Atividade

121031 - Proposta Minicurso Métodos quantitativos de análise com foco na Análise de Correspondências Múltiplas (ACM)

Período da turma: 06/11/2023 a 08/11/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Dia 1:
- Breve discussão sobre os elementos básicos de um projeto de pesquisa;
- De que maneira tais elementos devem ser considerados na elaboração dos instrumentos de coleta de dados;
- Elaboração de um questionário;
- Montagem da base de dados obtidos por meio do questionário utilizando o SPSS;
- Apresentação de algumas funcionalidades do SPSS.

Dia 2:
- Aula na pós-graduação com apresentação e discussão da minha dissertação de mestrado. Foco principal nos capítulos 3 e 4. Exemplificação prática das lições do minicurso.

Dia 3:
- Breve histórico da técnica;
- Apresentação de conceitos e princípios básicos de uma ACM (análise geométrica de dados) e o seu diferencial em relação a uma análise linear;
- O conceito de espaço social;
- Usos e possibilidade da ACM em pesquisas no âmbito das ciências sociais;
- Aprendizagem prática da ACM: como utilizar o SPAD;
- Outras possibilidades do SPAD: análise de cluster;
- Interpretação dos gráficos gerados pela ACM (nuvem de indivíduos e de propriedades).


Bibliografia:

BERTONCELO, Edison. O Uso da Análise de Correspondências Múltiplas nas Ciências Sociais: possibilidades de aplicação e exemplos empíricos. Encontro Anual Da Anpocs, v. 40, p. 1-25, 2016.

KLÜGER, Elisa. Análise de correspondências múltiplas: fundamentos, elaboração e interpretação. BIB, São Paulo, n. 86, p. 68-97, 2018.

OLIVEIRA, Mariana Cardozo Batista de. Autoritarismo, classe e juventude: sociologia política de alunos do ensino médio de Juiz de Fora - MG. Orientador: Dmitri Cerboncini Fernandes. 2019. 140f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.

Carga Horária:

9 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Mariana Cardozo Batista de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP