Atividade

120597 - Módulo Tecnologia

Período da turma: 26/05/2025 a 20/10/2025

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Descrição: Customer Service
Fornecer conceitos básicos de diagnóstico, melhoria e recuperação da satisfação do cliente em uma empresa.
1. Desenvolvimento de relacionamento com clientes; 2. Segmentação de clientes; parcerias e alianças; expectativas e satisfação dos clientes; 3. Sistemas de recuperação de clientes; 4. processo de negociação; 5. filtros da realidade e empatia.

Design Thinking
Fornecer o conceito e principais ferramentas de Design Thinking.
1. Conceito; 2. Abordagens do Design Thinking; 3. Ferramentas utilizadas no processo de Design Thinking; 4. Prototipação.

Gestão por processos
Fornecer conceitos e ferramentas de Gestão por Processos e Melhoria de Processos.
1. Conceitos básicos de Gestão por Processos; 2. Estrutura das organizações: gerenciamento tradicional versus gerenciamento por processos; 3. Cadeia de valor, macroprocessos, processos e atividades; 4. Padrões de Notação e Modelagem.

Gestão de Pessoas
Discutir os objetivos e a contribuição da Gestão de Pessoas para o alcance da eficácia e da competitividade das organizações.
1. A Gestão de Pessoas como responsabilidade dos gestores de linha; 2. Elementos do ambiente organizacional que orientam o comportamento das pessoas: cultura, motivação e mudanças; 3. O papel do gestor no desenvolvimento dos principais processos relacionados à gestão de pessoas: Recrutamento e Seleção; Remuneração; Avaliação de desempenho; 4. Treinamento e Desenvolvimento.

Negociação
Apresentar as principais técnicas de um processo de negociação entre partes.
1. o processo de negociação; filtros da realidade e empatia; 2. técnicas de convencimento e persuasão; 3. Comunicação verbal; oratória; rapport; táticas negociais; interesses e posições; 4. opções de ganhos mútuos e gerenciamento de percepções.

Gestão de Mudanças
Estudar as formas de motivar as pessoas e as maneiras de se obter resultados em processos de mudanças nas empresas.
1. Conceito de Mudança para obter melhorias em qualidade e produtividade; 2. As Organizações e o Trabalho; 3. Personalidade e Comportamento.

Liderança: Trabalho em Equipe
Fornecer os conceitos de gestão de recursos humanos para trabalho em equipe e formas de liderar essas equipes.
1. Conceito de Liderança; 2. Formas de trabalho em equipe; 3. Princípios de Motivação; 4. Teorias Motivacionais; 5. Comportamento Organizacional.

Coaching
Fornecer conceitos, métodos e técnicas para orientar clientes no desenvolvimento pessoal ou profissional.
1. O ambiente de mudanças; O processo de Coaching; 2. Perfis de competência; O líder Coach; 3. Aspectos motivacionais no trabalho; 4. Personalidade e Valores; 5. Comunicação no trabalho; 6. Feedback e desempenho.

Digitalização de processos produtivos
Apresentar as principais tecnologias da informação que permitem controlar processos produtivos.
1. Conceitos sobre e-commerce e e-business: B2B e B2C e estratégia em e-business; 2. Conceitos de Enterprise Resource Planning (ERP). Códigos de barras, QRConde, RFID; 3. Infraestrutura de suporte; 4. Integração entre ERPs de clientes e fornecedores.

Gestão da Sustentabilidade
Fornecer os conceitos básicos de sustentabilidade de sistemas produtivo.
1. Manutenção de produtos e materiais em ciclos de uso e regeneração de sistemas naturais; 2. Conceito de sustentabilidade no negócio; 3. Oportunidades geradas pela implantação de processos sustentáveis no longo prazo.

Business Process Management
Fornecer conceitos e ferramentas de mapeamento e gerenciamento de processos.
1. Padrões de Notação e Modelagem; 2. Redesenho e melhoria de Processos; 3 Monitoramento e Controle de Processos.

Environment, Social and Governance (ESG)
Fornecer os conceitos fundamentais das boas práticas nas organizações, para comprovar solidez, assegurar o crescimento sustentável, e evidenciar a preocupação com o meio ambiente e o bem-estar social.
1. Métricas ambientais e do comprometimento organizacional com a minimização dos impactos ao meio ambiente e compensações; 2. Compromisso com pessoas e públicos de interesse, funcionários e da comunidade do entorno; 3. Gestão de riscos e compliance contra fraude, corrupção, desinvestimentos e denegrir a reputação organizacional.

Automação Industrial
Apresentar ao aluno as relações entre a função de sensoriamento, controle e atuação em processos produtivos industriais.
1. Conceitos; 2. Sensores para medidas contínuas e discretas; 3. Conexão digital na automação; 4. Sensores e atuadores para a Fábrica 4.0, Smart City e Internet das Coisas (IoT).

Plataformas Digitais
Apresentar as estruturas tecnológicas que suportam os novos processos produtivos.
1. Definições e conceitos; 2. Tecnologias habilitadoras (Big Data, Machine Learning, Block Chain); 3. Smart systems (city, phone, house, factory, etc.).

Big Data
Discutir como Big Data afetam a operação da empresa e sua relação com clientes, fornecedores e concorrentes. Apresentar modelos e ferramentas de tratamento e análise de dados para este contexto.
1. Conceito de Big Data; 2. Coleta, tratamento e análise de dados na Web; 3. Data mining; 4. Machine learning.

Gestão da Inovação
Apresentar a evolução do conceito de inovação e os impactos da inovação para a empresa e a indústria.
1. Fundamentos e processos de inovação; 2. Inovação e Competitividade; 3. Fontes de inovação na empresa; 4. Gestão do processo de inovação; 5. Inovação aberta.

Analytics
Discutir como as mídias digitais afetam o gerenciamento de uma empresa por meio de indicadores de desempenho obtidos por meio de análise de dados e informações da operação da empresa. Apresentar modelos e ferramentas de tratamento e análise de dados para este contexto.
1. Digital Analytics; 2. Business Intelligence; 3. Frameworks de captura de dados; 4. Frameworks de visualização de dados.

Business Intelligence
Capacitar em sistemas de suporte à decisão e sistemas de medição de desempenho dos processos de negócio de empresas industriais e de serviço.
1. Decision Making and Decision Support Systems. Business Intelligence Concepts and Platform Capabilities; 2. Data Visualization and Dashboard Design. Business Performance Management Systems.

Inteligência Artificial
Apresentar os conceitos básicos da área de Inteligência Artificial, que permitem a resolução automática de problemas, através do estudo de técnicas de planejamento, representação de conhecimento, percepção, raciocínio aproximado e aprendizagem.
1. Fundamentos; 2. Busca heurística; 3. Tomada de decisão sob incerteza; 4. Aprendizado supervisionado e não supervisionado.

Indústria 4.0
Apresentar a estrutura tecnológica conhecida como Industria 4.0 e suas tecnologias habilitadoras.
Definições e conceitos. Tecnologias habilitadoras. Big Data. Machine Learning. Block Chain. Smart systems (city, phone, house, factory, etc.)

e-Commerce
Apresentar os conceitos fundamentais de comércio por meios digitais.
1. Conceito de Loja Virtual; 2. Principais funcionalidades de navegabilidade; 3. Segurança em sites; 4. Domínios.

Metodologia de Pesquisa para TCC
Apresentar aos participantes os requisitos de um bom trabalho acadêmico, para auxiliar na elaboração da monografia de conclusão.
Os participantes devem ser capazes de identificar um problema, elaborar alternativas para a sua solução e apresentar uma proposta. Para tanto, devem aplicar um método estruturado de resolução, e buscar a bibliografia relevante para sua solução. A disciplina discute o conteúdo e forma da monografia que relata a solução encontrada.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e
apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula
após o término da aula ao vivo.

Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.


Bibliografia do módulo

Abdalla, Fernando Antônio, and Antônio Carlos Freire Sampaio. ""Os novos princípios e conceitos inovadores da Economia Circular."" (2018).
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ALLEN, David. A arte de fazer acontecer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
AMATO NETO, J. (Coord.) Sustentabilidade & Produção – Teoria e Prática para uma gestão sustentável. São Paulo: Atlas, 2011.
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Armstrong, P. Dominando as tecnologias disruptivas. Autêntica. 2019.
Artigos selecionados (IEEE Trans. On Instrumentation and Measurement; Trans. Of Instrument Society of America; Trans. Of Institute of Measurement and Control;(Instrumentation Science and Technology).
BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de Pessoas nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2014.
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CHIAVENATO, Idalberto. Coaching e mentoring – São Paulo: Elsevier, 2017.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas - O Novo Papel da Gestão do Talento Humano. São Paulo: Atlas, 5ª. ed., 2020.
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Zhou, A.; Jya M.; Yao, M. Applied Artificial Intelligence: A Handbook For Business Leaders. TOPBOTS, 2018.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Adriana Jacoto Unger
André Leme Fleury
Claudio Luis Cruz de Oliveira
Clovis Armando Alvarenga Netto
Eduardo Ruiz Melchert
Gerson Kiste
Gustavo Lazzarini Maia
Iliada Silva Alves de Castro
Luciano Mazza
Marcelo Schneck de Paula Pessoa
Paulo Roberto dos Santos
Renato de Oliveira Moraes
Ricardo Rodrigues Buonanni
Sergio Roberto de Mello Canovas


 
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