Atividade

120655 - Módulo Negócio

Período da turma: 14/05/2024 a 22/10/2024

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Descrição: Machine Learning

Conduzir o aluno na identificação e no uso de técnicas de machine learning supervisionadas e não supervisionadas em um contexto para aprender com aplicar estas técnicas

1. Contextos e aplicações. 2. Supervisionada. 3. Não supervisionada. 4. Projeto aplicado.


Sistemas de apoio a decisão

Capacitar os participantes a dominar os recursos que lhes permitam projetar, desenvolver e implementar Sistemas de Apoio à Decisão baseados em planilhas eletrônicas para aplicações em logística.

Funções e funcionalidades básicas no Microsoft Excel: referenciação, nomes, funções, gráficos, tabelas dinâmicas, análise estatística, simulação; VBA para Excel: ambiente, macros, objetos, variáveis, arrays, loops repetitivos e condicionais, procedimentos, funções, estruturação de rotinas e programas; Projeto de interfaces gráficas e amigáveis usando VBA para Excel; O uso da ferramenta Solver em Sistemas amigáveis de Apoio à Decisão.


Gestão de Custos

Apresentar aos alunos os sistemas de custeio e sua aplicação. Capacitá-los a projetar e implantar sistemas de custeio. Capacitá-los a analisar custos em função da estratégia organizacional

1. Sistemas de Custeio: Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. "Cost-drivers". Custeio por Absorção. 2. Custeio Direto: margem de contribuição. Custeio ABC.


Empreendedorismo

Discutir, por meio de uma abordagem prática, as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas

1. Espectro de atividades e habilidades empreendedoras. 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio. 3. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa. 4. Ferramentas gerenciais para estruturação e lançamento de uma nova empresa. 5. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas.


Análise exploratória de dados (EDA)

Discutir com os alunos o processo de organizar, resumir e descrever os aspectos importantes de um conjunto de características observadas ou comparar tais características entre dois ou mais conjuntos

1. Contexto. 2. Ferramentas de descrição e análise de dados. 3. Frameworks de visualização de dados.


Plataformas Digitais

Apresentar as estruturas tecnológicas que suportam os novos processos produtivos1. Definições e conceitos. 2. Tecnologias habilitadoras (Big Data, Machine Learning, Block Chain). 3. Smart systems (city, phone, house, factory etc.).


Tópicos Especiais

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.

Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.

Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.

Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.



Bibliografia do Módulo Negócio

Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 3ª 4ª edição, 20112015. PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) Fifth Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, 2013a. Project Management Institute, 2007. Project manager competency development (PMCD) Framework – 2nd Ed. Project Management Institute: Newton Square. IPMA. International Project Management Association. 2006. ICB – IPMA Competence Baseline. Third version. International Project Management Association: Nijkerk. PMI, Project Management Institute. The standard for portfolio management / Project Management Institute. Third Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, 2013b. PMI, Project Management Institute. Organizational Project Management Maturity Model OPM3 / Project Management Institute. Third Edition. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, 2013c. Rabechini Jr, R.; Carvalho, M. M. (Org.) Gerenciamento de projeto na prática 2: casos brasileiros. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2009, 250p. Rabechini Jr, R.; Carvalho, M. M. (Org.) Gerenciamento de projeto na prática: casos brasileiros. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2007, 220p.
ALEXANDER, Christopher. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 1964. ARCHER, Leonard Bruce. Systematic method for designers. Londres: Design Council, 1965. ARCHER, Leonard Bruce. Design awareness and planned creativity in industry. Ottawa: Office of Design, Department of Industry, Trade and Commerce, 1974. BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983. BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Blücher, 1998 e 2000. BOMFIM, Gustavo Amarante; NAGEL, Klaus-Dieter e ROSSI, Lia Mônica. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 1977. BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Campina Grande: Ed. Universitária da UFPB, 1995. BONSIEPE, Gui. Teoría y práctica del diseño industrial: Elementos para una manualística crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 1978. BROADBENT, Geoffrey e outros. Metodología del diseño arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili, 1971. CROSS, Nigel (ed.). Developments in design methodology. Chichester (Inglaterra): Wiley, 1984. CROSS, Nigel. Engineering design methods: strategies for product design (4a. ed.). Chichester (Inglaterra): Wiley, 2008. CUREDALE, R. Design thinking. process & methods (2a. ed.). Topanga (Califórnia): Design Community College, 2016. FRIIS, S. K. Co-Creation Cards. Købenjaven: U Press, 2015. HANINGTON, Bruce e MARTIN, Bella. Universal methods of design: 100 Ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly (Massachusetts): Rockport, 2012. JONES, John Christopher. Essays in design. Chichester (Inglaterra): Wiley, 1984. JONES, John Christopher. Design methods (2a. ed.). Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1992. IDEO. Ideo method cards: 51 ways to inspire design. Richmond (Califórnia): William Stout, 2003. KARJALUOTO, Eric. The design method: a philosophy and process for functional visual communication. São Francisco (Califórinia): New Riders, 2013. KUMAR, Vijay. 101 design methods: astructured approach for driving innovation in your organization. Hoboken (Nova Jérsey): Wiley, 2012. MOORE, Gary T. (ed.). Emerging methods in environmental design and planning. Cambridge: MIT Press, 1973. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para design de produto. São Paulo: Blücher, 2015. RODRÍGUEZ, Gerardo
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BLANK, S. DORF, B. Startup. Manual Do Empreendedor. Alta Books, 2014 BROWN, T.; KATZ, B. Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Ed. Campus, 2010 KATZ, B. MAEDA, J. Make It New: A History of Silicon Valley Design. MIT Press, 2015
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation. Inovação Em Modelos De Negócios. Alta Books, 2011 RIES, E. A Startup Enxuta. LeYa, 2012.
Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018.
PMI, Project Management Institute. Organizational Project Management Maturity Model OPM3. — 6th ed. Project Management Institute, Four Campus Boulevard, Newtown Square, 2017.
Manifesto for Agile Software Development. (2001). Retrieved August 15, 2017, from http://agilemanifesto.org/
Schwaber, K., & Sutherland, J. (2016). The Scrum guide: The definitive guide to Scrum: The rules of the game. Scrum.Org and ScrumInc.
Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006.
PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data science para negócios. Alta Books. 2016.KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007.
STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2012.
O'Neil, Cathy, and Rachel Schutt. Doing data science: Straight talk from the frontline. "" O'Reilly Media, Inc."", 2013. Bramer, Max. Principles of data mining. Vol. 180. London: Springer, 2007.`
Raudenbush, Stephen W., and Anthony S. Bryk. Hierarchical linear models: Applications and data analysis methods. Vol. 1. Sage, 2002.

Carga Horária:

102 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: André Leme Fleury
Celso Mitsuo Hino
Daniel de Oliveira Mota
Fernando Tobal Berssaneti
João Ferreira Netto
Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Paulo Roberto dos Santos


 
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