120383 - Campanhas Eleitorais e Interdiscursividade |
Período da turma: | 05/08/2025 a 12/08/2025
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Descrição: | Ementa:
Heterogeneidade, intertextualidade e interdiscursividade: aplicações ao discurso político. Identidade e alteridade – demarcações e interinfluências. A interincompreensão como estratégia discursiva. Incorporação do discurso do outro: citação e alusão. Relações entre discurso político, discurso jornalístico e discurso das redes sociais digitais. Discurso político e discurso técnico-científico: o discurso de autoridade. A expectativa social como discurso e a construção retórica da “tranqüilização”. Discurso político e discurso publicitário: inter-relações nas campanhas eleitorais. Bibliografia: BARBOSA, Ivan Santo; SAISI, Katia. E quando o assunto é política, como é que fica? In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces: São Paulo: Cengage, 2007. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. São Paulo: Contexto 2018. MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2001. ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas, Pontes, 2001. TRINDADE, E. Propaganda, Identidade e Discurso - Brasilidades Midiáticas. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012. JESUS, E.; TRINDADE, E; JANOTTI JR, ROXO, M. (orgs.). Reinvenção Comunicacional da Política. Modos do Habitare desabitar o século XXI. Salvador: Compós/Edufba. 2016. SANTOS, Antonio Augusto Mayer. Campanha eleitoral - teoria e prática.Ed. Juspodivm. São Paulo: 2022. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 130 | ||||
Ministrantes: |
Eneus Trindade Barreto Filho |
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