Atividade

115836 - NC - Dinâmica das relações interpessoais e do trabalho em equipe

Período da turma: 01/03/2024 a 28/02/2025

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Descrição: ABRANGE:
1. Humanização em saúde
2. Perspectivas do trabalho em equipe
3. Gestão em saúde

OBJETIVOS
• Promover a integração e o conhecimento da filosofia e funcionamento do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP).
• Informar sobre os principais aspectos da Política Nacional de Humanização e diretrizes para implantação de um Grupo de Trabalho da Humanização Hospitalar. Relacionar os princípios e diretrizes do SUS com a rotina do serviço em saúde.
• Possibilitar uma aproximação teórica sobre os conceitos do trabalho em equipe e suas repercussões na prática profissional cotidiana. Refletir sobre as possibilidades e dificuldades da prática em equipe e interdisciplinar na saúde.

METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas, com a participação dos estudantes, mediante discussões das ideias e conceitos. Leituras direcionadas e elaboração de aula como avaliação. Apresentação de seminários pelos residentes, em grupos previamente constituídos de forma interdisciplinar. Apresentação de vídeos para discussões sobre a temática solicitada. Apresentação de vivências dos estudantes em práticas interdisciplinares no HRAC-USP e outras instituições. Discussão de casos.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
• Obrigações éticas e humanização no HRAC-USP. A trajetória da Humanização Hospitalar. Vertentes da Humanização. Impactos da Humanização nas Instituições Hospitalares. Política Nacional de Humanização (PNH). Princípios da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Objetivos, diretrizes e dispositivos para implementação do HumanizaSUS. Humanização como política transversal na Rede SUS. Aplicação da PNH: AcolheSUS e implantação do Grupo de Trabalho da Humanização (GTH-HRAC-USP). Atividades e programas de humanização do HRAC-USP: ações do GTH-HRAC-USP. Acervo digital HumanizaSUS.
• Estudos sobre a interdisciplinaridade e seu processo histórico. Os diferentes níveis de relações de equipe: multi, inter e transdisciplinar. A interdisciplinaridade: conceitos, características e perspectivas. As relações da equipe no contexto hospitalar: multi, inter ou trans? A importância do estudo socioeconômico para o planejamento e intervenção da equipe. Discussão sobre a interprofissionalidade e a educação interprofisisonal.
• Equipe: gestão, liderança e estratégias. A interprofissionalidade.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Participação nas discussões durante as aulas expositivas, discussão de artigos científicos indicados como leitura dirigida e avaliação escrita. Seminários com temas pré-definidos. Estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas. Avaliação da frequência.

BIBLIOGRAFIA
ARAÚJO, T.A.M.; VASCONCELOS, A.C.C.P.; PESSOA, T.R.R.F.; FORTE, F.D.S. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar de residentes e preceptores. Interface, Botucatu, v. 21, n.62, p. 601-13, 2017.
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BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
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SANTOS-FILHO, S.B. Perspectivas da avaliação na Política Nacional de Humanização em Saúde: aspectos conceituais e metodológicos Ciência & Saúde Coletiva, 12(4): 999-1010, 2007.
SOUZA, D.R.P.; SOUZA, M.B.B. Interdisciplinaridade: identificando concepções e limites para a sua prática em um serviço de saúde. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009;11(1):117-23. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46895. Acesso em: 15 ago. 2022.
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Regimento do Grupo de Trabalho da Humanização do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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GUEDES, L.E., FERREIRA JUNIOR, M. Relações disciplinares em um centro de ensino e pesquisa em práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças. Saúde e Sociedade, v.19, n.2, São Paulo, jun. 2010.
LEMOS, L.L; REINEIROS, N.; MORAIS, V. de; BERMÚDEZ, X.P.D. A transdisciplinaridade no trabalho em equipes do Programa Saúde da Família: um estudo de caso. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/10178153/A-transdisciplinaridade-no-trabalho-em-equipes-do-Programa-Saude-da-Familia-um-estudo-de-caso. Acesso em: 15 ago. 2022.
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MATOS, E.; PIRES, D.E.P. Práticas de cuidado na perspectiva interdisciplinar: um caminho promissor. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2009. Abr-Jun; 18(2): 338-46.
MATOS, E.; PIRES, D.E.P. Relações de trabalho e subjetividade em equipes interdisciplinares de atenção à saúde. In: [Tese de doutorado] A contribuição da prática interdisciplinar na construção de novas formas de organização do trabalho em saúde. Disponível em:
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RIBEIRO, C.; ARAUJO, D.; MESQUITA, E.; MACHADO, F.; CARREIRO, J.; CAL, L. Interdisciplinaridade no Contexto Hospitalar. CienteFico. Ano IV, v. 1, Salvador, jan./jun. 2004.
RODRIGUES, M.M.; MENDONÇA, A.; GUIRAUD, F.L.M. Equipes transdisciplinares e os desafios de uma prática articulada em socioeducação. 2008. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/pagina-419.html. Acesso em: 15 ago. 2022.
SEVERO, S.B.; SEMINOTTI, N. Integralidade e transdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na saúde coletiva. Pós-graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ciência & Saúde Coletiva, 15(Supl. 1):1685-1698, 2010.
VELLOSO, C.C. Equipe multiprofissional de saúde. Rev. E.F. n.17. Rio de Janeiro. set. 2005. Disponível em: http://www.confef.org.br/extra/revistaef/arquivos/2005/N17_SETEMBRO/09_EQUIPE_MULTIPROFISSIONAL_DE_SAUDE.PDF. Acesso em: 15 ago. 2022.
VILELA, E.M.; MENDES, I.J.M. Interdisciplinaridade e saúde: Estudo bibliográfico. Rev. Latino-am Enfermagem, julho-agosto 2003; 11(4): 525-31.

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 16
 
Ministrantes: Maria Irene Bachega
Rayanne Meyer Barduzzi


 
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