Atividade

115834 - NC - Aspectos psicossociais, legais e reabilitação das fissuras orofaciais

Período da turma: 01/03/2024 a 28/02/2025

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Descrição: ABRANGE:
1. Aspectos psicossociais e reabilitação das fissuras orofaciais
2. Aspectos legais da reabilitação
3. Atuação da Enfermagem no HRAC-USP com foco na interdisciplinaridade
4. Prótese de Palato
5. Protocolos internacionais e estudos multicêntricos
6. Telessaúde

OBJETIVOS
1. Trazer ao conhecimento do residente as teorias do desenvolvimento psicossocial e suas fases. Caracterizar os aspectos psicossociais da pessoa com fissura e dar condições para sua compreensão, favorecendo sua participação no processo de reabilitação como integrante da equipe. Apresentar a Psicologia Hospitalar e o papel do psicólogo a atuação interdisciplinar. Caracterizar, discutir e compartilhar questões direcionadas à compreensão dos aspectos psicossociais relevantes à estruturação do desenvolvimento e a reabilitação da pessoa com fissura labiopalatina e sua família. Propor estratégias de atuação interdisciplinar que visem o bem-estar e a qualidade de vida.
2. Analisar as políticas sociais brasileiras. Discutir e analisar a Política de Seguridade Social no Âmbito da Saúde, Previdência Social e Assistência Social. Operacionalizar os conceitos de política social e cidadania, entre outros. Adentrar no campo do direito e conhecer as diversas normas jurídicas existentes no Brasil, que disciplinam a vida do ser humano em sociedade e que possibilitam a garantia do exercício de sua cidadania – permitindo, assim, que o aluno consiga analisar a exclusão social e as políticas de inclusão dentro do contexto social brasileiro.
3. Propiciar oportunidades para que os residentes conheçam e reconheçam a atuação da Enfermagem nos diferentes setores hospitalares, com foco na interdisciplinaridade, incluindo o atendimento ambulatorial, perioperatório e a pacientes semicríticos e críticos, em particular naqueles acometidos por síndromes e outras anomalias, além da fissura labiopalatina.
4. Fornecer conhecimentos teórico-práticos sobre o processo de reabilitação da fala por meio de prótese de palato e obturadores faríngeos. Fornecer conhecimentos sobre o processo de confecção das próteses de palato e obturadores faríngeos.
5. Compartilhar experiências e provocar reflexões que possam contribuir para a implementação de outros serviços, nesta área tão específica, pelo Brasil afora.
6. Compartilhar conhecimentos e experiências envolvendo ações em telessaúde nas síndromes e anomalias craniofaciais. Possibilitar a análise dos aspectos clínicos e práticos de telessaúde para o gerenciamento dos casos. Favorecer a integração entre práticas em alta complexidade e serviços de atenção básica oferecidos nas cidades de origem dos pacientes.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadaa; troca de experiências e discussão de casos clínicos; apresentação de vídeos, leitura e discussão de textos; debates sobre temas relevantes aos conteúdos ministrados; seminários de apresentação de casos com foco interdisciplinar.

PROGRAMA DE ATIVIDADES
1. Fases do desenvolvimento psicossocial e suas aprendizagens. Aspectos psicossociais da pessoa com fissura em seu desenvolvimento. O papel da Psicologia e o contexto hospitalar. A integração da criança fissurada em seu meio familiar, escolar e na adolescência. Desempenho psicossocial avaliado em pacientes na fase final do tratamento no HRAC-USP. Aspectos psicossociais: conceituação e aplicabilidade no campo interdisciplinar. A participação da Psicologia no processo interdisciplinar: recursos e possibilidades. Aspectos psicossociais relevantes para a pessoa com fissura labiopalatina nas diversas fases do desenvolvimento. Qualidade de vida e avaliação psicossocial. Ajustamento psicossocial e resiliência.
2. As políticas sociais e o Serviço Social. Conceitos: Estado, Sociedade Civil e Política Social. A sociedade civil no espaço público: relação Estado-Sociedade, pobreza, cidadania e direitos sociais. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Descentralização e municipalização da Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Política de Seguridade Social e a Constituição Federal de 1988: direitos e garantias fundamentais; princípio da igualdade; princípio da legalidade; direito à vida. Código Civil: das pessoas – sujeitos do direito, personalidade jurídica, capacidade, casamento, união estável, separação e divórcio. O Estatuto da Criança e do Adolescente: abrangência, Pátrio Poder, guarda, adoção e Conselho Tutelar. Direitos das pessoas com deficiência: benefício de prestação continuada, transporte gratuito, reserva de cotas no mercado de trabalho e concursos públicos.
3. Atuação da equipe de Enfermagem do HRAC-USP no ambulatório, no pós-operatório das cirurgias craniofaciais, na Central de Material e Esterilização e no atendimento de crianças com síndromes associadas às fissuras labiopalatinas.
4. Função normal e disfunção velofaríngea. Diagnóstico e tratamento das alterações de fala nas fissuras labiopalatais. Reabilitação protética em Odontologia e técnicas de confecção das próteses de palato e obturadores faríngeos. Reabilitação de fala por meio de fonoterapia intensiva de pacientes que fazem uso de prótese de palato ou obturadores faríngeos.
5. Anomalias craniofaciais e abordagem terapêutica. Protocolos internacionais e estudos multicêntricos na reabilitação da fissura labiopalatina.
6. Noções básicas sobre telessaúde no Brasil. Noções básicas sobre teleducação no HRAC-USP. Noções básicas sobre teleassistência no HRAC-USP. Noções básicas sobre serviços de alta complexidade e de atenção básica à saúde.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Seminários com temas pré-definidos. Estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas. Participação do residente em aula e nas atividades propostas.

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Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 16
 
Ministrantes: Armando dos Santos Trettene
Cláudia Berbert Campos
Cristiano Tonello
Dagma Venturini Marques Abramides
Deborah Viviane Ferrari
Maria Ines Pegoraro Krook
Mônica Moraes Waldemarin Lopes
Wanderléia Quinhoneiro Blasca


 
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