Atividade

116098 - Módulo I - Fundamentos de Economia

Período da turma: 15/04/2025 a 22/07/2025

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Descrição: Introdução à Estrutura de Mercado

A. Introdução ao Curso
OBJETIVO: Apresentar o curso, falar sobre os objetivos e sobre os seus módulos.

B. Os Fundamentos da Oferta e da Demanda e Comportamento do Consumidor
OBJETIVO: Entender como as curvas de oferta e de demanda são utilizadas para descrever o mecanismo de mercado. A análise da oferta e da demanda é uma ferramenta essencial e poderosa que pode ser aplicada a uma ampla variedade de questões interessantes e importantes. Verificar como os consumidores tomam decisões de consumo, de que forma as preferências e restrições orçamentárias determinam a demanda.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Definição de Mercado; Preços Reais e Nominais; Oferta e Demanda; O Mecanismo de Mercado; Elasticidade da Oferta e da Demanda de Curto e Longo Prazo; Efeitos da Intervenção Governamental; Preferências do Consumidor; Taxa Marginal de Substituição; Bens Substitutos e Complementares; Restrições Orçamentárias; Escolha do Consumidor; Preferência Revelada; Utilidade Marginal; Índices de Custo de Vida.
BIBLIOGRAFIA
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2014.
NICHOLSON, W. Microeconomic theory: basic principles and extensions. 12ª ed. New York: Cengage Learning, 2016.
VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2015.
MANKIW, N.G. Princípios de Microeconomia. Cengage Learning; 4ª edição, 2021.

C. Demanda, Comportamento do Consumidor e Incerteza.
OBJETIVO: Entender a demanda por diversas mercadorias e porque mercadorias diferentes possuem diferentes características de demanda. Analisar a escolha do consumidor em situações de incerteza. Explicaremos a razão pela qual as pessoas não gostam de situações que envolvam riscos e mostraremos de que forma elas podem reduzi-los e escolher entre alternativas de risco.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Curva de Demanda Individual; Bens Normais e Inferiores; Efeito Renda e Substituição; Demanda de Mercado; Excedente do Consumidor; Externalidades de Rede; Risco e Incerteza; Preferências em Relação ao Risco; Reduzindo o Risco; Demanda por Ativos de Risco; Risco e Retorno.
BIBLIOGRAFIA
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2014.
NICHOLSON, W. Microeconomic theory: basic principles and extensions. 12ª ed. New York: Cengage Learning, 2016.
VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2015.
MANKIW, N.G. Princípios de Microeconomia. Cengage Learning; 4ª edição, 2021.

D. Produção e custos
OBJETIVO: Entender como uma empresa toma decisões de produção com base na minimização dos custos e como eles variam com o volume produzido. O conhecimento da teoria da produção e do custo ajudará a entender as características da oferta de mercado. A teoria da produção e do custo é de importância fundamental também para a administração econômica da empresa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Empresas e suas Decisões de Produção; Função de Produção; Curto e Longo Prazo; Produção com Dois Insumos Variáveis; Rendimentos Marginais; Taxa Marginal de Substituição Técnica; Rendimentos de Escala; Medindo Custos; Custo de Oportunidade; Custos Irrecuperáveis; Custos Fixos e Variáveis; Custos no Curto e Longo Prazo; Produção com Dois Produtos – Economias de Escopo; Curva de Aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2014.
NICHOLSON, W. Microeconomic theory: basic principles and extensions. 12ª ed. New York: Cengage Learning, 2016.
VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2015.
MANKIW, N.G. Princípios de Microeconomia. Cengage Learning; 4ª edição, 2021.

E. Introdução à Estrutura de Mercado
OBJETIVO: Examinar uma ampla gama de mercados e explicar de que forma as decisões de preço, investimento e nível de produção das empresas dependem da estrutura de mercado e do comportamento dos concorrentes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Mercados Competitivos; Excedente do Consumidor e do Produtor; Monopólio; Monopsônio; Concorrência Monopolística; Oligopólio.
BIBLIOGRAFIA
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2014.
NICHOLSON, W. Microeconomic theory: basic principles and extensions. 12ª ed. New York: Cengage Learning, 2016.
VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2015.
MANKIW, N.G. Princípios de Microeconomia. Cengage Learning; 4ª edição, 2021.

F. Economia Comportamental
OBJETIVO: Oferecer alguns elementos importantes da área de economia comportamental, enfatizando algumas limitações do pressuposto de que os indivíduos são racionais maximizadores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Dois Sistemas; Heurísticas e Vieses; Confiança Excessiva; Escolhas; Dois Eus; Nudges.
BIBLIOGRAFIA
Kahneman, D. (2011). Thinking, Fast and Slow. Farrar, Straus and Giroux.
Thaler, R.H.; Sunstein, C.R. (2008). Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness. Yale University Press.
Tversky,A.; Kahneman, D. (1974). Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Science, 185: 1124–31.
Thaler, R.H. (2015). Misbehaving. A construção da economia comportamental. Editora Intrínseca.

G. Macroeconomia
OBJETIVO
A disciplina objetiva introduzir conceitos básicos para a análise do ambiente macroeconômico em que as empresas estão inseridas. Apresenta os principais indicadores macroeconômicos e como são calculadas as principais variáveis macroeconômicas: produto e crescimento econômico; taxa de desemprego; taxa de inflação; taxa de juros; entre outras. Pretende explicar as relações entre produto, desemprego e inflação e como os instrumentos de política econômica podem afetar o comportamento dessas variáveis.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceitos básicos; Agregados Macroeconômicos; Demanda Agregada; Índices de Preços, Inflação e Taxa de Juros; Política Monetária e Fiscal; Relação entre Produto, Desemprego e Inflação.
BIBLIOGRAFIA
BLANCHARD, O. (2017). Macroeconomia. 7ª edição. Editora Pearson.
EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. (2017). Manual de Economia. 7ª edição. Editora Saraiva.
GREMAUD, AMAURY. P., DIAZ, M. DOLORES. M., AZEVEDO, PAULO F. E TONETO JR., RUDINEI (2007). Introdução à Economia. Editora Atlas.
MANKIW, G. N. (2019). Introdução à Economia. 8ª edição. Editora Cengage Learning.
MANKIW, N.G. (2021). Macroeconomia. 10ª edição. Editora Atlas.

H. Análise Econômica e Setorial
OBJETIVO
As tendências econômicas afetam o desempenho de um setor. Essa disciplina realiza a análise do cenário econômico e a sua relação como os setores da economia.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Relação entre Economia e Setor; Influências Sociais, Tecnológicas e Políticas; Determinantes Estruturais da Intensidade da Concorrência; Intensidade da Rivalidade entre Concorrentes Existentes; Estratégias Competitivas.
BIBLIOGRAFIA
BODIE, Z.; KANE, A.; MARCUS, A. (2014). Investimentos. 10a Edição. Editora Mc Graw Hill Education.
PORTER, M.E. (2004). Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Editora Atlas.
REILLY, F.K.; NORTON, E.A. (2008). Investimentos. 7a Edição. Editora Cengage Learning.

Carga Horária:

90 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alex Luiz Ferreira
Alexandre Chibebe Nicolella
Fabio Augusto Reis Gomes
Fernando Antônio de Barros Júnior
Luciano Nakabashi
Sérgio Naruhiko Sakurai


 
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