115990 - Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional |
Período da turma: | 27/01/2025 a 09/02/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
- Apresentar os conceitos fundamentais relacionados ao conhecimento e gestão do conhecimento e inteligência organizacional; - Possibilitar a construção de uma visão global das questões que envolvem o gerenciamento do conhecimento e inteligência nas organizações a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas; e, - Capacitar para a atuação em práticas na Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional. Conteúdo Programático: A empresa como agente de criação e transferência de Conhecimento. Conceito de Conhecimento. Componentes do conhecimento na empresa. Transferência de conhecimento e capacidade de absorção. Taxonomia do conhecimento organizacional. Implicações estratégicas da taxonomia do conhecimento. Gestão do Conhecimento Organizacional. Criação e integração do conhecimento da empresa. Práticas de Gestão do Conhecimento. A inteligência Organizacional e suas conexões com a Gestão do Conhecimento. Processo de inteligência em organizações complexas. Elementos teóricos, componentes, modelos conceituais e práticas de inteligência organizacional. Inteligência organizacional e diferenciais competitivos. Referencias: CAPUANO, Ethel Airton et al. Inteligência competitiva e suas conexões epistemológicas com gestão da informação e do conhecimento. Ciência da Informação, v. 38, n. 2, p. 19-34, 2009. CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. FLEURY, Maria Tereza L.; JR., Moacir de Miranda O. Gestão estratégica do conhecimento - Integrando aprendizagem, conhecimento e competências. Grupo GEN, 2011. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2008.57, set./dez., 2016. www.uel.br/revistas/informacao/. REZENDE, Denis A. Inteligência Organizacional como Modelo de Gestão em Organizações Privadas e Públicas: Guia para Projetos de Organizational Business Intelligence - OBI.: Grupo GEN, 2015. TONI, Kelly Cristina Wilhelm e ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende. Educação corporativa na perspectiva da inteligência organizacional. Inf. Inf., Londrina, v. 21, n. 3, p. 228 – 2 BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2002. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Denise Aparecida Lustri |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |