Atividade

115891 - NETF - Distúrbios da comunicação e da deglutição nas síndromes e anomalias craniofaciais

Período da turma: 01/03/2025 a 28/02/2026

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Descrição: EMENTA
A presença de anomalias craniofaciais e síndromes é frequentemente associada às alterações da comunicação oral, alimentação e disfagia. O gerenciamento adequado destas condições requer um cuidado interdisciplinar, integrado e interprofissional e que envolve a interface entre diversas áreas da educação. Esta disciplina abordará conhecimentos teóricos e simulações relacionados ao diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação e disfagia nas síndromes e anomalias craniofaciais.

OBJETIVO
Desenvolver conhecimentos teórico-práticos que embasem o desenvolvimento de habilidades e competências para o gerenciamento dos processos de comunicação oral, alimentação e deglutição nas anomalias craniofaciais e síndromes genéticas.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
1. Avaliação e intervenção precoce na alimentação de pacientes com anomalias craniofaciais e síndromes genéticas.
2. Avaliação clínica e instrumental da deglutição em pacientes com anomalias craniofaciais complexas e síndromes genéticas.

METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas e/ou atividades em ambiente de apoio à aprendizagem; análise e discussão de casos clínicos; análise crítica de artigos científicos; aulas práticas e/ou simulações.
Recursos audiovisuais: multimídia e/ou ferramentas de tecnologia educacional (moodle: E-Disciplina / USP Extensão).

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Tanto o processo ensino-aprendizagem quanto o residente serão avaliados de forma interativa observando-se: presença e participação nas aulas; participação nas discussões de casos clínicos; desempenho em seminários e em atividades em ambiente de apoio à aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA
FERNANDES, F. D. M.; MENDES, B. C. A.; NAVAS, A. L. P. G. P. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca; 2010. 864p.
LEVY, D. S.; ALMEIDA, S. T. Disfagia Infantil. 1. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2018. 304p.
PERNAMBUCO, L. A.; SILVA, H. J.; SOUZA, L. B. R.; MAGALHÃES JR., H. V.; CAVALCANTI, R. V. A. (Org.). Atualidades em Motricidade Orofacial. Rio de Janeiro: Revinter Ltda., 2011. 204p.
SILVA, H. J.; TESSITORE, A.; MOTTA, A. R.; CUNHA, D. A.; BERRETIN-FELIX, G.; MARCHESAN, I. Q. (Org.). Tratado de Motricidade Orofacial. 1. ed. São José dos Campos-SP: Pulso Editorial, 2019. 848p.
TRINDADE, I. E. K.; SILVA FILHO, O. G. (Org.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos; 2007. 337p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARVEDSON, J. C.; BRODSKY, L.; LEFTON-GREIF, M. A. Pediatric swallowing and feeding: assessment and management. 3rd. ed. San Diego, CA: Plural Publishing. 2020. 602p.
PETERSON-FALZONES, J.; HARDIN-JONES, M. A.; KARNELL, M. P. (Ed.). Cleft Palate Speech. 4th. ed. Mosby, 2009. 432p.

Carga Horária:

100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Haline Coracine Miguel
Melissa Zattoni Antoneli
Rosana Prado de Oliveira
Tatiane Totta Salgado


 
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