação prática das lições do minicurso. Dia 3: - Breve histórico da técnica; - Apresentação de conceitos e princípios básicos de uma ACM (análise geométrica de dados) e o seu diferencial em relação a uma análise linear; - O conceito de espaço social; - Usos e possibilidade da ACM em pesquisas no âmbito das ciências sociais; - Aprendizagem prática da ACM: como utilizar o SPAD; - Outras possibilidades do SPAD: análise de cluster; - Interpretação dos gráficos gerados pela ACM (nuvem de indivíduos e de propriedades). Bibliografia: BERTONCELO, Edison. O Uso da Análise de Correspondências Múltiplas nas Ciências Sociais: possibilidades de aplicação e exemplos empíricos. Encontro Anual Da Anpocs, v. 40, p. 1-25, 2016. KLÜGER, Elisa. Análise de correspondências múltiplas: fundamentos, elaboração e interpretação. BIB, São Paulo, n. 86, p. 68-97, 2018. OLIVEIRA, Mariana Cardozo Batista de. Autoritarismo, classe e juventude: sociologia política de alunos do ensino médio de Juiz de Fora - MG. Orientador: Dmitri Cerboncini Fernandes. 2019. 140f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019. |
||||
Carga Horária: |
9 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Mariana Cardozo Batista de Oliveira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |