Atividade

120866 - Inglês para escrita acadêmica para alunos de graduação (remoto)

Período da turma: 09/03/2024 a 25/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Docente Responsável Lenita Maria Rimoli Pisetta

Ministrante(s) Priscila Mayumi Hayama
Público-alvo Público USP (alunos de graduação).
Carga horária 20h
Modalidade ( ) Presencial ( ) Semi-presencial ( x ) A distância
Período de oferecimento 1º semestre 2024
Objetivos Gerais

Desenvolver habilidades básicas necessárias para a escrita de
textos acadêmicos, e aprimorar o conhecimento de gramática e
vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos.

Objetivos Específicos

Discutir estratégias de escrita; reconhecer aspectos como
finalidade, leitor, organização, estilo e coesão em textos
acadêmicos; estruturar e redigir pequenos textos do meio
acadêmico; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário
relacionados a textos acadêmicos.

Justificativa

Considerando-se as iniciativas de internacionalização da
Universidade de São Paulo, o curso Inglês para Escrita Acadêmica
para Alunos de Graduação busca preparar esse público para a
produção de textos acadêmicos relevantes ao nível de graduação
e também introduzir noções úteis àqueles interessados em
iniciação científica e pós-graduação.

Conteúdo Programático

● Estratégias de escrita;
● Finalidade, leitor, organização, estilo, coesão;
● Análise de textos acadêmicos.
● Organização, redação e revisão de pequenos textos do
meio acadêmico;
● Principais seções de um artigo acadêmico e suas
características linguísticas;
● Estudo de vocabulário acadêmico;
● Marcadores discursivos.

Metodologia Aulas expositivas, exercícios escritos, estudo individual.
Avaliação Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos

individuais ou em grupo.

Critérios para aprovação

Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final
mínima 7,0.
Frequência mínima 75%
Oferecimento sábado, 10:00-12:00
Número de vagas por turma 25 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10)
Pré-Requisitos

PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:
Nível intermediário a avançado em inglês.
O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes
deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de
proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu
Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às
seguintes características:
● Level B2 corresponds to independent users of the
language, i.e. those who have the necessary fluency to
communicate without effort with native speakers.
● Can interact with a degree of fluency and spontaneity that
makes regular interaction with native speakers quite
possible without strain for either party.
● Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects
and explain a viewpoint on a topical issue giving the
advantages and disadvantages of various options.
(Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2)
PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
● Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de
vídeo;
● Computador com câmera e microfone;
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e
Google Meet.

Teste de Nível

Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno
entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que
ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos
neste programa.
Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência
entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para
apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A
participação nessa videoconferência é opcional, mas
recomendada.
Data para videoconferência: a definir

Critérios para atribuição de
vagas Alunos da Graduação USP.

Bibliografia

CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English
for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press,
2012.
HARRISON, R. Headway academic skills – reading, writing, and
study skills (level 1). Oxford, Oxford University Press, 2011.
HOGUE, A. & OSHIMA, A. Academic Writing. New York, Longman-
Pearson, 2008.
LEKI, I. Academic writing – exploring processes and strategies. 2
ed., New York, Cambridge University Press, 1998.
MACCARTHY, M. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use.
Cambridge. Cambridge University Press, 2000.
MENASCHE, L. Writing a research paper. Ann Arbor, University of
Michigan Press, 1997.
SWALES, J. & FEAK, C. Academic writing for graduate students:
essential tasks and skills. 3 rd ed., Ann Arbor, University of Michigan
Press, 2012.
SWALES, J. & FEAK, C. English in today’s research world: a
writing guide. Ann Arbor, University of Michigan Press, 2000.
WONG; GLENDINNING; MANTELL. Becoming a writer –
developing academic writing skills. White Plains, Longman, 1987.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Priscila Mayumi Hayama


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP