Atividade

120595 - Módulo Financeiro

Período da turma: 28/10/2024 a 19/05/2025

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Descrição: Contabilidade e Finanças nas empresas
Apresentar os principais conceitos de Contabilidade para basear decisões na empresa.
1. Conceito de contabilidade; 2. Balanço: ativo, passivo, patrimônio líquido; 3. • Procedimentos contábeis básicos; 4. Regimes de competência e caixa; 5. Análise de Balanço e de resultados.
Gestão de Custos
Apresentar aos alunos os sistemas de custeio e sua aplicação. Capacitá-los a projetar e implantar sistemas de custeio. Capacitá-los a analisar custos em função da estratégia organizacional.
1. Sistemas de Custeio: Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis. "Cost-drivers". Custeio por Absorção; 2. Custeio Direto: margem de contribuição. Custeio ABC.
Controladoria
Discutir as principais ferramentas para controle das finanças de uma empresa.
1. Mercado financeiro, Mercado de Crédito; Mercado de Capitais; Mercado Monetário; Mercado Cambial; 2. Ferramentas para Administração financeira: orçamento de capital; estrutura de capital; capital de giro.

Orçamento Empresarial
Apresentar as principais técnicas de orçamentação de empresas para controle de faturamento e gastos.
1. Conceito de orçamento; 2. Priorização de contas; 3. Técnicas de projeção de valores orçados; 4. Orçamento Base Zero; 5. Validação da orçamentação.

Project Valuation
Fornecer conhecimentos de funções financeiras para análise de viabilidade econômica de projetos.
1. Abordagens para o Valuation; 2. Premissas para o Valuation; 3. Análise de fluxo de caixa, TIR, VPL; 4. Precificação.

Gestão Financeira
Fornecer métodos e ferramentas para suportar o controle financeiro de uma empresa.
1. Principais Demonstrativos Financeiros; 2. Gerenciamento do Fluxo de Caixa da empresa; 3. Principais produtos financeiros.

Empreendedorismo
Discutir, por meio de uma abordagem prática, as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas.
1. Espectro de atividades e habilidades empreendedoras; 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio; 3. Exigências, oportunidades e as etapas da criação de uma empresa; 4. Ferramentas gerenciais para
estruturação e lançamento de uma nova empresa; 5. A busca de oportunidades geradas pela terceirização de processos em empresas.

Business Strategy
Fornecer os conceitos fundamentais de estratégia empresarial para a evolução da empresa no mercado onde atua e prospecção de novos mercados.
1. A gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios; 2. O Conceito de estratégia e sua formulação; 3. As Estratégias. Competitivas Genéricas de Porter, e as Competências Essenciais da empresa; 4. A análise de oportunidades e ameaças, e de pontos
fortes e fracos da organização; 5. Estratégias e alianças.

Marketing
Apresentar os conceitos básicos em marketing e fornecer uma visão geral da Administração de Marketing.
1. O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing; 2. Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing; 3. Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional; 4. Segmentação do Mercado e Posicionamento.

Business Modeling
Discutir as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial.
1. O espectro de atividades e habilidades empreendedoras; 2. Desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio.

Economia Compartilhada
Apresentar conceitos de economia baseada em compartilhamento de bens e serviços.
1. Conceitos básicos de economia; 2. Mudanças na forma de consumo; 3. Acumular vs dividir; 4. Mudanças de paradigmas na questão do consumo e no uso dos recursos; 5. Implicações na produtividade e no custo das empresas e pessoas.

Marketing Digital
Fornecer os principais conceitos de aplicação dos conceitos de Marketing por meio de mídias digitais.
1. Canais de mobilidade, email marketing, social e mídia digital; 2. Jornada do cliente; 3. Funcionalidades para interação do cliente com marcas e produtos 4. Melhoria da experiência do consumidor.

Gestão do Conhecimento
Analisar os fundamentos de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização.
1. Captura do conhecimento; 2. Repositórios de informações estruturadas; 3. Melhoria do acesso ao conhecimento: acesso e da transferência entre as pessoas; 4. Aprimoramento do ambiente organizacional; 5. Valorização do conhecimento disponível: gerar novas formas de receitas, reduzir custos e inovar.

Gestão de Serviços
Apresentar os principais conceitos de gerenciamento de processos de prestação de serviços.
1. Conceito de Serviços; 2. Pacote de Serviços; 3. Melhorias de processos de prestação de serviços; 4. Serviços 4.0.

Gestão de Projetos
Capacitar os profissionais para o planejamento e a gestão de projetos em organizações industriais e de serviços.
1. Processos da gestão de projetos segundo o PMBoK; 2. Os diferentes Modelos de maturidade em Gestão de Projetos (OPM3, PMMM); 3. Softwares de Gestão de Projetos.

Metodologia de Pesquisa para TCC
Apresentar aos participantes os requisitos de um bom trabalho acadêmico, para auxiliar na elaboração da monografia de conclusão.
Os participantes devem ser capazes de identificar um problema, elaborar alternativas para a sua solução e apresentar uma proposta. Para tanto, devem aplicar um método estruturado de resolução, e buscar a bibliografia relevante para sua solução. A disciplina discute o conteúdo e forma da monografia que relata a solução encontrada.

Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e
apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula
após o término da aula ao vivo.

Palestras sobre temas relevantes do momento, disponibilizadas via sistema Acadêmico.


Bibliografia do módulo

ASSAF NETO, A. Estruturas e Análise de Balanços - Um Enfoque Econômico-financeiro . Atlas. 2020.

Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006.

BREALEY, M M, Fundamentos da Administração Financeira, mcGraw Hill Ed., 2002.

Bridgeland, D. M.; Zahavi, R. Business Modeling: A Practical Guide to Realizing Business Value. The MK/OMG Press. 2019.

CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F.J.B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

CARVALHO, M. M.; RABECHINI Jr, R. Construindo Competências para Gerenciar Projetos: Teoria & Casos. São Paulo: Editora Atlas, 2ª edição, 2007.

Chase, R. Economia Compartilhada. HSM. 2014.

CHURCHILL JR., Gilbert A.; PETER, J.P. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.

Coelho. F.S Pontes, R.M. Orçamento e Controle. FGV. 2018.

CORREA, H., CAON, M,. Gestão de Serviços, Atlas Ed., 2002.

COSTA, R.P. ; GONÇALVES, A.; NEVES, C.; CALÔBA, G.; NAKAGAWA, M.; MOTTA, R.R. Engenharia econômica e finanças. Rio de Janeiro, Campus/Elsevier. 2009.

COSTA, Reinaldo Pacheco; FERREIRA, Helisson Akira e SARAIVA JÚNIOR, Abraão Freires. Preços, orçamentos e custos industriais. Elsevier Editora. 2010.

Coura. B; Bermudo, V. Controladoria . FGV. 2018.

Damodaran, Aswath. Damodaran on valuation: security analysis for investment and corporate finance. Vol. 324. John Wiley & Sons, 2016.

Damodaran, Aswath. Investment valuation: Tools and techniques for determining the value of any asset. Vol. 666. John Wiley & Sons, 2012.

DOERR, J. Avalie o que Importa: Como o Google, Bono Vox e a Fundação Gates sacudiram o mundo com os OKRs. Tradução de Bruno Menezes. 1. ed. São Paulo: Alta Books, 2019. 257 p.

FEA/USP, Eq. Prof, Contabilidade Introdutória – Texto, Atlas Ed. 1998.

FITZSIMMONS, A. J., FITZSIMMONS, J.M., Administração de Serviços. Editora Bookman. 2005.

Frezatti. F. Orçamento Empresarial: Planejamento E Controle Gerencial. Editora Atlas. 2015.

Gabriel, M; Kiso, R. Marketing na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias. Atlas. 2020.

Gassmann, O; Frankenberger, K. O navegador de modelos de negócios. AltaBooks. 2016.

HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; IKEDA. A. A.; CAMPOMAR, M. C. Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2009.

Kotler , P; Kartajaya, H. Marketing 4.0. Sextante. 2017.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.

LEITE, H P, Contabilidade para Administradores, Atlas Ed., 2000.

Longo, M. J.; Queiroz, C; Santos, P. Gestão do conhecimento: A mudança de paradigmas empresariais no Editora Senac. 2014.

MARION. J.C. Análise das Demonstrações Contábeis. Atlas. 2019.

MARTINS, E, Contabilidade e Custos (Exercício), Atlas Ed, 2004.

MARTINS, E, Contabilidade e Custos (Texto), Atlas Ed. 2003.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas Editora. 2010.

MARTINS, Eliseu. Métodos de custeio comparados - custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas Editora. 2015.

MAUBORGNE, R.; KIM, W. C. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Editora Campus, 258p., 2005.

MONTGOMERY, C. A. O Estrategista. Editora: Sextante, 2012.

Osterwalder , A; Yves Pigneur, A. Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios . Alta Books. 2011.

Padovese, C. Controladoria estratégica aplicada: conceitos, estrutura e sistema de informações. Cengage Learning. 2016.

PORTER, M.E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Editora Campus, 1996, 362p.

PRAHALAD, C. K.; KRISHNAN, M. S. A Nova Era da Inovação: A Inovação Focada no Relacionamento com o Cliente. Editora Campus, 256 pg., 2008.

Rezende. J. Gestão do conhecimento, capital intelectual e ativos intangíveis. Editora Campus. 2014.

Schwartz, F, Garcia, L. Economia Compartilhada: Tópicos Fundamentais. Editora D’Plácido. 2020.

Sundararajan, A. Economia compartilhada: o fim do emprego e a ascensão do capitalismo de multidão. Editora Senac. 2019.

SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Leya. 2016.

Takeuchi H; Nonaka, I. Gestão do Conhecimento. Bookman. 2008.

Carga Horária:

123 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 500
 
Ministrantes: Andre Fernandes Lima
André Leme Fleury
Andresa Silva Neto Francischini
Clovis Armando Alvarenga Netto
Daniel de Oliveira Mota
Davi Noboru Nakano
Elizabeth Nicolau Saad Correa
Fernando Tobal Berssaneti
Jaime Crozatti
Marcelo Hiroshi Nakagawa
Nobuiuki Costa Ito


 
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