120379 - Análise do discurso político |
Período da turma: | 13/05/2025 a 20/05/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
O discurso e os estudos da linguagem. Retórica e ethos em propaganda política. Posicionamento ideológico e os tipos de ethos políticos. Discurso e propaganda e suas interdiscursividades. Análise de campanhas. O verbal e não-verbal: articulações publicitárias. Mídia, propaganda, circulação e recepção. Bibliografia: ASSUNÇÃO, A.; ALDÉ, A.; SANTOS, João Guilherme B. ; FREIRE, F. . Estratégias de campanha política on-line: Marcelo Freixo nas eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2012. In: Alessandra Aldé; Francisco Paulo Jamil Marques. (Org.). Internet e Poder Local. 1ed.Salvador: EdUFBA, 2015, v. 1, p. 13-48. BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7ed. São Paulo, HUCITEC, 1995. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. São Paulo: Contexto, 2018.. FIGUEIREDO, Marcus ; DIAS, Heloisa ; JORGE, Vladimyr L . Estratégias de persuasão em eleições majoritárias: uma proposta metodológica para o estudo da propaganda eleitoral. In: Rubens Figueiredo. (Org.). Marketing político e persuasão eleitoral. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2000, v. , p. 147-203. FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo, Ática, 1995. GARCIA, N.J. Sadismo, sedução e silêncio. São Paulo, Loyola, 1990. JESUS, E.; TRINDADE, E; JANOTTI JR, ROXO, M. (orgs.). Reinvenção Comunicacional da Política. Modos do Habitare desabitar o século XXI. Salvador: Compós/Edufba. 2016. MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2001. ORLANDI, E.P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas, Pontes, 2001. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação. Nova Retórica. São Paulo, Martins Fontes; 2002. SANTOS, Antonio Augusto Mayer. Campanha eleitoral - teoria e prática.Ed. Juspodivm. São Paulo: 2022. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 130 | ||||
Ministrantes: |
Eneus Trindade Barreto Filho |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |