Atividade

120742 - Comunicação em Odontologia: Parâmetros éticos e mídias sociais

Período da turma: 08/08/2024 a 22/08/2024

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Descrição: Por ser um curso de difusão rápido/curto 12 horas não se estrutura na forma compartimentada de disciplinas, mas sim de tópicos a serem abordados como:

Teoria:
Exercício da Odontologia (conduta técnica / dever de informação);
Comunicação em Odontologia (interna / externa);
Propaganda/Marketing na Administração da Clínica Odontológica;
Código de Ética Odontológica;
Normativas do Conselho Federal de Odontologia;
Código de Defesa do Consumidor;
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
Comunicação ética com o paciente (segurança do paciente);
Teleodontogia, prontuário e receita digital;
Documentação e registros;
Análise de casos e erros em propagandas;
Aplicativos para efetivar propagandas éticas;
Redes sociais: como utilizar; diferenças; limitações;
Diferença entre redes sociais pessoais, comerciais (comércio e serviços e de influenciadores digitais);
Metaverso: oportunidades e desafios.

Prática:
Análise de propagandas em redes sociais;
Análise e discussão sobre as redes sociais dos alunos ou que os alunos gostariam de mostrar (opcional);
Aplicação da inteligência artificial (ChatGPT, BING) para o desenvolvimento de propagandas: como usar / sugestão de palavras chaves / limitações;
Formulação de textos para propaganda utilizando inteligência artificial (utilizando próprio celular ou notebook);
Uso do Canva para desenvolvimento de propagandas (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e Google);
Análise de casos em erros odontológicos que podem ser evitados através de uma comunicação ética e responsável.

Bibliografia
ARCIER, N.M. et al. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.), p. 13-19, 2008. Disponível:https://revaracatuba.odo.br/revista/volume_29_01_2008/PDF/Importancia.pdf. Acesso em:25 ago. 2023
BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Código de Ética Odontológica. Resolução CFO nº118, de 11 de maio de 2012. Revoga o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO 42/2003 e aprova outro em substituição. Diário Oficial da União. Brasília, 14 junho 2012; Seção 1, nº 114. p. 118. Disponível: https://site.crosp.org.br/uploads/etica/6ac4d2e1ab8cf02b189238519d74fd45.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Lei no 4.324, de 14 de abril de 1964. Institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, publicado em 15.4.1964. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4324.htm. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Lei no 5.081, de 24 de agosto de 1966. Regula o exercício da Odontologia no Brasil. Diário Oficial da União. Brasília, publicado em 26.8.1966, retificado em 1º.9.1966 e retificado em 16.6.1977. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5081.htm. Acesso em: 25 ago. 2023.
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FRIO, R. S. et al. A RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTO EM PROPAGANDA E O VALOR DA FIRMA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E UMA AGENDA DE PESQUISA PARA FUTUROS ESTUDOS 1. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 25, n. 3, p. 177–202, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/BGSt48GbBYxtxNGFSKKmsss/?lang=pt#. Acesso em: 25 ago. 2023
GARBIN, A. J. I. et al. Publicidade em odontologia: avaliação dos aspectos éticos envolvidos. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia, v. 58, n. 1, p. 85-89, 2010. Disponível em:http://hdl.handle.net/11449/133441. Acesso em: 25 ago. 2023.
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Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Evelyn Kuroki Anzai
Mary Caroline Skelton Macedo
Rogerio Nogueira de Oliveira


 
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