Atividade

120492 - Estratégias e modelos de negócios figitais

Período da turma: 13/03/2024 a 14/03/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A disciplina tem como objetivo explorar as estratégias e os modelos de negócios aplicáveis ao
contexto figital: aquele no qual se fundem o mundo físico, palpável, e o eminentemente
digital, sem presença física, mas que entra na vida das pessoas e das empresas de modo cada
vez mais intenso. Serão abordados os principais conceitos, técnicas e ferramentas utilizadas
para a criação, implementação e gestão de negócios no arranjo combinado dos ambientes
físico e digital. Serão discutidas as transformações causadas pela tecnologia e a forma como as
organizações podem se adaptar e aproveitar as oportunidades geradas pela economia digital.
Tópicos que serão abordados na disciplina
Transformação digital e seus impactos nas organizações e na sociedade
Estratégias figitais: público, canais e tecnologia
Cultura digital com foco na jornada do cliente e na geração sustentável de valor
Métricas de desempenho da Transformação Digital
Digital mindset: cultura e pensamento digital
Segurança cibernética: da cultura às ferramentas
Desafios éticos das relações humanas mediadas por tecnologia
Manufatura Avançada: fundamentos da indústria 4.0
Internet das Coisas para executivos

Bibliografia
Adikari, A., Burnett, D., Sedera, D., de Silva, D., & Alahakoon, D. (2021). Value co-creation for open innovation: An evidence-based study of the data driven paradigm of social media using machine learning. International Journal of Information Management Data Insights, 1(2), 100022. https://doi.org/10.1016/j.jjimei.2021.100022
Allam, Z., & Dhunny, Z. A. (2019). On big data, artificial intelligence and smart cities. Cities, 89(January), 80–91. https://doi.org/10.1016/j.cities.2019.01.032
Baskerville, R., Meyers, M., & Yoo, Y. (2020). Digital First: The Ontological Reversal and New Challenges for IS. MIS Quarterly, june, 1–31.
Bazzaz Abkenar, S., Haghi Kashani, M., Mahdipour, E., & Jameii, S. M. (2021). Big data analytics meets social media: A systematic review of techniques, open issues, and future directions. Telematics and Informatics, 57(October 2020), 101517. https://doi.org/10.1016/j.tele.2020.101517
Chanias, S., Myers, M. D., & Hess, T. (2019). Digital transformation strategy making in pre-digital organizations: The case of a financial services provider. Journal of Strategic Information Systems, 28(1), 17–33.
Kummitha, R. K. R., & Crutzen, N. (2019). Smart cities and the citizen-driven internet of things: A qualitative inquiry into an emerging smart city. Technological Forecasting and Social Change, 140(October 2018), 44–53. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.12.001
Marjanovic, O., & Cecez-Kecmanovic, D. (2020). Open government data platforms – A complex adaptive sociomaterial systems perspective. Information and Organization, 30(4), 100323. https://doi.org/10.1016/j.infoandorg.2020.100323
Nikiforova, A., & McBride, K. (2021). Open government data portal usability: A user-centred usability analysis of 41 open government data portals. Telematics and Informatics, 58(December 2020), 101539. https://doi.org/10.1016/j.tele.2020.101539
Paullada, A., Raji, I. D., Bender, E. M., Denton, E., & Hanna, A. (2021). Data and its (dis)contents: A survey of dataset development and use in machine learning research. Patterns, 2(11), 100336. https://doi.org/10.1016/j.patter.2021.100336
Perdana, A., Lee, H. H., Koh, S., & Arisandi, D. (2021). Data analytics in small and mid-size enterprises: Enablers and inhibitors for business value and firm performance. International Journal of Accounting Information Systems, xxxx, 100547. https://doi.org/10.1016/j.accinf.2021.100547
Rogers. D.L. (2016) The Digital Transformation Playbook: Rethink your business for the digital age. Columbia Business School Publishing.
Shah, T. R. (2022). Can big data analytics help organisations achieve sustainable competitive advantage? A developmental enquiry. Technology in Society, 68(November 2021), 101801. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2021.101801
Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118–144.
Westerman, G., Bonnet D. e McAfee, A. (2014). Leading Digital: Turning technology into business transformation. Boston: Harvard Business Review Press.

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Cesar Alexandre de Souza


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP