Atividade

120592 - Cinema Pessoano: os filmes inspirados na vida e na obra de Fernando Pessoa

Período da turma: 07/11/2023 a 21/11/2023

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Descrição: O curso oferecerá o contato com um corpus fílmico inédito, abordado pelo professor e
pesquisador Marcelo Mello. Os alunos conhecerão algumas dezenas de filmes inspirados
na vida e obra de Fernando Pessoa – entre curtas, médias e longas-metragens –
aprofundando a análise de alguns filmes a partir do seu agrupamento em categorias.
Durante as aulas, de um total de 31 filmes citados, serão exibidos total ou parcialmente 17
curtas e médias-metragens.
Especialistas e pesquisadores acadêmicos da USP e de outras instituições serão
convidados a participar das aulas como debatedores, seja presencialmente, seja
mediante o envio de vídeos que serão exibidos durante as aulas. Alguns cineastas
também serão convidados a enviar vídeos de depoimentos que serão exibidos durante as
aulas.
Depois de apresentado o corpus e a pesquisa pós-doutoral que deu origem a ele, será
introduzido o conceito de Cinema Pessoano, bem como serão apresentadas suas
diferentes facetas.
A primeira categoria apresentada será aquela que inclui os filmes em que Fernando
Pessoa aparece como personagem. A origem dessa produção será retraçada na própria
literatura inspirada em Pessoa, especialmente em autores como José Saramago e
Antonio Tabucchi. A partir dos exemplos concretos, será discutida a representação de
Pessoa nestes filmes, em contraposição a essa representação noutras linguagens,
especialmente a pintura, bem como na própria poesia pessoana.
Na segunda aula, inicialmente, serão apresentados os filmes policiais escritos pelo próprio
Pessoa ou aqueles baseados em outros escritos policiais seus. A escrita policial
pessoana será confrontada com alguns clichês do cinema policial. Em seguida, serão
discutidos filmes com um caráter teatral, alguns deles baseados em escritos dramáticos
de Pessoa.
Na terceira aula, será explorada a produção irônica e satírica do Cinema Pessoano, um
pretexto para explorar a faceta cômica do próprio Pessoa.
Na quarta aula, a linguagem dos desenhos animados apresenta um lado mais lúdico do
Cinema Pessoano. A liberdade de forma e sentidos que é característica deste modo de
expressão reflete aspectos da produção pessoana como a livre associação e o devaneio.
Na quinta e última aula, será feito um balanço do curso, em que o conceito de Cinema
Pessoano será revisitado a partir da apresentação de três filmes de difícil classificação,
que compõem uma espécie de menção honrosa dentro do corpus.

Tópicos do curso:
* Estão marcados com asterisco os filmes que serão exibidos parcialmente ou
integralmente, e analisados e comentados.

Aula 1 – Apresentação. Fernando Pessoa personagem de cinema
Depoimento: Fernando Carrilho
Debatedor convidado: Caio Gagliardi
Pessoa personagem
- Conversa acabada (1982). 100 min
- Mensagem (1988). 110 min
- *Palavras vivas (1991). 16 min
- Au bord du monde (1992). 23 min
- *Ophiussa (2013). 70 min
- *Como Fernando Pessoa salvou Portugal (2018). 27 min
Ao encontro de Fernando Pessoa
- Noturno indiano (1989). 112 min
- O céu de Lisboa (1994). 100 min
- Réquiem (1998). 100 min
- The night Fernando Pessoa met Constatin Cavafy (2008). 90 min
- Trem noturno para Lisboa (2013). 110 min
- O ano da morte de Ricardo Reis (2020). 130 min

Aula 2 – Pessoa roteirista
Depoimento: Pedro Varela
Debatedor: Flávio Rodrigo Penteado
Thrillers policiais
- *O mistério da boca do inferno (1989). 67 min
- *O ídolo (2021). 23 min
- Um jantar muito original (2021). 45 min
O teatro pessoano no cinema
- *Bailado “A Tabacaria” (1964). 17 min
- *O marinheiro (1970). 51 min
- *O banqueiro anarquista (1982). 55 min
- A morte do príncipe (1991). 62 min
- Pessoa l'intranquilité. (2010). 51 min
- Quantas vezes tem sonhado comigo? (2018). 18 min

Aula 3 – Paródia e sátira de Pessoa e sua obra
- *A metafísica dos chocolates (1967). 18 min
- *O Encoberto (1975). 10 min
- *O guardador de rebanhos (1999). 35 min
- Desassossego de Pessoa (2002). 10 min

Aula 4 – Cinema pessoano de animação
Depoimento: Eloar Guazzelli
- *28 (2009), 6 min
- *Eu, Fernando Pessoa (2013). 1 min
- *Le songe de B. Soares (2019). 6 min
- *A cidade dos piratas (2018). 80 min

Aula 5 – Encerramento: Pensando o Cinema Pessoano.
Depoimento: Edgar Pêra
Debatedor convidado: Jerónimo Pizarro
- *Mar Português (1950)
- *Não sou nada (2023). 92 min
- *O batuque dos astros (2012). 74 min

Bibliografia:
AGUILAR, Gonzalo. ‘El inconsciente óptico en Benjamin y Pessoa’. In Pessoa Plural,
Número 13, Brown University, Warwick University & Universidad de Los Andes, primavera
de 2018.
FONTES, Bruno. ‘Os Filmes de Fernando Pessoa: Escrita, Cinema e Cânone’. In Actas do
Congresso Internacional Fernando Pessoa. Lisboa: Casa Fernando Pessoa, 2017, pp.
120-129.
FRIAS, Joana Matos, ‘Cinema’. In MARTINS, Fernando Cabral (coord.), Dicionário de
Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Caminho, 2008, p. 165.
______. ‘A cinematografia das horas absurdas ou O desassossego fílmico de Fernando
Pessoa’. In Cinefilia e Cinefobia no Modernismo Português (Vias e desvios). Edições
Afrontamento, 2015, pp. 17-34.
GAGLIARDI, Caio. O renascimento do autor: autoria, heteronímia e fake memoirs. São
Paulo: Hedra, 2019.
LOURENÇO, Eduardo. ‘A imagem à procura de Pessoa’. In O Espelho Imaginário,
Pintura, anti-pintura, não-pintura, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1986, p.
181.

MOISÉS, Massaud. ‘Fernando Pessoa e o Cinema’. In O Espelho e Esfinge. São Paulo:
Cultrix, 1998, pp. 110-121.
PESSOA, Fernando. Courts-Métrages. Quatre arguments pour le cinématographe.
Traduzido e organizado por Patrick Quillier. Paris: Chandeigne, 2007.
______. Argumentos para Filmes. Edição, introdução e tradução de Patrício Ferrari e
Cláudia J. Fischer. Lisboa: Ática, 2011.
PETERKE, Patricia. ‘Réquiem de Antonio Tabucci e Alain Tanner: uma viagem pelo
imaginário português’. Revista Do GEL, 2, 2005, pp. 231–240.
SANTANA, Jorge Alves. ‘Fernando Pessoa e Win Wenders sob o céu de Lisboa’. Anais do
XI Congresso Internacional da ABRALIC: Tessituras, Interações, Convergências. São
Paulo: Universidade de São Paulo. 13 a 17 de julho de 2008.
VILA-MAIOR, Dionísio. ‘Literatura, cinema e o sujeito dos 'tempos modernos'. A presença
da descontinuidade’. In Literatura em discurso(s), Coimbra: Pé de Página Editores, 2001.

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Marcelo Cordeiro de Mello


 
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