Atividade

120794 - Japonês III - Aki

Período da turma: 04/03/2024 a 17/06/2024

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Descrição: Título do Curso JAPONÊS III-AKI

Apresentação do Curso Nesta segunda metade do Ciclo Básico de Japonês, continuamos apresentando estruturas gramaticais através dos hábitos japoneses, tais como apreender informações da previsão do tempo, do clima e desastres naturais, entre outros.

Público- alvo Comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes, com conhecimento de conteúdo dos níveis anteriores.

Objetivos Gerais - Desenvolver e aperfeiçoar habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário nos estudos finais do Ciclo Básico de língua japonesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e formais em contextos universitários e cotidianos.
- Desenvolver e aperfeiçoar a autonomia dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem do idioma.
Objetivos Específicos - Trabalhar com as quatro habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) da língua japonesa;
- Expressar-se oralmente e por escrito acerca de fatos cotidianos e próximos ao aluno com mais detalhes;
- Aprender a inferir o significado de alguns vocábulos e apreender ideias gerais em exercícios auditivos;
- Familiarizar-se com os pontos culturais, que neste estágio aparece como aproximar-se do cotidiano japonês que sofre com os desastres naturais (prevenção) e culinária japonesa;
- Interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
Justificativa Oferecer oportunidade de aprendizagem da língua japonesa à comunidade USP para que possa comunicar-se, de forma básica, no Japão, e ainda almejar estudos no Japão.

Conteúdo Programático Neste penúltimo estágio do Ciclo Básico, o aluno aprenderá a:
• Pedir informações de direções;
• Mostrar arrependimento ou descrever uma ação acidental;
• Falar sobre acontecimentos passados;
• Mostrar sua preparação para (fazer) algo;
• Entender uma receita de um prato caseiro japonês;
• Falar sobre suas intenções/ tentativas/ dúvidas/ escolhas/ sugestões;
• Descrever a facilidade/dificuldade de fazer algo;
• Entender as informações de uma previsão do tempo;
• Apreender informações sobre o clima japonês;
• Aproximar-se do cotidiano japonês que sofre com os desastres naturais (prevenção);
• Fazer citações do que ouviu ou leu;
• Falar e dar condições hipotéticas;
• Escrever mais uns 100 kanji (escrita logográfica).

Metodologia A oralidade só é apreendida se houver muito esforço de repetição, e é por meio dela, juntamente com o aumento gradativo do vocabulário e das estruturas gramaticais, que os alunos poderão compreender o cotidiano e o pensamento japonês.
Por meio de uma abordagem comunicativa e audiovisual, o professor evita ao máximo traduzir as palavras, deixando a cargo dos alunos para fazerem a inferência e tirarem suas próprias conclusões quanto ao significado das palavras. Com isso, apresenta-se o vocabulário e as estruturas gramaticais por meio de slides e muita repetição.

Avaliação Provas escritas, orais e de áudio e mini-testes de logogramas (Kanji) e entrega de exercícios solicitados e participação nas atividades comunicativo-orais.

Critérios para aprovação Média 7,0 (sete)

Frequência mínima 75%

Pré-Requisitos - Ser aprovado no Japonês II-NATSU; ou
- Ser aprovado no teste de nível para comprovar o conhecimento dos níveis básicos anteriores, como fazer pedido, pedir permissão, falar e escrever sobre seu dia a dia, falar e escrever opiniões simples e suas razões, fazer comparações, dar sugestões/ recomendações, entender o que o professor/colegas falam; e conhecimento de cerca de 224 logogramas (Kanji) [anexo].

Teste de Nível - Obrigatório para Alunos Novos
- Prova escrita de cerca de 60 minutos e entrevista individual
Bibliografia Apostila elaborada pela educadora e monitores
Bibliografia Complementar - Integrated Course In Elementary Japanese – Genki II (Main Text). Tóquio: The Japan Times, 1999.
- Integrated Course In Elementary Japanese – Genki II: Wâkubukku (caderno de exercícios). Tóquio: The Japan Times, 1999.
- Kurasu Katsudoushû 101 (caderno de atividades). Tokyo: 3A Corporation, 1994.
- Minna no Nihongo: Bunkei renshûchô II (caderno de exercícios). Tóquio: 3A Corporation, 2000.
- Minna no Nihongo: Renshû mondaishû II (caderno de exercícios). Tokyo: 3A Corporation, 1999.
- Minna no Nihongo II – Chôkai Tasuku 25. Tóquio: 3A Corporation, 2005.
- “Nihongo Nouryoku Shiken” Taisaku. Nihongo Charenji N5-N4 (Kanji). Tóquio: ASK Publishing, 2010.
- Nihongo Shokyû 2. Daichi (Main Text). Tóquio: 3A Corporation, 2008.
- Nihongo Shokyû 2. Daichi (Kiso Mondaishû). Tóquio: 3A Corporation, 2009.

Informação Relevante Exige-se um pouco mais do aluno na produção oral a partir deste penúltimo nível do Ciclo Básico. Espera-se um desenvolvimento da prática comunicativo-oral adquirida ao longo dos dois estágios anteriores. Assim, o uso do idioma em sala deverá ser mais constante por parte do aluno.

Carga Horária:

52 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Liliana Yurie Masuda Oda


 
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