Atividade

120383 - Campanhas Eleitorais e Interdiscursividade

Período da turma: 26/06/2024 a 03/07/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Heterogeneidade, intertextualidade e interdiscursividade: aplicações ao discurso político. Identidade e alteridade – demarcações e interinfluências. A interincompreensão como estratégia discursiva. Incorporação do discurso do outro: citação e alusão. Relações entre discurso político, discurso jornalístico e discurso das redes sociais digitais. Discurso político e discurso técnico-científico: o discurso de autoridade. A expectativa social como discurso e a construção retórica da “tranqüilização”. Discurso político e discurso publicitário: inter-relações nas campanhas eleitorais.

Bibliografia:

BARBOSA, Ivan Santo; SAISI, Katia. E quando o assunto é política, como é que fica? In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces: São Paulo: Cengage, 2007.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. São Paulo: Contexto 2018.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2001.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas, Pontes, 2001.
TRINDADE, E. Propaganda, Identidade e Discurso - Brasilidades Midiáticas. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012.
JESUS, E.; TRINDADE, E; JANOTTI JR, ROXO, M. (orgs.). Reinvenção Comunicacional da Política. Modos do Habitare desabitar o século XXI. Salvador: Compós/Edufba. 2016.
SANTOS, Antonio Augusto Mayer. Campanha eleitoral - teoria e prática.Ed. Juspodivm. São Paulo: 2022.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 130
 
Ministrantes: Eneus Trindade Barreto Filho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP