120387 - Comunicação Digital na Política |
Período da turma: | 16/09/2025 a 23/09/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | EMENTA
Evolução da comunicação digital e as relações com instituições, espaços públicos, fenômenos e atores da política. O processo democrático na perspectiva digital. Comunicação digital, práticas e discursos políticos, opinião pública e comportamento eleitoral. Mensuração da comunicação no âmbito da política. BIBLIOGRAFIA BENNETT, W. L.; SEGERBERG, A. The logic of connective action: Digital media and the personalization of contentious politics. Information, communication & society, v. 15, n. 5, p. 739-768, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1369118X.2012.670661. Acesso 23.set.2023. COELHO, P. M.F.; CORREIA, P.P.; MEDINA, I. G. Social media: A new way of public and political communication in digital media. International Journal of Interactive Mobile Technologies (iJIM), v. 11, p. 150, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.13/2845. Acesso 23.set.2023. MARQUES, F; SAMPAIO, R. C.; AGGIO, C. Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10078. Acesso 23.set.2023. MARTINO, L.M.S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 130 | ||||
Ministrantes: |
Daniel Dubosselard Zimmermann |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |