Atividade

120820 - Inglês para Prática de Pronúncia

Período da turma: 06/03/2024 a 22/05/2024

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Descrição: Título do Curso Inglês para Prática de Pronúncia (2-2023)

Apresentação do Curso

O curso tem como objetivo aprimorar a pronúncia da língua inglesa
com o objetivo de facilitar a interação com usuários linguísticos de
diferentes nacionalidades.
Docente Responsável Marília Mendes Ferreira

No USP

Ministrante(s) Angela Cristina de Oliveira Corte
Público- alvo

Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP.
(As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo).

Carga horária 20 horas (2as, das 15:00 às 17:00).
Modalidade Aulas presenciais
Período de oferecimento 2o semestre 2023

Objetivos

Aprimorar a pronúncia do falante de inglês, de forma que consiga
distinguir e pronunciar os diferentes sons consonantais e vocálicos do
idioma, a fim de evitar ruídos na comunicação devido a problemas de
inadequação na pronúncia.

Justificativa

Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a
internacionalização da universidade e para a participação em eventos
acadêmicos, bem como para a vida profissional do aluno USP, é
importante que o aluno consiga se expressar de modo claro e
coerente. A pronúncia de sons assim como a entonação podem
interferir na compreensão e, consequentemente, na interação entre
falantes, especialmente quando são de diferentes comunidades
linguísticas. Este curso tem como objetivo preencher uma lacuna no
ensino-aprendizagem do inglês por meio de reconhecimento e prática
de pronúncia, enfocando aspectos problemáticos para o falante de
língua portuguesa.

Conteúdo Programático

O aluno aprenderá a:
 Identificar e pronunciar os sons da língua inglesa.
 Identificar os símbolos fonéticos.
 Praticar os diferentes sons consonantais e vocálicos do inglês
por meio de pares mínimos e atividades de reconhecimento e
produção de fonemas.
 Reconhecer e pronunciar palavras terminadas em E (silent E).
 Reconhecer palavras homófonas.
 Pronunciar os sufixos do plural e da 3a pessoa da forma
singular do Presente Simples.
 Pronunciar os sufixos dos verbos regulares no passado e
particípio passado.
 Identificar palavras com sons mudos (silent letters).

Metodologia

O curso será oferecido em formato de aulas presenciais às 2as feiras,
das 15:00 às 17:00. O aluno deverá também acessar as ferramentas
Google Classroom para fazer atividades e tarefas complementares ao
curso.

Avaliação

O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e
tarefas presenciais desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a. Provas escritas
b. Atividades e exercícios de pronúncia do inglês.
c. Atividades de compreensão oral.
d. Tarefas de casa.

Critérios para aprovação

Participação de, no mínimo, 75% das aulas e média final mínima
7,0.

Frequência mínima 75% das aulas.
Oferecimento As aulas serão oferecidas às 2as feiras, das 15:00 às 17:00.

Número de vagas por turma 18

Pré-Requisitos

Pré-Requisitos Linguísticos:
O aluno deverá:
1. Ter conhecimento linguístico mínimo de nível A2/ B1 de acordo
com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas -
CEFR.
Pré-Requisitos Técnicos:
 E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom.

Teste de Nível

Não haverá teste de nível.
Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão
ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos
requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa.

Critérios para atribuição de vagas

1. Alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP.
2. Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá estar, no
mínimo, matriculado no ensino superior.

Bibliografia

Apostila elaborada pela professora ministrante a partir das
necessidades dos alunos e com base na metodologia de ensino de
línguas para fins específicos.

Bibliografia Complementar

BAKER, A. Ship or Sheep? An Intermediate Pronunciation Course.
Cambridge University Press, 1983.
BAKER, A. & GOLDSTEIN, S. Pronunciation Pairs: An
Introduction to the Sounds of English. Cambridge University Press,
2007.
BOWLER, B. & CUNNINGHAM, S. Headway: Upper-Intermediate
Pronunciation. Oxford University Press, 1991.
ELDREDGE, J. L. Phonics for Teachers: Self-Instructions, Methods,
and Activities. New Jersey: Pearson Education, 2004.

FITZPATRICK, F. A Teacher’s Guide to Practical Pronunciation.
UK: Phoenix ELT, 1985.
http://www.learnamericanenglishonline.com/Pronunciation/Pronunc
iation.html
http://www.fonetiks.org/

Informação Relevante As aulas serão ministradas em inglês.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
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