120878 - Inglês para Leitura - Nível 1 |
Período da turma: | 07/03/2024 a 27/06/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação
científica é atualmente exigida nos programas de pós-graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós-graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura. Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos. Docente Responsável Lenita Maria Rimoli Pisetta Ministrante(s) Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello no USP 1648602 Público-alvo Alunos de graduação, pós-graduação, funcionários, docentes e, caso sobrem vagas, público externo. Carga horária 30 Modalidade Aulas síncronas, aulas de 120 minutos Período de oferecimento 1o semestre de 2024 Objetivos Gerais Ao final deste curso, os alunos serão capazes de: ● Selecionar informações de textos jornalísticos e científicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido. ● Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele. ● Inferir ou pesquisar significado de palavras desconhecidas. Objetivos Específicos ● Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, base de dados eletrônicas etc. ● Praticar estratégias de leitura no nível de compreensão geral, pontos específicos e detalhada. ● Reconhecer os mecanismos de coesão e coerência textuais. ● Identificar os tempos verbais presentes em textos de naturezas diferentes. Justificativa A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação científica é atualmente exigida nos programas de pós-graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós-graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura. Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos. Conteúdo Programático ● Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2. ● Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavras- chave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio, skimming e scanning. ● Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão e tradução de frases nominais; b) distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); g) reconhecimento da voz passiva; h) percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING. ● Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de cognatos na leitura; b) a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical na leitura. ● Organização Textual: a) organização geral do texto; b) organização do parágrafo; c) compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do texto; f) a estrutura organizacional de abstracts. Metodologia Curso remoto com aulas síncronas de duas horas, uma vez por semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet. Avaliação Provas escritas e individuais e/ ou trabalhos escritos individuais. Critérios para aprovação Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0. Frequência mínima 75% Oferecimento quintas-feiras, encontros síncronos, das 10h às 12h. Número de vagas por turma 35 Pré-Requisitos PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: · Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo; · Computador com câmera e microfone; E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Teste de Nível não há Bibliografia Complementar BRUSCHINI, R. Aumente seu Vocabulário em Inglês: Prefixos e Sufixos.São Paulo: Disal, 2012. CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005. FIORE, A. et al. Leitura em Língua Inglesa. São Paulo: Disal, 2011. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 2010. PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese. São Paulo, Martins Fontes, 2014. RAPOPORT,J. Reading Academic English, 2010. Tel Aviv: The Mofet Institute, 2010. BARON, Naomi. Words Onscreen, The Fate of Reading in a Digital World, Oxford: Oxford University Press, 2015. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |