120742 - Comunicação em Odontologia: Parâmetros éticos e mídias sociais |
Período da turma: | 08/08/2024 a 22/08/2024
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Descrição: | Por ser um curso de difusão rápido/curto 12 horas não se estrutura na forma compartimentada de disciplinas, mas sim de tópicos a serem abordados como:
Teoria: Exercício da Odontologia (conduta técnica / dever de informação); Comunicação em Odontologia (interna / externa); Propaganda/Marketing na Administração da Clínica Odontológica; Código de Ética Odontológica; Normativas do Conselho Federal de Odontologia; Código de Defesa do Consumidor; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Comunicação ética com o paciente (segurança do paciente); Teleodontogia, prontuário e receita digital; Documentação e registros; Análise de casos e erros em propagandas; Aplicativos para efetivar propagandas éticas; Redes sociais: como utilizar; diferenças; limitações; Diferença entre redes sociais pessoais, comerciais (comércio e serviços e de influenciadores digitais); Metaverso: oportunidades e desafios. Prática: Análise de propagandas em redes sociais; Análise e discussão sobre as redes sociais dos alunos ou que os alunos gostariam de mostrar (opcional); Aplicação da inteligência artificial (ChatGPT, BING) para o desenvolvimento de propagandas: como usar / sugestão de palavras chaves / limitações; Formulação de textos para propaganda utilizando inteligência artificial (utilizando próprio celular ou notebook); Uso do Canva para desenvolvimento de propagandas (Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e Google); Análise de casos em erros odontológicos que podem ser evitados através de uma comunicação ética e responsável. Bibliografia ARCIER, N.M. et al. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.), p. 13-19, 2008. Disponível:https://revaracatuba.odo.br/revista/volume_29_01_2008/PDF/Importancia.pdf. Acesso em:25 ago. 2023 BRASIL. Conselho Federal de Odontologia. Código de Ética Odontológica. Resolução CFO nº118, de 11 de maio de 2012. Revoga o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO 42/2003 e aprova outro em substituição. Diário Oficial da União. Brasília, 14 junho 2012; Seção 1, nº 114. p. 118. Disponível: https://site.crosp.org.br/uploads/etica/6ac4d2e1ab8cf02b189238519d74fd45.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023. BRASIL. Lei no 4.324, de 14 de abril de 1964. Institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, publicado em 15.4.1964. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4324.htm. Acesso em: 25 ago. 2023. BRASIL. Lei no 5.081, de 24 de agosto de 1966. Regula o exercício da Odontologia no Brasil. Diário Oficial da União. Brasília, publicado em 26.8.1966, retificado em 1º.9.1966 e retificado em 16.6.1977. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5081.htm. Acesso em: 25 ago. 2023. DALLARI, A.B.; MONACO, G.F.C. 2021. LGPD na Saúde. Thompson Reuters Revista dos Tribunais, São Paulo, SP, Brasil. FRIO, R. S. et al. A RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTO EM PROPAGANDA E O VALOR DA FIRMA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E UMA AGENDA DE PESQUISA PARA FUTUROS ESTUDOS 1. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 25, n. 3, p. 177–202, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/BGSt48GbBYxtxNGFSKKmsss/?lang=pt#. Acesso em: 25 ago. 2023 GARBIN, A. J. I. et al. Publicidade em odontologia: avaliação dos aspectos éticos envolvidos. RGO. Revista Gaúcha de Odontologia, v. 58, n. 1, p. 85-89, 2010. Disponível em:http://hdl.handle.net/11449/133441. Acesso em: 25 ago. 2023. LEAL, T. R. et al. Marketing odontológico: análise de anúncios publicitários de acordo com código de ética. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 133–138, 2017. DOI: 10.9771/cmbio.v16i2.17899. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/17899. Acesso em: 25 ago. 2023 PARANHOS, L.R. et al. Implicações éticas e legais do marketing na Odontologia. RSBO (Online) [online]. 2011, vol.8, n.2, pp. 219-224. ISSN 1984-5685. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/rsbo/v8n2/a15v8n2.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023. SILVA, S. de J. et al.. Dentistry in social media and its impact on the dentist-patient relationship: an integrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 14, p. e119111436111, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i14.36111. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36111. Acesso em: 25 aug. 2023. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Evelyn Kuroki Anzai Mary Caroline Skelton Macedo Rogerio Nogueira de Oliveira |
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