118309 - Monitoramento coparticipativo da qualidade do ar por meio da sensibilização socioambiental com estudantes de escola técnica estadual |
Período da turma: | 19/02/2024 a 28/06/2024
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Descrição: | Programa:
O programa será ministrado com uma carga horária de 29 horas, distribuídas em 10 oficinas pedagógicas participativas com duração de 3 horas em nove encontros e 2 horas em um encontro. Pretendemos despertar o interesse e motivação dos jovens de maneira colaborativa com os objetivos do curso. As atividades propostas podem sofrer alteração ao longo do curso para integrar outras metodologias participativas e interativas que melhor atendam à educação socioambiental. As atividades serão realizadas em colaboração com a Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, sediada na Rua Moreira e Costa, 242 – Ipiranga/São Paulo. Os jovens entre 13 a 17 anos de idade deverão cumprir a participação mínima (75%) nas atividades previstas das dez oficinas. Estas atividades deverão ser distribuídas entre fevereiro e junho de 2024. Parceria com uma ETEC Getúlio Vargas para utilização das salas de aula e as áreas externas. A expectativa é de trabalhar com até 40 jovens. Oficina 1 – Apresentação do curso, dos pesquisadores e dos participantes que envolvem a pesquisa sobre poluição atmosférica; Oficina 2 – Uso e manuseio do sensor de baixo custo, exploração dos tipos de sensores e mecanismos de medicação da poluição atmosférica nas esferas regionais e internacionais; Oficina 3 – Fontes primárias e secundárias de poluentes urbanos e suas interferências na qualidade ambiental. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes; Oficina 4 – Condições climáticas: temperatura, umidade e pressão atmosférica na análise de poluentes atmosféricos. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes; Oficina 5 – Mobilidade urbana, urbanização e implicações na qualidade do ar na cidade de São Paulo. Construção do mapa-falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes; Oficina 6 – Reflexão parcial sobre os resultados obtidos. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes; Oficina 7 – Saúde humana e as consequências atribuídas à exposição ao material particulado fino em áreas urbanas. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes; Oficina 8 – Serviços ecossistêmicos e os benefícios para mitigação do particulado fino. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes; Oficina 9 – Florestas urbanas e suas contribuições para minimizar os riscos de poluentes atmosféricos. Roda de conversa e construção do mapa falante a partir da coleta de dados. Roda de conversa e discussões com o grupo de estudantes; Oficina 10 – Apresentação dos resultados obtidos a partir das oficinas anteriores e fomento de discussão sobre efeito de causalidade no território e relação entre áreas verdes. Referências Bibliográficas: CETESB – COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Padrões de qualidade do ar. São Paulo: CETESB. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/ar/padroes-de-qualidade-do-ar>. Acesso em: 20 set. 2023. CHIQUETTO, J. B.; RIBEIRO, F. N. D.; LEICHSENRING, A. R.; SOARES, J. R.; RIBEIRO, W. C. Poluição do ar e segregação socioambiental: (des)construção de uma metrópole desigual. In: GÜNTHER, W. R. e PHILIPPI JR., A. (Org.). Novos olhares sobre o ambiente urbano com foco na sustentabilidade. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, 2021. p. 104-134. DICKINSON, J.; ZUCKERBERG, B.; BONTER, D. Citizen science as an ecological research tool. Annual Review of Ecology and Systematics, Palo Alto, v. 41, n. 1, p. 149-172, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev-ecolsys-102209-144636. Acesso em: 19 abr. 2023. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. IRWIN, A. Citizen Science: A Study of People, Expertise and Sustainable Development. 1ª ed. Londres: Routledge, 1995. |
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Carga Horária: |
29 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Thiago Luiz Salvadêo Santos Thiago Nogueira |
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