120820 - Inglês para Prática de Pronúncia |
Período da turma: | 06/03/2024 a 22/05/2024
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Descrição: | Título do Curso Inglês para Prática de Pronúncia (2-2023)
Apresentação do Curso O curso tem como objetivo aprimorar a pronúncia da língua inglesa com o objetivo de facilitar a interação com usuários linguísticos de diferentes nacionalidades. Docente Responsável Marília Mendes Ferreira No USP Ministrante(s) Angela Cristina de Oliveira Corte Público- alvo Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP. (As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo). Carga horária 20 horas (2as, das 15:00 às 17:00). Modalidade Aulas presenciais Período de oferecimento 2o semestre 2023 Objetivos Aprimorar a pronúncia do falante de inglês, de forma que consiga distinguir e pronunciar os diferentes sons consonantais e vocálicos do idioma, a fim de evitar ruídos na comunicação devido a problemas de inadequação na pronúncia. Justificativa Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a internacionalização da universidade e para a participação em eventos acadêmicos, bem como para a vida profissional do aluno USP, é importante que o aluno consiga se expressar de modo claro e coerente. A pronúncia de sons assim como a entonação podem interferir na compreensão e, consequentemente, na interação entre falantes, especialmente quando são de diferentes comunidades linguísticas. Este curso tem como objetivo preencher uma lacuna no ensino-aprendizagem do inglês por meio de reconhecimento e prática de pronúncia, enfocando aspectos problemáticos para o falante de língua portuguesa. Conteúdo Programático O aluno aprenderá a: Identificar e pronunciar os sons da língua inglesa. Identificar os símbolos fonéticos. Praticar os diferentes sons consonantais e vocálicos do inglês por meio de pares mínimos e atividades de reconhecimento e produção de fonemas. Reconhecer e pronunciar palavras terminadas em E (silent E). Reconhecer palavras homófonas. Pronunciar os sufixos do plural e da 3a pessoa da forma singular do Presente Simples. Pronunciar os sufixos dos verbos regulares no passado e particípio passado. Identificar palavras com sons mudos (silent letters). Metodologia O curso será oferecido em formato de aulas presenciais às 2as feiras, das 15:00 às 17:00. O aluno deverá também acessar as ferramentas Google Classroom para fazer atividades e tarefas complementares ao curso. Avaliação O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e tarefas presenciais desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo: a. Provas escritas b. Atividades e exercícios de pronúncia do inglês. c. Atividades de compreensão oral. d. Tarefas de casa. Critérios para aprovação Participação de, no mínimo, 75% das aulas e média final mínima 7,0. Frequência mínima 75% das aulas. Oferecimento As aulas serão oferecidas às 2as feiras, das 15:00 às 17:00. Número de vagas por turma 18 Pré-Requisitos Pré-Requisitos Linguísticos: O aluno deverá: 1. Ter conhecimento linguístico mínimo de nível A2/ B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR. Pré-Requisitos Técnicos: E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom. Teste de Nível Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa. Critérios para atribuição de vagas 1. Alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP. 2. Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá estar, no mínimo, matriculado no ensino superior. Bibliografia Apostila elaborada pela professora ministrante a partir das necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de línguas para fins específicos. Bibliografia Complementar BAKER, A. Ship or Sheep? An Intermediate Pronunciation Course. Cambridge University Press, 1983. BAKER, A. & GOLDSTEIN, S. Pronunciation Pairs: An Introduction to the Sounds of English. Cambridge University Press, 2007. BOWLER, B. & CUNNINGHAM, S. Headway: Upper-Intermediate Pronunciation. Oxford University Press, 1991. ELDREDGE, J. L. Phonics for Teachers: Self-Instructions, Methods, and Activities. New Jersey: Pearson Education, 2004. FITZPATRICK, F. A Teacher’s Guide to Practical Pronunciation. UK: Phoenix ELT, 1985. http://www.learnamericanenglishonline.com/Pronunciation/Pronunc iation.html http://www.fonetiks.org/ Informação Relevante As aulas serão ministradas em inglês. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 18 | ||||
Ministrantes: |
Angela Cristina de Oliveira Corte |
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