Atividade

115821 - Módulo 3 - Gerenciamento do Marketing Mix

Período da turma: 04/06/2025 a 22/10/2025

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Descrição: 1. Gerenciamento de Produtos
Conteúdo Programático:
• Características e classificação dos produtos
• Diferenciação
• Relações entre produtos e marcas
• Embalagem, rotulagem e garantias
• Ciclo de vida de produtos
Referências Bibliográficas:
CARVALHO, Marco Aurélio D. Inovação em produtos: IDEATRIZ, uma aplicação da TRIZ / Inovação Sistemática na ideação de produtos. São Paulo: Editora Blucher, 2017.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
ROCHA, Marcos Donizete A.; OLIVEIRA, Sérgio Luís Ignácio D. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Saraiva, 2017.
Objetivo: Fazer como que os alunos pensem estrategicamente na gestão de um produto no mercado competitivo, bem como identificar as melhores estratégias para gerenciar produtos de acordo com seu ciclo de vida.

2. Gerenciamento Serviços
Conteúdo Programático:
• A natureza dos serviços
• Estratégias de marketing para empresas prestadoras de serviços
• Gerenciamento da qualidade dos serviços
• Necessidades dos clientes em serviços: identificando e criando valor
Referências Bibliográficas:
COBRA, Marcos. Marketing de Serviços. São Paulo: Grupo GEN, 2020.
GRÖNROOS, Christian. Viewpoint: service marketing research priorities. Journal of Services Marketing, v.34, n. 3, p.291-298, janeiro de 2020.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
Objetivo: Apresentar as principais estratégias para a gestão adequada de serviços, de forma a otimizar a qualidade percebida pelo cliente e melhor atender suas necessidades.

3. Canal de Marketing
Conteúdo Programático:
• Canais de marketing e rede de valor
• O papel dos canais de marketing
• Decisões de projeto de canal
• Decisões de gerenciamento de canal
• Integração de canal e sistemas
• Conflito, cooperação e concorrência
Referências Bibliográficas:
ELLIOT, Esi Abbam; NGUGI, Benjamin; MALGWI, Charles A. Mitigating microfinance marketing channels inefficiencies with customerization of mobile technology. International Marketing Review, v. 35, n. 4, p. 619-636, junho de 2018.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
YAN, Wei et al. Clicks versus Bricks: The role of durability in marketing channel strategy of durable goods manufacturers. European Journal of Operational Research. v. 265, n. 3, p.909-918, março de 2018.
Objetivo: Consolidar os conceitos sobre canal de marketing, e por meio de uma melhor compreensão dos papeis de cada um dos canais, ser capaz de tomar as melhores decisões sobre integração dos mesmos, de forma a otimizar os resultados de cada um dos canais de marketing.

4. Trade Marketing
Conteúdo Programático:
• O que é trade marketing
• A importância do trade marketing para as organizações
• Vantagem competitiva com o trade marketing
• Operação de trade marketing
• Execução de trade marketing no ponto de venda

Referências Bibliográficas:
DIYANOV, S; GUBA, E; GUSEVA M; POPOVA, T. Strategies and Innovations in Modern Trade Marketing. International Journal of Economics and Business Administration, v.7, n.1, p. 494-500, junho de 2019.
HARVEY, Dávila Narváez et al. Trade marketing como estratégia de posicionamento empresarial. Revista de Ciências Sociales (RCS), v.15, n.1, p.130-145, maio de 2019.
JAVIER, Francisco. Trade marketing: A conquista do consumidor no ponto-de-venda.1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
Objetivo: Demostrar a importância do trade marketing para o desenvolvimento de vantagens competitivas e alavancagem das vendas, bem como apresentar como aplicar do trade marketing nas organizações, a fim de otimizar as vendas.

5. Canais digitais: marketplace, e-commerce e novos modelos
Conteúdo Programático:
• Empresas inteiramente virtuais
• Empresas virtuais e reais
• Estratégias de marketing em e-business
• Tendências de mercado em e-business
• Comportamento do consumidor eletrônico
• Diferenças de estrutura de E-business por tipo de cliente
• Planejamento estratégico em marketing digital
• Gestão de operações digitais
• Marketing de busca
• Endomarketing e marketing digital
Referências Bibliográficas:
MARQUES, Vasco. Marketing Digital 360. São Paulo]:Grupo Almedina, 2018.
POOLE, Sonja Martin et al. Operationalizing Critical Race Theory in the Marketplace. Journal of Public Policy & Marketing, v.40, n.2 p. 126-14, 2020.
RÉVILLION, Anya S P.; LESSA, Bruno de S.; NETO, Rogério G.; AL., et. Marketing digital. São Paulo Grupo A, 2020.
Objetivo: Apresentar os diversos canais digitais possíveis de atuação organizacional, bem como as diferentes estratégias de marketing a serem utilizadas em cada um dos canais, de modo a otimizar os resultados de cada um deles. Desenvolver e analisar diferentes estratégias de atuação nos canais digitais.

6. Precificação em Marketing
Conteúdo Programático:
• Estabelecimento de preços
• Passos para estabelecimento de preços
• Adequação de preço
• Iniciativas e respostas à mudanças de preços
• Preço de reserva
• Precificação estratégica
Referências Bibliográficas:
ALI, Bayad Jamal; ANWAR, Govand Anwar. Marketing Strategy: Pricing strategies and its influence on consumer purchasing decision. International journal of Rural Development, Environment and Health Research, v.5,n.2,p.26-39, abril de 2021.
KOGA, Bruno Yudi S. Precificação Personalizada. São Paulo: Grupo Almedina , 2021.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
Objetivo: Consolidar o conhecimento sobre as diferentes estratégias de precificação atreladas ao marketing, desenvolver habilidades para análise e tomada de decisão relacionada a estratégia de precificação.

7. Comunicação de Marketing
Conteúdo Programático:
• A função da comunicação de marketing
• O desenvolvimento de uma comunicação eficaz
• Decisão sobre o mix de comunicação de marketing
• Gerenciamento do processo de comunicação integrada de marketing
Referências Bibliográficas:
AMIN, M. Ali Syamsuddin; PRIANSAH, Peri. Marketing Communication Strategy To Improve Tourism Potential. Budapest International Research and Critics Institute Journal (BIRCI-Journal), v.2, n. 4, p. 160-166, novembro de 2019.
ROCHA, Marcos; TREVISAN, Nanci. Comunicação Integrada de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2018.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação 3ED. São Paulo: Editora Saraiva, 2020.
Objetivo: Apresentar as estratégias de comunicação de marketing. Conhecer as técnicas para atrelar as estratégias de comunicação com as estratégias de marketing, e desenvolver a habilidade de analisar e criar estratégias de comunicação adequadas as estratégias organizacionais.

8. Mídias Sociais e Leads Orgânicos em Marketing
Conteúdo Programático:
• Origem e desafios
• Fanpages
• Facebook e outras redes sociais
• Twitter e comunicação
• Youtube
• Mídias sociais, comunicação e mercado
Referências Bibliográficas:
MAHON, Ciarán M. A psicologia da mídia social. São Paulo: Editora Blucher, 2021.
MARQUES, Vasco. Redes Sociais 360. São Paulo: Grupo Almedina, 2020.
ROCHA, Marcos; TREVISAN, Nanci. Marketing nas mídias sociais. São Paulo: Saraiva, 2020.
Objetivo: Apresentar as principais mídias sociais disponíveis para aplicação das estratégias de marketing, bem como as principais estratégias para utilização e análise das ações realizadas nas mídias sociais. Desenvolver habilidades para o desenvolvimento de estratégias adequadas para utilização de cada uma das mídias sociais.

9. Inbound Marketing
Conteúdo Programático:
• Inbound Marketing
• Processo de Inbound Marketing
• Estratégias do Inbound Marketing
• Uso do Inbound Marketing nas estratégias de marketing
Referências Bibliográficas:
ALMEIDA, Sueli Sales Estratégias de Inbound Marketing em Uma Indústria 3.0
Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 14, n. 13,p.1-13, 2019.
DAKOUAN, Chouaib. Inbound marketing vs. outbound marketing. Expert Journal of Marketing, v. 7, n.1, pp. 1-6, janeiro de 2019.
KOTLER, Philip. Marketing Para O Século XXI. São Paulo]: Editora Alta Books, 2021
SILVA, Nôga Simões de Arruda Corrêia da; VIEIRA, Valter Afonso. Efeitos das Mídias Digitais nas Novas Vendas B2B: Um ensaio sobre inbound marketing, mídias pagas e ganhadas on-line. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 18, n. 2, p. 194-202, agosto de 2019.
Objetivo: Consolidar o conhecimento sobre Inbound Marketing, apresentando o processo de Inbound Marketing e suas principais estratégias para aumentar a competitividade organizacional.

10. Campanhas patrocinadas e Analytics
Conteúdo Programático:
• Campanhas patrocinadas e links patrocinados
• Resultados esperados das campanhas patrocinadas
• O que é Analytics?
• Analytics – tipos de análises
• Aplicação das análises
Referências Bibliográficas:
CABRAL, Guilherme Sorg. Proteção da marca no ambiente virtual: O sistema de links patrocinados Revista de propriedade intelectual.v.13, n.1, fevereiro de 2019.
HUGHES, Christian; SWAMINATHAN, Vanitha; BROOKS, Gillian. Driving Brand Engagement Through Online Social Influencers: An Empirical Investigation of Sponsored Blogging Campaigns. Journal of Marketing, v.83, n.5, p.78-96, junho de 2019.
TREVISAN, Nanci M.; LERY, Fernanda; KERR, Michael A.; AL., et. Publicidade On-line. São Paulo: Grupo A, 2020.
Objetivo: Consolidar os conceitos de Campanhas patrocinadas e Analytics, bem como apresentar sua importância para otimização de resultados. Apresentar as principais fermentas para aplicação e análise dos mesmos.

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Cesio Pinto Barbosa Lemos
Eduardo Ribeiro Rodrigues
Everton Molina Campos
Fernando Avona Salomão
Ieda Pelógia Martins Damian
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Lilian Soares Pereira Carvalho
Liza Mara Vallim Rocha
Luciana Oranges Cezarino
Ricardo Rossetto Rodrigues


 
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