Atividade

120596 - Módulo Operações

Período da turma: 13/05/2024 a 23/10/2024

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Descrição: Operations Management
Apresentar uma visão geral das disciplinas de Engenharia e Gestão de Operações em organizações industriais e de serviços.
1. A função Operações, Produção de Bens e Serviços; 2. Visão sistêmica da função Operações; 3. Problemas típicos dos sistemas de operações; 4. Indicadores de Gestão de Operações.

Estatística
Apresentar métodos estatísticos para tratamento de dados, incluindo as etapas computacionais de aquisição, análise e visualização.
1. Estatística descritiva; 2. Probabilidade; 3. Inferência estatística.

FMEA - Failure Mode and Effect Analysis
Fornecer uma abordagem sistemática, identificando onde as ações devem ser direcionadas para reduzir o risco de erros e garantir que as causas de falha de um produto ou processo sejam corrigidas antecipadamente.
1. Análise do Modo e dos Efeitos de Falha/Análise da Árvore de Falhas (FMEA/FTA); 2. Produto / serviço x processo de produção; 3. FMEA de Projeto; 4. FMEA de processo.

QFD - Quality Function Deployment
Fornecer conceitos da ferramenta QFD para coletar as necessidades do cliente, priorizar as necessidades e elaborar requisitos para a melhoria do produto na forma de especificações técnicas.
1.Desdobramento da Função Qualidade (QFD); 2. Necessidades/Expectativas do cliente X qualidade; 3.Casa da Qualidade e as 4 matrizes. 4. Desdobramento para Matriz de processo.

Data Science
Fornecer ferramentas estatísticas avançadas para análise de dados de processos
1. Teste de hipóteses; 2. Análise de Variância; 3. Ferramentas computacionais; 4. Frameworks de visualização de dados.

Decision Science
Discutir métodos quantitativos para tomada de decisão.
1. Métodos de otimização; 2. Modelagem; 3. Ferramentas para solução de problemas; 4. System Dynamics para análise de mercado; 5. Game Theory.

Gestão da Qualidade
Capacitar os profissionais para o planejamento e a gestão estratégicas da qualidade em organizações industriais e de serviços.
1. A Qualidade de produtos e serviços no novo ambiente competitivo; 2. Ferramentas da Qualidade Operacionais; 3. Ferramentas da Qualidade Gerenciais; 4. A gestão da qualidade em redes de fornecimento; 5. Qualidade Total.

Sistemas de Garantia da Qualidade
Apresentar conceitos e Normas da Qualidade que permita prover confiança, aos gestores da empresa, de que os requisitos da qualidade serão atendidos.
1. Conceito da Qualidade e de Garantia da Qualidade; 2. Sistemas de Garantia da Qualidade; 3. Normas série ISO-9000; 4. Outras Normas da Qualidade. Processo de Certificação.

Qualidade em Serviços
Fornecer conceitos da qualidade em processos de prestação de serviços nas empresas. Desenvolver projetos (design) de novos serviços, centrado no usuário. Melhorar serviços existentes aplicando técnicas do Design e Ferramentas da Qualidade.
1. A importância e o contexto de Negócios em Operações de Serviços; 2. A competição através dos Serviços: elementos em operações de Serviços; 3. Design de serviços como aplicação do Design Thinking a Serviços; 4. O modelo Disney de encantar o cliente; 5. Fluxo de Processo de Serviço.

Lean Production
Apresentar os conceitos e ferramentas atuais para produção enxuta.
1. Sistema Toyota de Produção. Eliminação dos Desperdícios (Muda) na Produção; 2. Ferramentas Lean: Mapeamento do Fluxo de Valor, Kanban, 5S, Kaizen, Poka Yoke, Gestão a Vista; 3. Aplicações em Serviços.

Lean Seis Sigma
Conhecer e aplicar o método Seis Sigma para melhoria da qualidade e produtividade em processos produtivos.
1. Conceito de Lean Seis Sigma; 2. Definição do Projeto; 3. Levantamento de dados do processo; 4. Medição da capacidade atual do processo; 5. Definição das causas potenciais do problema a ser resolvido; 6. Definição do plano de ação; 7. Padronização de processos.

Logística
Fornecer uma visão geral da Logística moderna; Capacitar o aluno a trabalhar com conceitos de Enfoque Sistêmico em Logística.
Definições de Logística Empresarial; Importância da Logística Empresarial; Globalização da Logística; Enfoque sistêmico e custo total; Indicadores Logísticos; Nível de serviço logístico; Funções logísticas; Localização de instalações: conceitos; Logística Reversa.

Supply Chain Management
Capacitar os profissionais a compreender aplicar os métodos de gestão de suprimentos em organizações industriais e de serviços.
1. O SCM como ferramenta competitiva, o uso de um enfoque sistêmico e da perspectiva do custo total; 2. A Distribuição física, e os problemas de localização e de armazenagem; 3. A Gestão de transportes modais no Brasil, os custos rodoviários e fretes; 4. Gestão de Compras.E-commerce; 5. O efeito chicote na cadeia de suprimentos.

Metodologia de Pesquisa para TCC
Apresentar aos participantes os requisitos de um bom trabalho acadêmico, para auxiliar na elaboração da monografia de conclusão.
Os participantes devem ser capazes de identificar um problema, elaborar alternativas para a sua solução e apresentar uma proposta. Para tanto, devem aplicar um método estruturado de resolução, e buscar a bibliografia relevante para sua solução. A disciplina discute o conteúdo e forma da monografia que relata a solução encontrada.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e
apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula
após o término da aula ao vivo.

Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.


Bibliografia do módulo

A REVOLUÇÃO SEIS SIGMA - de GEORGE ECKES - Ed. Campus - jul/2018.
Akao, T. – Quality Function Deployment. Productivity Press, Editora Bookman, 1990.
Ballou, Ronald. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Editora Bookman – 2004.
Bowersox, Donald J; David J. Closs; M. Bixby Cooper, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Ed. Campus, 2008.
BARNES, Ralph M. Estudos de movimentos e tempos, Edgard Blücher, 1977.
BERSSANETI, F. T.; BOUER, G. Qualidade: conceitos e aplicações – produtos, projetos e processos. São Paulo: Blucher, 2013.
BITNER, M. et. al. Service blueprinting: a practical technique for Service Innovation. Center for services leadership, Arizona, 2007.
BOWEN, J.; FORD, R. Managing Service Organizations: does having a “thing” make a difference? Journal of management, 2002.
Bramer, Max. Principles of data mining. Vol. 180. London: Springer, 2007.
BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010.
Cheng , L.C.; Melo Filho, L. D.R. QFD: Desdobramento da Função Qualidade na Gestão de Desenvolvimento de Produtos Capa. E. Blucher. 2010.
Costa Neto, P. L. Oliveira e Cymbalista M. Probabilidades. Editora Edgard Blucher 1974.
Dennis, P. Produção Lean Simplificada. Bookman, 2008.
DORNELAS, J. et. al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de idéias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro, LTC, 2015.
Gestão estratégica do Design. São Paulo, M. Books, 2010.
Guttag, John. Introduction to Computation and Programming Using Python: With Application to Understanding Data. 2nd ed. MIT Press, 2016. ISBN: 9780262529624.
Hair Jr, et al ,Multivariate Data Análisys With Readings. Editora Prentice Hall 1995.
KELLEY, T. The art of innovation: lessons in creativity from IDEO, America´s leading design firm. Doubleday, New York, 2001.
Kerzner, H., Project Management”, Editora Van Nostrand, 1984.
LAWSON, B. How designer think: the design process demystified. Burlington, Elsevier, 2006.
LOCKWOOD, T. Design thinking: integrating innovation, customer experience and brand vallue. New York, Design Management Institute, 2010.
Martins, G.A e Donaine, D. Princípios de Estatística. Editora Atlas 1995.
MELLO, C.H.P. et al. Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para sua condução. Produção, v.22, n. 1, 2012.
MELO, A.; ABELHEIRA, R. Design thinking & thinking design. São Paulo, Novatec, 2015.
MOZOTA, B. Design management. Milano, Francoangeli, 2008. NORMAN, D. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro, Rocco, 2006.
MOZOTA, B. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre, Bookman, 2011.
NAKAGAWA, M. Plano de negócio: teoria geral. Barueri, Manole, 2011. BRUNNER, R.; EMERY, S.
NORMAN, D. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro, Rocco, 2008.
O'Neil, Cathy, and Rachel Schutt. Doing data science: Straight talk from the frontline. "" O'Reilly Media, Inc."", 2013.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios. Rio de Janeiro, Alta Books, 2011.
PINE, B.; GILMORE, J. The experience economy. Harvard Business School, 1999.
PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data science para negócios. Alta Books. 2016.KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007.
QFD Perspectivas gerenciais do desdobramento da função qualidade: William E. Eureka / Nancy E. Ryan; Qualidade gestão e Métodos: José Carlos de Toledo / Miguel Angel A. Borras / Ricardo Coser Mergulhão / Glauco H S Mendes, 2012.
Qualidade Conceitos e aplicações: Fernando Berssaneti / Gregório Bouer, 2013.
Raudenbush, Stephen W., and Anthony S. Bryk. Hierarchical linear models: Applications and data analysis methods. Vol. 1. Sage, 2002.
Rotondaro, R. G. Seis Sigma. Atlas. 2002.
SHINGO, Shingeo. O Sistema Toyota de Produção do Ponto de Vista da Engenharia de Produção. Traduzido por: Eduardo Shaan. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.
Silva E. M. et alii Estatística para Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Editora Atlas 1996.
SLACK, N. Administração da Produção. São Paulo. Ed. Atlas. 2000.
Slack, N. et all Administração da Produção, Editora Atlas, 2003.
STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus investimentos em marketing. São Paulo: Nobel, 2012.
Taha, Hamdy A. Pesquisa operacional. Pearson Educación, 2008.
VERGANTI, R. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston, Harvard Business School Publishing, 2009.
VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, MJV Press, 2012.
Vieira, S. Estatística para a Qualidade. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1999.
Winston, Wayne L., and Jeffrey B. Goldberg. Operations research: applications and algorithms. Vol. 3. Belmont: Thomson Brooks/Cole, 2004.
Womack, J., Jones, D. Lean thinking: banish waste and create wealth in your corporation. New York: Free Press. 2003.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Adherbal Caminada Netto
Carmen Diva Saldiva de Andre
Clovis Armando Alvarenga Netto
Daniel de Oliveira Mota
Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki
João Ferreira Netto
Maurício Ricardo Bruno Sócio
Nilton Nunes Toledo
Paulino Graciano Francischini


 
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