Atividade

120497 - Inovação e Geração Sustentada de Valor

Período da turma: 01/04/2024 a 02/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A disciplina tem como objetivo explorar a importância da inovação como motor de
crescimento sustentável dos negócios. Serão abordados conceitos teóricos e práticos
relacionados à gestão da inovação, bem como estratégias modernas para gerar valor de forma
sustentada. Serão discutidas as principais tendências e abordagens inovadoras utilizadas por
empresas de sucesso, com foco em sua aplicabilidade no contexto dos participantes do curso.
Ementa resumida
Breve revisão conceitual sobre a disciplina da inovação em suas diversas dimensões
Processos e técnicas para estimular uma cultura voltada para o aprendizado e para a
geração de ideias inovadoras
Inteligência artificial: principais tecnologias e condicionantes da adoção
Métricas de inovação: prontidão, conversão ideia-produto, resultado
Modulação do impacto da inovação na sociedade e no meio ambiente
1. Principais tecnologias de Inteligência artificial
2. Inovação no setor público
3. Estratégias de comunicação digital
4. Fundamentos de design thinking
5. Tecnologias emergentes

Bibliografia
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2.ed. São Paulo:
Blucher, 1998.
BROWN, T. Design thinking .Harvard Business Review, June 2008.
BLANK, S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review. May 2013.
BLANK, S.; DORF, B. Startup: manual doempreendedor. Alta Books, 2014.
BUCHANAN, R. Wicked Problems in Design Thinking.Design Issues. Vol.8 N.2, 1992.
DORST, K. The core of ‘design thinking’ and its application. Design Studies Vol 32 No. 6 November 2011.
GERSHENFELD, N. Fab: the coming revolution on your desktop – from personal computers to
personal fabrication. Basic Books, 2005.
KATZ, B. Make it New. The history of Sylicon Valley design. Cambridge: MIT Press, 2007.
KRIPPENDORF, K. The semantic turn: a new foundation for design. London: Taylor and Francis, 2006.
OSTERWALDER, A. Business Model Generation. Alta Books – 2011.
RIES, E. A StartupEnxuta. LeYa, 2012.
ROZENFELD, H. FORCELINI, F. Gestão de Desenvolvimento de Produtos. Uma Referência Para a
Melhoria do Processo. Saraiva, 2006.
SIMON, H. The structureofilldefinedproblems. Artificial Intelligence. Vol. 4 1973.
THIEL, P. De Zero a Um. O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício. Objetiva,
2014.

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Luis Fernando Ascenção Guedes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP