Atividade

120873 - INGLÊS PARA ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NÍVEL 1 (CURSO REMOTO)

Período da turma: 07/03/2024 a 27/06/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso
INGLÊS PARA ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NÍVEL 1 (CURSO REMOTO)
Apresentação do Curso
Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente por pós-graduandos é a utilização do inglês para a redação de textos científicos. Este curso pretende discutir os problemas comuns que aparecem na redação de textos científicos e apresentar estratégias para melhorar suas habilidades escritas na língua inglesa.
Docente Responsável
Marília Mendes Ferreira
Nº USP
5837868
Ministrante(s)
Nivia Marcello, Número USP 1648602
Público- alvo
Alunos de pós-graduação e docentes de todos os campi da USP e alunos de pós-graduação de outras instituições
Carga horária
30h
Modalidade
aulas de 120 minutos
Período de oferecimento
2º semestre 2022
Objetivos Gerais
Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos.
Objetivos Específicos
Redigir parágrafos; analisar e utilizar as estruturas linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa.
Justificativa
O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso Inglês para Escrita de Artigos Científicos Nível 1, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa.

Conteúdo Programático
Redação e revisão de parágrafos
Estudo de vocabulário acadêmico
Tempos verbais variados
Hedging
Marcadores discursivos
Uso de dicionários online
Uso de corpora
Colocações e coligações.

Metodologia
Curso remoto com aulas síncronas de duas horas por
semana, por meio das ferramentas Google Classroom e Google
Meet.
Utiliza-se a metodologia advinda do Ensino de Inglês para Fins Específicos. As principais características são: baseia-se em necessidades do aluno; aprende-se a língua para desempenhar tarefas escritas ou orais dentro da área de atuação; é centrada na linguagem apropriada às atividades específicas de atuação (léxico, gramática, habilidades, gênero) e os conteúdos são relacionados às atividades específicas. São características variáveis: a área do conhecimento; as habilidades e estratégias a serem desenvolvidas; a heterogeneidade do conhecimento linguístico e o tempo limitado.
Fonte: DUDLEY-EVANS & M. J. ST. JOHN (2006) Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press.

Avaliação
Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais.
Critérios para aprovação
Presença de ao menos 75% e nota final mínima 7,0.
Frequência mínima
75%
Oferecimento
quintas-feiras, das 8h – 10h
Número de vagas por turma
30 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10)
Pré-Requisitos
PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:

O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu:

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo.
Computador com câmera e microfone.
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e ao Google Meet.




Teste de Nível
Não haverá teste de nível.


Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional.


Bibliografia Complementar
BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017.

CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012.

CRANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018.

MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006.

SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP