Atividade

118309 - Monitoramento coparticipativo da qualidade do ar por meio da sensibilização socioambiental com estudantes de escola técnica estadual

Período da turma: 19/02/2024 a 28/06/2024

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Descrição: Programa:
O programa será ministrado com uma carga horária de 29 horas, distribuídas em 10 oficinas pedagógicas
participativas com duração de 3 horas em nove encontros e 2 horas em um encontro. Pretendemos despertar o
interesse e motivação dos jovens de maneira colaborativa com os objetivos do curso. As atividades propostas
podem sofrer alteração ao longo do curso para integrar outras metodologias participativas e interativas que melhor
atendam à educação socioambiental.
As atividades serão realizadas em colaboração com a Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, sediada na Rua
Moreira e Costa, 242 – Ipiranga/São Paulo. Os jovens entre 13 a 17 anos de idade deverão cumprir a participação
mínima (75%) nas atividades previstas das dez oficinas. Estas atividades deverão ser distribuídas entre fevereiro e
junho de 2024. Parceria com uma ETEC Getúlio Vargas para utilização das salas de aula e as áreas externas. A
expectativa é de trabalhar com até 40 jovens.
Oficina 1 – Apresentação do curso, dos pesquisadores e dos participantes que envolvem a pesquisa sobre poluição
atmosférica;
Oficina 2 – Uso e manuseio do sensor de baixo custo, exploração dos tipos de sensores e mecanismos de
medicação da poluição atmosférica nas esferas regionais e internacionais;
Oficina 3 – Fontes primárias e secundárias de poluentes urbanos e suas interferências na qualidade ambiental.
Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o
grupo de estudantes;
Oficina 4 – Condições climáticas: temperatura, umidade e pressão atmosférica na análise de poluentes
atmosféricos. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e
discussões com o grupo de estudantes;
Oficina 5 – Mobilidade urbana, urbanização e implicações na qualidade do ar na cidade de São Paulo. Construção
do mapa-falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes;
Oficina 6 – Reflexão parcial sobre os resultados obtidos. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da
coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes;
Oficina 7 – Saúde humana e as consequências atribuídas à exposição ao material particulado fino em áreas
urbanas. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e
discussões com o grupo de estudantes;
Oficina 8 – Serviços ecossistêmicos e os benefícios para mitigação do particulado fino. Roda de conversa e
construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de
estudantes;
Oficina 9 – Florestas urbanas e suas contribuições para minimizar os riscos de poluentes atmosféricos. Roda de
conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de
estudantes;
Oficina 10 – Apresentação dos resultados obtidos a partir das oficinas anteriores e fomento de discussão sobre
efeito de causalidade no território e relação entre áreas verdes.

Referências Bibliográficas:
CETESB – COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Padrões de qualidade do ar. São Paulo:
CETESB. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/ar/padroes-de-qualidade-do-ar>. Acesso em: 20 set. 2023.
CHIQUETTO, J. B.; RIBEIRO, F. N. D.; LEICHSENRING, A. R.; SOARES, J. R.; RIBEIRO, W. C. Poluição do ar e
segregação socioambiental: (des)construção de uma metrópole desigual. In: GÜNTHER, W. R. e PHILIPPI JR., A.
(Org.). Novos olhares sobre o ambiente urbano com foco na sustentabilidade. São Paulo: Faculdade de Saúde
Pública da USP, 2021. p. 104-134.
DICKINSON, J.; ZUCKERBERG, B.; BONTER, D. Citizen science as an ecological research tool. Annual Review of
Ecology and Systematics, Palo Alto, v. 41, n. 1, p. 149-172, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2023.
Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-ecolsys-102209-144636. Acesso em: 19 abr. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e
Terra, 1996.
IRWIN, A. Citizen Science: A Study of People, Expertise and Sustainable Development. 1ª ed. Londres:
Routledge, 1995.

Carga Horária:

29 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Thiago Luiz Salvadêo Santos
Thiago Nogueira


 
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