Atividade

120718 - Curso de Verão: Psicobiologia

Período da turma: 05/02/2024 a 09/02/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O Curso de Verão em Psicobiologia realizará atividades junto ao programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, bem como promoverá aprofundamento do conhecimento nas áreas a fins do programa. O público-alvo será estudantes de graduação das áreas biológicas e da saúde de instituições de ensino superior das cinco regiões brasileiras. Durante o curso, serão ministradas palestras sobre os temas de pesquisa realizados nos laboratórios participantes. Os alunos terão informações sobre diversos modelos experimentais e técnicas laboratoriais, importantes para o desenvolvimento de pesquisa básica e pré-clínica em um centro considerado de excelência na área. Os laboratórios participantes (10 a 14 laboratórios) irão elaborar atividades presenciais (a depender das recomendações da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria da USP) e/ou online (síncronas e assíncronas) para que grupos reduzidos de alunos (até 5 por laboratório) possam desenvolver presencialmente e/ou via sistema Moodle Extensão da USP (https://cursosextensao.usp.br/). Essas atividades fornecerão aos alunos interessados uma visão mais aprofundada e detalhada acerca da(s) linha(s) de pesquisa desenvolvida no laboratório de interesse. O curso encerra com um workshop, no qual os diferentes grupos de alunos compartilharão a experiência que tiveram durante o estágio.

Referência Bibliográfica

Bandura, A. A evolução da teoria social cognitiva. In: Bandura, A.; Aziz, R.; Polidoro, S. A. J. (orgs.) Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre, Artmed, 2008, p.15-41.

Berge, O. G. Predictive validity of behavioural animal models for chronic pain. Br. J. Pharmacol. 164, 1195–1206 (2011).

Berlyne, D. E. (1974). The new experimental aesthetics. In D. E. Berlyne (Ed.), Studies in the new experimental aesthetics. (pp. 1-25) Toronto, Canada: University of Toronto.

Block, R. A., & Zakay, D. (1996). Models of psychological time revisited. Time and Mind. Kirkland, (pp.171-195)WA: Hogrefe & Huber.

Bradão, M. L. Psicofisiologia. Editora: Atheneu. Edição: 4° edição, (2019).

Dantzer, R. (2017). Neuroimmune interactions: from the brain to the immune system and vice versa. Physiological reviews, 98(1), 477-504.

Flonta, M.-L. & Ristoiu, V. Building Elements of the Adaptive and Pathological Pain Neural Networks. 417–445 (2017). doi:10.1007/978-3-319-29674-6_19

Galera, C. A.; Guimarães, L. S.; Rossini, J. C.; Santana, Joana, R. A. A recuperação da informação visual baseada na localização e nas características visuais dos objetos. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 21, p. 228-238, 2016.

Brandão, M. L. Psicofisiologia. (2019).
visual baseada na localização e nas características visuais dos objetos. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 21, p. 228-238, 2016.
Gibbon, J., & Church, R. (1984) Sources of variance in an information processing theory of timing. In H. L. Roiblatt, T. G. Bever, & H. S. Terrace (Ed.). Animal cognition. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 465-488.

Koob, G. F. Neurobiology of Opioid Addiction: Opponent Process, Hyperkatifeia, and Negative Reinforcement, Biological Psychiatry, 2019,ISSN 0006-3223, https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2019.05.023

Millan, M. J. Descending control of pain. 66, 355–474 (2002).

Polydoro, Soely Aparecida Jorge, & Azzi, Roberta Gurgel. (2009). Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da Educação, (29), 75-94. Recuperado em 26 de agosto de 2019

SANTANA, JEANNY ; GALERA, CESAR . Visual-spatial and verbal-spatial binding in working memory. Psychology & Neuroscience (Online), v. 7, p. 399-406, 2014

Steingrímsdóttir, Ó. A., Landmark, T., Macfarlane, G. J. & Nielsen, C. S. Defining chronic pain in epidemiological studies. Pain 158, (2017).

VASQUES, RAFAEL ; GARCIA, R. B. ; GALERA, C. . Short-term memory recall of visual patterns under static and dynamic visual noise.. Psychology & Neuroscience (Online), v. 9, p. 46-53, 2016.

Treede, R. D., Rief, W., Barke, A., Aziz, Q., Bennett, M. I., Benoliel, R., ... & Giamberardino, M. A. (2015). A classification of chronic pain for ICD-11. Pain, 156(6), 1003.

Uhl, G. R., Koob, G. F. and Cable, J. (2019), The neurobiology of addiction. Ann. N.Y. Acad. Sci.. doi:10.1111/nyas.13989.

Yu Liu, Deyong Lin, Boliang Wu, Wenhua Zhou, Ketamine abuse potential and use disorder, Brain Research Bulletin, Volume 126, Part 1, 2016, Pages 68-73, ISSN 03619230, https://doi.org/10.1016/j.brainresbull.2016.05.016.

ZAR, T. ; GALERA, C. . A dinâmica temporal da atenção na memória de trabalho visual. PSICO (PUCRS. ONLINE), v. 49, p. 358, 2018

ZIMMERMAN, B.J.; TSIKALAS, K.E. Can computer-based learning environments (CBLEs) vê used as self-regulatory tools to enhance learning? Educational Psychologist, v.40, n.4, p.267-271, 2000

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Andreia Schmidt
Carmem Beatriz Neufeld
Cesar Alexis Galera
Christie Ramos Andrade Leite Panissi
Fabiana Maris Versuti
Fernando Eduardo Padovan Neto
Jose Aparecido Da Silva
José Lino Oliveira Bueno
Maria Fernanda Laus
Maria Paula Foss
Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
Norberto Cysne Coimbra
Patricia Ferreira Monticelli
Sebastião de Sousa Almeida
Sergio Sheiji Fukusima
Silvio Morato de Carvalho
Telma Maria Braga Costa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP