Atividade

116103 - Introdução à Programação em Python para Surdos

Período da turma: 08/01/2024 a 09/02/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:

Semana 1
Aula 1 - Visão geral do curso, breve histórico da computação, linguagens de programação, compiladores e interpretadores
Aula 2 - Introdução ao ambiente de desenvolvimento (IDE), editor de código e terminal de execução, primeiras expressões em Python
Aula 3 - variáveis numéricas e operações aritméticas, pequenos problemas envolvendo números inteiros

Semana 2
Aula 4 - strings e operações textuais, pequenos problemas envolvendo manipulação de strings
Aula 5 - variáveis booleanas e operações lógicas, pequenos problemas envolvendo valores booleanos
Aula 6 - documentação de código, exemplos e boas práticas

Semana 3
Aula 7 - controle de fluxo de execução, comandos ​if/else/elif, problemas envolvendo condições
Aula 8 - comando while, problemas envolvendo laços
Aula 9 - aula de revisão de conceitos

Semana 4
Aula 10 - listas e o comando for, problemas envolvendo listas​
Aula 11 - funções, problemas envolvendo funções
Aula 12 - bibliotecas em Python, exemplos usando math, numpy e matplotlib

Semana 5
Aula 13 - testes automatizados em Python
Aula 14 - introdução a alguns recursos mais avançados (ordenação, dicionários, recursão)
Aula 15 - aula de revisão de conceitos

Bibliografia;

Material didático para disciplinas de Introdução à Computação, Projeto MAC Multimídia, http://www.ime.usp.br/~macmulti/
Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1 com o Professor Fabio Kon, Plataforma Coursera, https://www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos
Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 2 com o Professor Fabio Kon, Plataforma Coursera, https://www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos-2

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Amanda Cristina de Assis
Marcelo Gomes de Queiroz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP