Atividade

120819 - Inglês para Aprimoramento de Competências Múltiplas

Período da turma: 05/03/2024 a 25/06/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título do Curso Curso de Inglês para Aprimoramento de Competências Múltiplas
Apresentação do Curso O curso tem como objetivo aprimorar competências e
conhecimentos linguísticos, discursivos e estratégicos do falante
independente (nível B1/ B2 de acordo com o Quadro Europeu
Comum de Referência para Línguas - CEFR) de língua inglesa oral
e escrita em contextos profissionais e universitários.

Docente Responsável Marília Mendes Ferreira
No USP

Ministrante(s) Angela Cristina de Oliveira Corte
Público- alvo Alunos da Graduação, Pós-graduação e Funcionários USP.
(As vagas remanescentes serão destinadas ao público externo).

Carga horária 50 horas
Modalidade Aulas presenciais
Período de oferecimento 2o semestre 2023

Objetivos Gerais Aperfeiçoar as competências linguísticas, comunicativas,
discursivas e estratégicas do falante independente (nível B1/B2)
para que ele possa interagir em diferentes situações cotidianas em
contextos profissionais e universitários.
a. criar condições para a prática comunicativa da língua inglesa,
com o objetivo de aperfeiçoar a expressão e compreensão oral
e escrita.


Objetivos Específicos b. favorecer a compreensão de culturas diferentes e o respeito à

diversidade.
c. desenvolver a autonomia do aluno enquanto aprendiz de língua,
para que assuma responsabilidade e controle de sua própria
aprendizagem.
d. desenvolver estratégias cognitivas e metacognitivas que levem a
maior fluência na língua inglesa.
e. Aprimorar o conhecimento linguístico, comunicativo, discursivo e
estratégico do aprendiz.

Justificativa

Uma vez que a língua inglesa é de grande relevância para a
internacionalização da universidade e para a participação em
eventos acadêmicos, bem como para a vida profissional do aluno
em todas as áreas, este curso tem como objetivo levar o aprendiz
em nível de usuário independente do inglês (B1/B2 de acordo com
o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - CEFR).ao
aprimoramento de sua competência linguística, comunicativa,
discursiva e estratégica.

Conteúdo Programático

O aluno aprenderá neste curso:
 Comparar e contrastar informações.
 Falar sobre situações prováveis e improváveis.
 Expressar opiniões, concordando ou discordando de forma
polida.
 Falar sobre qualificações e experiências.
 Falar sobre obrigações e expectativas pessoais e
profissionais.
 Dar e receber sugestões.
 Exemplificar.
 Solicitar esclarecimentos.
 Elucidar e esclarecer fatos e opiniões.
 Enfatizar argumentos e informações.
 Apresentar argumentos e contra-argumentos para defender
o ponto de vista.
 Expressar convicções e crenças.
 Responder a perguntas embaraçosas.


 Usar conectivos no discurso oral e escrito.
 Usar o dicionário para esclarecimento de dúvidas.
 Inferir informações implícitas e explícitas a partir do
contexto.
 Compreender versões simplificadas de contos ou livros.
 Elaborar uma apresentação sobre tema de interesse.
 Escrever mensagens formais e informais.

Metodologia O curso será oferecido em formato de aulas presenciais com
encontros às 2as e 4as feiras, das 13:00 às 15:10. Além disso, os
alunos deverão acessar as ferramentas Google Classroom para
fazer atividades e tarefas extras, que demandam, no mínimo, duas
horas semanais.

Avaliação

O aluno será avaliado de forma contínua por meio de atividades e
tarefas desenvolvidas ao longo do curso, envolvendo:
a. apresentações orais de trabalho.
b. atividades de compreensão oral.
c. atividades de expressão escrita, desenvolvidas nos encontros
síncronos ou como tarefas de casa.
d. leitura de livros ou contos.
e. provas escritas.

Critérios para aprovação Participação de, no mínimo, 75% das aulas e média final mínima

7,0.

Frequência mínima 75% de frequência
Oferecimento As aulas serão ministradas às 2as e 4as feiras, das 13:00 às 15:10.
Número de vagas por turma 18


Pré-Requisitos

Pré-Requisitos Linguísticos:
1) Ter o nível de conhecimento linguístico intermediário inicial (nível
B1 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para
Línguas - CEFR) , isto é, ser capaz de compreender as questões
principais, quando é usada uma linguagem clara e
estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas
abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.),
ser capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na
região onde se fala a língua-alvo, bem como ser capaz de
produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe
são familiares ou de interesse pessoal. Conseguir descrever
experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem
como expor brevemente razões e justificações para uma opinião
ou um projeto.
Pré-Requisitos Técnicos:
 E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom.

Teste de Nível

Não haverá teste de nível.
Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão
ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos
requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa.

Critérios para atribuição de vagas

1) Alunos da Graduação, Pós-Graduação e funcionários USP;
2) Comunidade Externa. Neste caso, o aluno deverá estar
cursando, no mínimo, o ensino superior.

Bibliografia Apostila elaborada pela professora ministrante a partir do conteúdo
a ser trabalhado, levando-se em consideração as necessidades dos
alunos e baseando-se na metodologia de ensino de línguas para fins
específicos.

Bibliografia Complementar

GRAVER, B. D. Advanced English Practice. Oxford: Oxford
University Press, 3rd ed., 1986.
MCCARTHY, M.; O’DELL, F. English Vocabulary in Use -
Advanced with CD Rom and answers. UK: Cambridge University
Press, 2010.
MURPHY, R. English Grammar in Use. UK: Cambridge University
Press, 1994.
SHOVEL, M. Making Sense of Phrasal Verbs. Cassel.
SWAN, M. Practical English Usage. UK: Oxford University Press,
1995.
SWAN, M.; WALTER, C. Oxford English Grammar Course –
Advanced. UK: Oxford University Press, 2011.
SWAN, M.; WALTER, C. How English Works: a grammar practice
book UK: Oxford University Press, 2011.
VINCE, M. Advanced Language Practice. UK: Heinemann English
Language Teaching, 1994.

Informação Relevante As aulas serão ministradas em inglês.

Carga Horária:

50 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Angela Cristina de Oliveira Corte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP