120866 - Inglês para escrita acadêmica para alunos de graduação (remoto) |
Período da turma: | 09/03/2024 a 25/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Docente Responsável Lenita Maria Rimoli Pisetta
Ministrante(s) Priscila Mayumi Hayama Público-alvo Público USP (alunos de graduação). Carga horária 20h Modalidade ( ) Presencial ( ) Semi-presencial ( x ) A distância Período de oferecimento 1º semestre 2024 Objetivos Gerais Desenvolver habilidades básicas necessárias para a escrita de textos acadêmicos, e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos. Objetivos Específicos Discutir estratégias de escrita; reconhecer aspectos como finalidade, leitor, organização, estilo e coesão em textos acadêmicos; estruturar e redigir pequenos textos do meio acadêmico; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos. Justificativa Considerando-se as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso Inglês para Escrita Acadêmica para Alunos de Graduação busca preparar esse público para a produção de textos acadêmicos relevantes ao nível de graduação e também introduzir noções úteis àqueles interessados em iniciação científica e pós-graduação. Conteúdo Programático ● Estratégias de escrita; ● Finalidade, leitor, organização, estilo, coesão; ● Análise de textos acadêmicos. ● Organização, redação e revisão de pequenos textos do meio acadêmico; ● Principais seções de um artigo acadêmico e suas características linguísticas; ● Estudo de vocabulário acadêmico; ● Marcadores discursivos. Metodologia Aulas expositivas, exercícios escritos, estudo individual. Avaliação Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais ou em grupo. Critérios para aprovação Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0. Frequência mínima 75% Oferecimento sábado, 10:00-12:00 Número de vagas por turma 25 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10) Pré-Requisitos PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: Nível intermediário a avançado em inglês. O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às seguintes características: ● Level B2 corresponds to independent users of the language, i.e. those who have the necessary fluency to communicate without effort with native speakers. ● Can interact with a degree of fluency and spontaneity that makes regular interaction with native speakers quite possible without strain for either party. ● Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects and explain a viewpoint on a topical issue giving the advantages and disadvantages of various options. (Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2) PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: ● Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo; ● Computador com câmera e microfone; E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Teste de Nível Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa. Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional, mas recomendada. Data para videoconferência: a definir Critérios para atribuição de vagas Alunos da Graduação USP. Bibliografia CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012. HARRISON, R. Headway academic skills – reading, writing, and study skills (level 1). Oxford, Oxford University Press, 2011. HOGUE, A. & OSHIMA, A. Academic Writing. New York, Longman- Pearson, 2008. LEKI, I. Academic writing – exploring processes and strategies. 2 ed., New York, Cambridge University Press, 1998. MACCARTHY, M. & O’DELL, F. Academic Vocabulary in Use. Cambridge. Cambridge University Press, 2000. MENASCHE, L. Writing a research paper. Ann Arbor, University of Michigan Press, 1997. SWALES, J. & FEAK, C. Academic writing for graduate students: essential tasks and skills. 3 rd ed., Ann Arbor, University of Michigan Press, 2012. SWALES, J. & FEAK, C. English in today’s research world: a writing guide. Ann Arbor, University of Michigan Press, 2000. WONG; GLENDINNING; MANTELL. Becoming a writer – developing academic writing skills. White Plains, Longman, 1987. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Mayumi Hayama |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |