Atividade

115931 - MÓDULO I: AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Período da turma: 27/11/2023 a 03/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: AULAS PRESENCIAIS

A ESALQ e o Impacto no Desenvolvimento do Agronegócio
Apresentação do histórico da ESALQ e suas atividades e áreas de abrangência ao longo do tempo. Suas contribuições com formação de pessoas e com desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. O impacto nas políticas e estratégias do agronegócio. Sua produção científica e impacto no agronegócio. Apresentação da estrutura, ambiente e das dependências do Campus Piracicaba.

Ambiente do Agronegócio e Tendências
Apresentação das estruturas globais e nacionais do ambiente do agronegócio, em termos de regiões, culturas e ecossistemas, indicando suas interrelações e impactos e negócios derivados. Refletir sobre a situação global atual e seus impactos futuros em termos gerais e particularmente no Brasil. Entender quais são os fatores propulsores dos agronegócios

O Foco na Gestão e Domínio do Território de Atuação
A visão de negócios a partir do mercado e do território de atuação. O inventário e avaliação da presença de mercado e cliente share. A avaliação da cobertura e do potencial de expansão. A identificação da presença dos concorrentes e do market share. O plano de desenvolvimento do território e a avaliação do potencial a partir do LTV e dos ciclos de reposição e serviços.

Business Intelligence
Análise estratégica de dados e os sistemas e amplitude e variáveis de Business Intelligence. Transformação das informações em inteligência de mercado. Construção de estratégias a partir da relação entre as informações Projetos de desenvolvimento de aplicações de BI em vendas.

Liderança e Gestão de Equipes
O mix de motivação da equipe de vendas. As Técnicas e procedimentos de liderança. A tarefa do líder e o comportamento voltado para o relacionamento. As características essenciais do líder. Como lidar com situações comportamentais negativas. As complexidades que envolvem a arte de liderar em vendas.

AULAS À DISTÂNCIA

Agricultura de Precisão
Histórico da agricultura de precisão. Caracterização de agricultura de precisão. Principais ferramentas utilizadas na agricultura de precisão. Principais empresas que atuam no segmento. Sistemas de suporte para decisão. Modelagem aplicada à agricultura de precisão. Análise econômica dos sistemas de aplicação localizada de insumos. Perspectivas futuras no segmento.

Economia no Agronegócio
Conceito de Produto Interno Bruto (PIB) e sua maneira de ser mensurado. Evolução da economia brasileira. Importância da agropecuária e do agronegócio na economia brasileira. Instrumentos de política macroeconômica: política fiscal; política monetária; política cambial; política de rendas; e política comercial. Inflação no Brasil.

Negociação Consultiva
O processo negocial consultivo, a visão do negócio, as variáveis a considerar, as estratégias e etapas negociação, o relacionamento entre os participantes do centro de compras, os desafios da negociação bem-sucedida, a identificação e a oferta de valor e o processo de preparação da negociação. As competências necessárias para o profissional de venda consultiva. A equação entre longo e curto prazo.

Negociação Persuasiva
O processo negocial, as estratégias e etapas da negociação, o relacionamento entre os negociadores, as variáveis do processo de persuasão e o processo de preparação da negociação. Definição de metas para negociação. As etapas e variáveis da comunicação persuasiva. O desenvolvimento da confiança e o entendimento do papel da persuasão. Aplicações em ambientes de vendas.

Marketing no Agronegócio
Conceitos centrais e orientação para o mercado. Os 4Ps. Sistema de informações e pesquisa de marketing. Macro e microambiente. Comportamento do consumidor. Segmentação e Posicionamento. Marketing de relacionamento. Marketing estratégico. Decisões sobre produtos e serviços. Decisões sobre preços e canais de distribuição. Decisões sobre comunicação e vendas.

Marketing Digital no Agronegócio
Presença digital das marcas e objetivos estratégicos do marketing digital. Diferenciais do marketing digital: marketing de conteúdo; marketing nas mídias sociais; marketing viral; marketing móvel; pesquisa online; publicidade online; novas tecnologias; aspectos de segurança, éticos e legais. Principais canais e estratégias de Marketing Digital. Monitoramento e medição. Exemplos e aplicações de marketing digital no agronegócio brasileiro.

Agronegócio da Citricultura
Importância do agronegócio citrícola brasileiro. Sistema produtivo. Características do mercado citrícola. Desafios fitossanitários. Contexto mundial e situação dos principais produtores. Sustentabilidade econômica e riscos do agronegócio citrícola. Perspectivas, desafios e oportunidades.

Agronegócio de Aves e Suínos
Sistemas produtivos. Fluxograma da cadeia produtiva. Evolução da produção de carne de frango e da carne suína no Brasil. Produção nacional. Mercado internacional. Formação de preços. Custos e insumos.. Perspectivas, desafios e oportunidades.

Agronegócio FLV e Flores
A importância estratégica do setor de Frutas Legumes e Verduras (FLV) e de Flores. Produção no Brasil. Áreas ocupadas pelas principais culturas. Produtividade das principais culturas. Composição do custo de produção das principais culturas. Exportações e importações do setor. Perspectivas, desafios e oportunidades.

Agronegócio de Bovinos e Leite
Evolução da produção de carnes e leite no Brasil. Sistemas de produção. Mercado interno e externo. Complexo agroindustrial da carne bovina e bacias leiteiras. Análise de mercado. Perspectivas, desafios e oportunidades.

Bibliografia do módulo
ALONSO, Felix Ruiz; GRANIZO LÓPEZ, Francisco; CASTRUCCI, Plínio Benedicto de Lauro. Curso de ética em administração empresarial e pública. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
AMARAL, Gisele et al. Panorama da pecuária sustentável. BNDES Setorial 36, 2012. p. 249-288. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1491. Acesso em: dez. 2012.
ARAUJO, Iraciara Santos de; OLIVEIRA, Ivanoel Marques de; ALVES, Ketiane dos Santos. Silvicultura: conceitos, regeneração da mata ciliar, produção de mudas florestais e unidades de conservação ambiental. São Paulo: Erica, 2015.
ASHLEY, Patricia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
ASSAF NETO, A. Curso de administração financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 12. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Fundamentos de administração financeira. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
BACHA, C. J. C. Gestão tributária das organizações na economia brasileira. 1. ed, Campinas: Editora Alínea, 2016. 120 p.
BACHA, Carlos José Caetano. Entendendo a Economia Brasileira. 3. ed. Campinas: Alínea, 2015.
BACHA, Carlos José Caetano; LIMA, Roberto Arruda de Souza. Macroeconomia: Teorias e Aplicações à Economia Brasileira. Campinas: Alínea, 2006.
BALBINO, L. C.; BARCELLOS, A. O.; STONE, L. F. Marco referencial: integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Brasília: Embrapa, 2011. 130p.
BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações: conceitos básicos e aplicações. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
BARBOSA, Fábio Alvim et al. Cenários para a pecuária de corte amazônica. 1 ed. Belo Horizonte: Editora IGC/UFMG, 2015. 146 p.
BELIK, Walter. O Financiamento da Agropecuária Brasileira no Período Recente. Texto para discussão 2028. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica – Ipea, 2015. 57 p.
BERNARDI, Alberto Carlos de Campos et al. (editores técnicos). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília,DF: Embrapa, 2014. 596 p.
BLANCHARD, K. 2011. Liderança de Alto Nível. Como liderar organizações de alto desempenho. Ed. Bookman, Porto Alegre, RS, Brasil.
BRAGA, Natália Mesquita. A cadeia da carne de frango: tensões, desafios e oportunidades. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 26, p. 191-232, set. 2007.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A matemática das finanças. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BUANAIN, Antônio Márcio; SILVEIRA, Rodrigo Lanna Franco da. Manual de avaliação de riscos na agropecuária: um guia metodológico. Rio de Janeiro: ENS-CPES, 2017. 133 p
CAMALIONTE, Edilberto; FONTES, Adolfo (org.). Inteligência de mercado: conceitos, ferramentas e aplicações: estratégias e ações para um profissional completo. São Paulo: Saint Paul, 2011. E-book.
CONATY, B.; CHARAN, R. 2011. A arte de cultivar líderes. Como se tornar um mestre na criação de talentos. Elsevier, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
CÔNSOLI, Matheus Alberto; NEVES, Marcos Fava (Coord.). Estratégias para o leite no Brasil. São Paulo: Atlas, 2006
DE FARO, Clóvis. Fundamentos de Matemática Financeira: uma introdução ao cálculo financeiro e à análise de investimentos de risco. São Paulo: Saraiva, 2006.
DE ZEN, S. et al. Pecuária de corte brasileira: impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa. 2008. Disponível em: http://www.cepea.esalq.usp.br/pdf/Cepea_Carbono_pecuaria_SumExec.pdf. Acesso em: 18 mai. 2012.
DIAS, A. C. et al. Manual Brasileiro de Boas Práticas Agropecuárias na Produção de Suínos. Brasília, DF: ABCS; MAPA; Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2011. 140 p.
DINIZ, A. 2005. O Líder do Futuro – A transformação em Líder Coach. ABTD, São Paulo, SP, Brasil.
DOANE, David P.; SEWARD, Lori E. Estatística aplicada à administração e economia. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
FERREIRA, Jefferson Cavalcante. Manual de vendas para novos vendedores: uma abordagem prática da aplicação dos principais conceitos da programação neurolinguística para quem deseja ampliar sua capacidade de comunicação em negociações e vendas. Natal: IFRN, 2011. 111p.
FIGUEIREDO, E. A. P. A genética da Embrapa para a produção suína. Revista Suinocultura Industrial, edição 263, ano 37, n. 2, p. 16-21, 2015.
FIGUEIREDO, P. N. Gestão da inovação: conceitos, métricas e experiências de empresas no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2920-7. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019.
FUTRELL, Charles M. Vendas: o guia completo. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência competitiva em tempos de Big Data: analisando informações e identificando tendências em tempo real. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. E-book.
HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. 1996. O líder do futuro. Visões, estratégias e práticas para uma nova era. Futura, São Paulo, SP, Brasil.
IPARDES. INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Análise da competitividade da cadeia agroindustrial de carne de frango no estado do Paraná. Curitiba, 2002.
JESUS JUNIOR, Celso de; RODRIGUES, Luiza Sidonio; MORAES, Victor Emanoel Gomes de. Fruticultura: convergências e divergências. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.32, p. 371-396, set. 2010.
JESUS JUNIOR, Celso de; RODRIGUES, Luiza Sidonio; MORAES, Victor Emanoel Gomes de. Fruticultura: formas de organização nos principais países exportadores. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.34, p. 239-270, set. 2011.
KATZENBACK, J. R.; SMITH, D. K. 2001. Equipes de alta performance. Conceitos, princípios e técnicas para potencializar o desempenho das equipes. Campus, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
KOKOSKA, Stephen. Introdução à estatística: uma abordagem por resolução de problemas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
Luana Zara Miolo de Oliveira et al. Gestão de pessoas. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
MAIA, Guilherme Baptista da Silva et al. Pecuária leiteira. Informativo Técnico AGRIS, Rio de Janeiro, n.4, p. 1-16, dez. 2012.
MARINHO, R. M.; OLIVEIRA, J. F. 2005. Liderança, uma questão de competência. Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
MARÓSTICA, Eduardo; MARÓSTICA, Neiva Alessandra Coelho; CASTELO BRANCO, Valdec Romero. Inteligência de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2014. E-book.
MARTINELLI, Dante Pinheiro. Negociação empresarial: enfoque sistêmico e visão estratégica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2015.
MARTINELLI, Dante Pinheiro; GHISI, Flávia Angeli; MARTINS, Talita Mauad (Organizadores). Negociação: conceitos e aplicações práticas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MARTINS, Gilberto de Andrade; DOMINGUES, Osmar. Estatística geral e aplicada. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MOLIN, José Paulo; AMARAL, Lucas Rio do, COLAÇO, André Freitas. Agricultura de precisão. São Paulo: Oficina de Textos, 2015. 238 p.
NEVES, Marcos Fava. A Laranja Concentrada. In: NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSTAJN, Decio; NEVES, Evaristo Marzabal. Agronegócios do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005. Cap. 23, p. 125-127.
NEVES, Marcos Fava. Estratégias para o Sistema Agroindustrial da Laranja. In: NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSTAJN, Decio; NEVES, Evaristo Marzabal. Agronegócios do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005. Cap. 24, p. 128-130.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Governança corporativa na prática: integrando acionistas, conselho de administração e diretoria executiva na geração de resultados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
OLIVEIRA, J. F.; MARINHO, R. M (orgs.). 2005. Liderança. Uma questão de competência. Editora Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
Proença, A. et al. Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online.
RIBEIRO NETO, José Antonio. Big Data para Executivos e Profissionais de Mercado. 2. ed. 2019. E-book.
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Business intelligence e análise de dados para gestão do negócio. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. E-book.
SLOMSKI, Valmor; MELLO, Gilmar Ribeiro de; TAVARES FILHO, Francisco; MACÊDO, Fabrício de Queiroz. Governança corporativa e governança na gestão pública. São Paulo: Atlas, 2008.
SPIEGEL, Murray R.; STEPHENS, Larry J. Estatística. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Stephen A. Ross et al. Administração financeira. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
SWEENEY, Dennis J.; WILLIAMS, Thomas A.; ANDERSON, David R. Estatística aplicada à administração e economia. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
VIEIRA SOBRINHO, J. D. Matemática financeira. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Carga Horária:

103 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Carlos Jose Caetano Bacha
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Giampaolo Buso
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Gilberto Tozatti
José Carlos de Lima Júnior
Jose Paulo Molin
Josmar Andrade
Marcelo Chiavone Pontes
Marcelo Ramalho
Paulo Roberto Lucas de Oliveira
Regina Claudia Cantele
Roberto Rodrigues
Sergio Soriano
Thiago Bernardino de Carvalho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP