Atividade

115822 - Módulo 4 - Inovações em Marketing

Período da turma: 29/10/2025 a 11/03/2026

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Descrição: 1. Neuromarketing
Conteúdo Programático:
• O componente emocional na economia
• Escolha intertemporal
• Escolhas econômicas: modelos e aplicações
• Neuroeconomia
• Neuromarketing
Referências Bibliográficas:
NILASHI, Mehrbakhsh et al, Neuromarketing: A Review of Research and Implications for Marketing. Journal of Soft Computing and Decision Support Systems, v.7, n.2, março de 2020.
Oliveira, Jorge Henrique Caldeira de; GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. What is Neuromarketing? A Proposal for a Broader and more Accurate Definition. Global Business and Management Research: An International Journal, v. 9, n. 2, 2017.
RAWNAQUE, Ferdousi Sabera et al. Technological advancements and opportunities in Neuromarketing: a systematic review. Brain Informatics ,v.7, n.10, p.1-19, setembro de 2020.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre neuromarketing, demostrando sua aplicação para otimizar as estratégias e resultados das ações de marketing, bem como demostrar como os resultados das técnicas de neuromarketing podem ser analisados e utilizados para tomada de decisão em marketing.

2. Canvas e design thinking aplicados ao Marketing
Conteúdo Programático:
• Canvas
• Etapas para a construção do Canvas
• Aplicação do Canvas ao marketing
• Desing thinking
• Metodologias de desing thinking
• Ferramentas de desing thinking
• Desing thinking e inovação

Referências Bibliográficas:
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Thinking. São Paulo: Grupo A, 2015
CASTRO, Alexandre Cesar Motta D. Marketing Canvas. São Paulo: Alta Books, 2018.
FINOCCHIO, José. PM Canvas 2ED. São Paulo: Saraiva, 2019.
LI, Yeping et al. Design and Design Thinking in STEM Education. Journal for STEM Education Research, v2. p.93-104, outubro de 2019.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre Canvas e desing thinking e suas aplicações ao marketing, demostrando como aplicá-los para agregar valor ao cliente, estimular a inovação de forma dinâmica no marketing organizacional.

3. Inteligência artificial aplicado ao Marketing
Conteúdo Programático:
• Inteligência artificial
• Tipos de inteligência artificial
• Tecnologias relacionadas a inteligência artificial
• Inteligência artificial aplicado ao Marketing
Referências Bibliográficas:
CARVALHO, André Carlos Ponce de Leon Ferreira; et al. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 2ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2021.
DOS DA SILVA, Fabrício M; LENZ, Maikon L.; FREITAS, Pedro H C.; SANTOS, Sidney C. Bispo. Inteligência artificial. São Paulo: Grupo A, 2019.
TEIXEIRA, Fernando. Inteligência Artificial em Marketing e Vendas. São Paulo: Editora Alta Books, 2021.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre inteligência artificial, bem como as tecnologias utilizadas pela inteligência artificial. Demostrar a aplicação da mesma para otimizar as ações de marketing.

4. Mobile Marketing
Conteúdo Programático:
• Definições de mobile marketing
• Características do mobile marketing
• Estratégias de mobile marketing
• Aplicação do mobile marketing como diferencial competitivo
Referências Bibliográficas:
MARQUES, Vasco. Marketing Digital 360. São Paulo: Grupo Almedina, 2018.
SCHOLZA, Joachim Scholza; DUFFY, Katherine. We ARE at home: How augmented reality reshapes mobile marketing and consumer-brand relationships. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 22, p.11-23, maio de 2018.
TONG, Siliang Tong; LUO, Xueming Luo; XU, Bo. Personalized mobile marketing strategies. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, p.64–78, outubro de 2019.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos sobre mobile marketing, bem como estratégias para otimizar os resultados de sua aplicação de forma a agregar valor ao cliente e desenvolver diferencial competitivo para a organização.

5. Criatividade e Inovação
Conteúdo Programático:
• Contextualização da criatividade e Inovação
• Conceito de criatividade
• O Processo criativo
• Conceito de Inovação
• Tipos de Inovação
• Framework e ferramentas de inovação
Referências Bibliográficas:
DA SILVA, Fabiane Padilha; LIMA, Aline P. Lins D.; ALVES, Aline; AL., et. Gestão da inovação. São Paulo: Grupo A, 2018.
FASCIONI, Ligia. Atitude Pró-Inovação. São Paulo: Editora Alta Books, 2021,
TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na Prática. São Paulo: Editora Alta Books, 2020.
Objetivo: Consolidar os conceitos sobre criatividade e inovação, apresentar o processo criativo e os tipos de inovação de modo a desenvolver habilidades para identificar oportunidades de inovação e aplicar projetos de inovação nas ações de marketing.

6. Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Conteúdo Programático:
• Pesquisas cientificas
• Percurso metodológico para realização de pesquisas científicas
• Apresentação das etapas a serem desenvolvidas para a realização do trabalho de conclusão de curso
• Escolha do eixo temático e tema de pesquisa
Referências Bibliográficas:
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica, 7ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Grupo GEN, 2021.
LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da S. Metodologia Científica, São Paulo: Grupo A, 2019.
Objetivo: Apresentar o percurso metodológico a ser seguido para a realização de pesquisas científicas, bem como as etapas a serem desenvolvidas para a realização do trabalho de conclusão de curso.

Carga Horária:

66 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alexandre Aparecido Dias
Cesio Pinto Barbosa Lemos
Evandro Marcos Saidel Ribeiro
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Marina Toledo Lourenção Rocha


 
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