Atividade

120405 - Texto e Persuasão

Período da turma: 23/04/2025 a 05/05/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
A persuasão é o elemento definidor de várias modalidades comunicacionais, com destaque para a publicidade comercial e a propaganda política. Nesse âmbito, o texto persuasivo revela-se instrumento da maior relevância, pela sua centralidade nos processos de convencimento e produção de sentido. Texto e persuasão se articulam de forma profunda, combinando aspectos ideológicos, estratégicos, técnicos, estéticos e linguísticos.

Bibliografia
BARBOSA, Ivan Santo; SAISI, Katia. E quando o assunto é política, como é que fica? In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces: São Paulo: Cengage, 2007.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária. São Paulo: Futura, 2003.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2004.
COSTA, Ricardo; COSTA, Tailson Pires. Técnicas de persuasão na propaganda eleitoral. São Paulo: Fiuza, 2004.
GOMES, Neusa Demartini. Formas persuasivas de comunicação política: propaganda política e publicidade eleitoral. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
REBOUL, Olivier. O slogan. São Paulo: Cultrix, 1986.
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Comunicação & política. São Paulo: Hacker, 2000.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 130
 
Ministrantes: Bruno Pompeu Marques Filho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP