120718 - Curso de Verão: Psicobiologia |
Período da turma: | 05/02/2024 a 09/02/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | O Curso de Verão em Psicobiologia realizará atividades junto ao programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, bem como promoverá aprofundamento do conhecimento nas áreas a fins do programa. O público-alvo será estudantes de graduação das áreas biológicas e da saúde de instituições de ensino superior das cinco regiões brasileiras. Durante o curso, serão ministradas palestras sobre os temas de pesquisa realizados nos laboratórios participantes. Os alunos terão informações sobre diversos modelos experimentais e técnicas laboratoriais, importantes para o desenvolvimento de pesquisa básica e pré-clínica em um centro considerado de excelência na área. Os laboratórios participantes (10 a 14 laboratórios) irão elaborar atividades presenciais (a depender das recomendações da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria da USP) e/ou online (síncronas e assíncronas) para que grupos reduzidos de alunos (até 5 por laboratório) possam desenvolver presencialmente e/ou via sistema Moodle Extensão da USP (https://cursosextensao.usp.br/). Essas atividades fornecerão aos alunos interessados uma visão mais aprofundada e detalhada acerca da(s) linha(s) de pesquisa desenvolvida no laboratório de interesse. O curso encerra com um workshop, no qual os diferentes grupos de alunos compartilharão a experiência que tiveram durante o estágio.
Referência Bibliográfica Bandura, A. A evolução da teoria social cognitiva. In: Bandura, A.; Aziz, R.; Polidoro, S. A. J. (orgs.) Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre, Artmed, 2008, p.15-41. Berge, O. G. Predictive validity of behavioural animal models for chronic pain. Br. J. Pharmacol. 164, 1195–1206 (2011). Berlyne, D. E. (1974). The new experimental aesthetics. In D. E. Berlyne (Ed.), Studies in the new experimental aesthetics. (pp. 1-25) Toronto, Canada: University of Toronto. Block, R. A., & Zakay, D. (1996). Models of psychological time revisited. Time and Mind. Kirkland, (pp.171-195)WA: Hogrefe & Huber. Bradão, M. L. Psicofisiologia. Editora: Atheneu. Edição: 4° edição, (2019). Dantzer, R. (2017). Neuroimmune interactions: from the brain to the immune system and vice versa. Physiological reviews, 98(1), 477-504. Flonta, M.-L. & Ristoiu, V. Building Elements of the Adaptive and Pathological Pain Neural Networks. 417–445 (2017). doi:10.1007/978-3-319-29674-6_19 Galera, C. A.; Guimarães, L. S.; Rossini, J. C.; Santana, Joana, R. A. A recuperação da informação visual baseada na localização e nas características visuais dos objetos. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 21, p. 228-238, 2016. Brandão, M. L. Psicofisiologia. (2019). visual baseada na localização e nas características visuais dos objetos. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 21, p. 228-238, 2016. Gibbon, J., & Church, R. (1984) Sources of variance in an information processing theory of timing. In H. L. Roiblatt, T. G. Bever, & H. S. Terrace (Ed.). Animal cognition. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 465-488. Koob, G. F. Neurobiology of Opioid Addiction: Opponent Process, Hyperkatifeia, and Negative Reinforcement, Biological Psychiatry, 2019,ISSN 0006-3223, https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2019.05.023 Millan, M. J. Descending control of pain. 66, 355–474 (2002). Polydoro, Soely Aparecida Jorge, & Azzi, Roberta Gurgel. (2009). Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da Educação, (29), 75-94. Recuperado em 26 de agosto de 2019 SANTANA, JEANNY ; GALERA, CESAR . Visual-spatial and verbal-spatial binding in working memory. Psychology & Neuroscience (Online), v. 7, p. 399-406, 2014 Steingrímsdóttir, Ó. A., Landmark, T., Macfarlane, G. J. & Nielsen, C. S. Defining chronic pain in epidemiological studies. Pain 158, (2017). VASQUES, RAFAEL ; GARCIA, R. B. ; GALERA, C. . Short-term memory recall of visual patterns under static and dynamic visual noise.. Psychology & Neuroscience (Online), v. 9, p. 46-53, 2016. Treede, R. D., Rief, W., Barke, A., Aziz, Q., Bennett, M. I., Benoliel, R., ... & Giamberardino, M. A. (2015). A classification of chronic pain for ICD-11. Pain, 156(6), 1003. Uhl, G. R., Koob, G. F. and Cable, J. (2019), The neurobiology of addiction. Ann. N.Y. Acad. Sci.. doi:10.1111/nyas.13989. Yu Liu, Deyong Lin, Boliang Wu, Wenhua Zhou, Ketamine abuse potential and use disorder, Brain Research Bulletin, Volume 126, Part 1, 2016, Pages 68-73, ISSN 03619230, https://doi.org/10.1016/j.brainresbull.2016.05.016. ZAR, T. ; GALERA, C. . A dinâmica temporal da atenção na memória de trabalho visual. PSICO (PUCRS. ONLINE), v. 49, p. 358, 2018 ZIMMERMAN, B.J.; TSIKALAS, K.E. Can computer-based learning environments (CBLEs) vê used as self-regulatory tools to enhance learning? Educational Psychologist, v.40, n.4, p.267-271, 2000 |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Andreia Schmidt Carmem Beatriz Neufeld Cesar Alexis Galera Christie Ramos Andrade Leite Panissi Fabiana Maris Versuti Fernando Eduardo Padovan Neto Jose Aparecido Da Silva José Lino Oliveira Bueno Maria Fernanda Laus Maria Paula Foss Marisa Tomoe Hebihara Fukuda Norberto Cysne Coimbra Patricia Ferreira Monticelli Sebastião de Sousa Almeida Sergio Sheiji Fukusima Silvio Morato de Carvalho Telma Maria Braga Costa |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |