Atividade

115820 - Módulo 2 - Marketing Estratégico

Período da turma: 05/02/2025 a 28/05/2025

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Descrição: 1. Segmentação de mercado e posicionamento
Conteúdo Programático:
• Níveis de segmentação de mercado
• Marketing de segmento
• Marketing de nicho
• Marketing local
• Customerização
• Segmentação dos mercados consumidores
• Bases para segmentação do mercado organizacional
• Posicionamento de mercado
• Alinhamento do posicionamento de mercado com as estratégias de marketing
Referências Bibliográficas:
DOLNICAR, Sara. Market segmentation analysis in tourism: a perspective paper. Tourism Review, v.75, n. 1, março de 2019.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
KOTLER, Philip. Marketing Para O Século XXI. São Paulo: Alta Books, 2021.
Objetivo: Consolidar os conceitos de segmentação e posicionamento de mercado, apresentar as principais técnicas para segmentação de mercado, e como a segmentação de mercado contribui para a realização da estratégia empresarial. Demostrar a importância do posicionamento de mercado e as principais estratégias para definição do posicionamento.

2. Brand Equity
Conteúdo Programático:
• O que é Brand Equity?
• O papel das marcas
• O escopo do branding
• Definição de brand equity
• Modelos de brand equity
• A construção do brand equity
• A avaliação do brand equity
• Gerenciamento de brand equity
• Planejamento de uma estratégia de branding
Referências Bibliográficas:
AAKER, D. A. Marcas – Brand Equity. São Paulo: Negócio Editora, 1998.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
MELO, Bruna; MICHEL, Margareth de O.; ANDRETTI, Rafael D.; BRAGA, Suzane T. Gestão de marcas. São Paulo: Grupo A, 2018.
ROCHA, Marcos Donizete A.; OLIVEIRA, Sérgio Luís Ignácio D. Gestão estratégica de marcas (Coleção Marketing em Tempos Modernos). São Paulo: Saraiva, 2017.
Objetivo: Demostrar a importância da criação do brand equity, apresentar as principais estratégias para construção e gestão de brand equity, bem como apresentar estratégias para o planejamento estratégico de branding

3. Métricas de Marketing e Big Data
Conteúdo Programático:
• Conceitos e tipos de indicadores aplicados ao marketing
• Indicadores de desempenho de marketing
• Indicadores como apoio na definição do planejamento estratégico
• Avaliação da performance da área de marketing
• Indicadores de resultados pretendidos x esperados no marketing
• Big Data
• Análise de big date
Referências Bibliográficas:
HARIRI, Reihaneh; FREDERICKS Erik M; BOWERS, Kate M. Uncertainty in big data analytics: survey, opportunities, and challenges. Journal of Big Data, v.6, n.44, junho de 2019.
MELOVIC, Boban et al. Strategic business decision making: the use and relevance of marketing metrics and knowledge management. Journal of Knowledge Management, v. 25, n.11, p.175-202, outubro de 2021.
NETTO, Carla Freitas Silveira; SLONGO, Luiz Antonio. Marketing metrics, big data and the role of the marketing department. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v, 12, n. 3, p. 527-543, 2019.
Objetivo: Apresentar os conceitos principais de Métricas de Marketing e Big Data bem como suas formas de aplicação, para que o aluno possa entender como realizar análises de marketing e como aplicá-las para otimizar o processo de tomada de decisão.

4. Plano de Marketing
Conteúdo Programático:
• O que é um plano de marketing
• Componentes do plano de marketing
• Análise interna e externa
• Identificação de pontos fortes e pontos fracos
• Identificação de ameaças e oportunidade
• Fixação de objetivos
• Elaboração do plano de ação com prazos e custos e formas de controle
Referências Bibliográficas:
HARDING, Lora Mitchell; ALEXANDER, Joe F. Teaching Innovations that work the marketing plan. Marketing Education Review, v. 29, n. 2, p. 105–106, maio de 2019.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
SAHIR, Syafrida Hafni, Improve Marketing Mix for Marketing Plan Strategic in Coffeeshop Business. Management Analysis Journal, v. 9, n. 4, dezembro de 2020.
Objetivo: Apresentar os elementos do plano de marketing, desenvolvendo o pensamento estratégico no aluno de forma que o mesmo possa desenvolver e aplicar planos de marketing em diversas situações.

5. Gestão de Equipes em Marketing
Conteúdo Programático:
• Equipes de alta performance
• Planejamento de Gestão de Equipes de marketing
• Comunicação em equipes
• Liderança de equipes
• Avaliação de desempenho
Referências Bibliográficas:
DOS OLIVEIRA, Luana Y. Miolo D.; OLIVEIRA, Pablo R B.; SAWITZKI, Roberta; SANTOS, Andrea B. W. Gestão de pessoas. São Paulo: Grupo A, 2018.
MAÇÃES, Manuel Alberto R. Pessoas e Gestão de Equipes. 5ª ed. São Paulo: Grupo Almedina, 2017.
RIBEIRO, Antonio de L. Gestão de Pessoas .3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Objetivo: Apresentar estratégias para otimizar a gestão de equipes de marketing de modo a contribuir para a realização das estratégias organizacionais, por meio de estratégias de liderança voltadas para o máximo desempenho da equipe

6. Sustentabilidade em Marketing
Conteúdo Programático:
• Empresa sustentável e responsabilidade social empresarial (RSE)
• Ética, moral e RSE
• Ética no marketing
• RSE no marketing
• Instrumentos de RSE e o marketing
Referências Bibliográficas:
LANDRUM Nancy E; O HSOWSKI, Brian. Identifying Worldviews on Corporate Sustainability: A Content Analysis of Corporate Sustainability Reports. Bussines Strategy and the Environmet, v.27.n.1, janeiro de 2018.
SOUZA, Marcia Cristina Gonçalves D. Conduta Etica Sustentabilidade. São Paulo: Editora Alta Books, 2018.
OLIVEIRA, Sonia Valle Walter Borges, D. et al. Sustentabilidade: princípios e estratégias. São Paulo: Manole, 2019.
Objetivo: Consolidar os conhecimentos sobre sustentabilidade e demostrar como a sustentabilidade se relaciona ao marketing, apresenta as estratégias a serem utilizadas pelas organizações para demostrar a seus clientes que a organização atua de forma sustentável

7. CRM e automação em Marketing
Conteúdo Programático:
• Conceito de CRM - “Customer Relationship Management” e automação em marketing
• Etapas do CRM
• Implementação do CRM
• Desafios para a implementação do CRM
• Aplicação do CRM ao marketing
Referências Bibliográficas:
ANSHARI, Muhammad et al. Customer relationship management and big data enabled:
Personalization & customization of services. Applied Computing and informactics, v. 15, p. 94-101, maio de 2018.
JUANAMASTA, Gede et al. The Role Of Customer Service Through Customer Relationship Management (CRM) To Increase Customer Loyalty And Good Image. International Journal of Scientific e Techology Research, v. 8, n. 10, outubro de 2019.
SOLTANI, Zeynab. The impact of the customer relationship management on the organization performance. Journal of High Technology Management Research, v.29, n.2, p. 237-246, novembro de 2019.
Objetivo: Apresentar as principais ferramentas para a implementação do CRM ao processo de marketing, assim como demostrar sua importância para otimizar os processos de marketing e potencializar as estratégias para fidelização e atração de clientes.


8. Previsão de Demanda e Orçamento de Marketing
Conteúdo Programático:
• Tipos de demanda
• Previsão de demanda
• Sistema de previsão de demanda
• Despesas de marketing
• Orçamentos de marketing
• Técnicas para realização de orçamentos em Marketing
Referências Bibliográficas:
GIACOMONI, James, Orçamento Governamental - Teoria - Sistema - Processo. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
PADOVEZE, Clóvis L. Planejamento econômico e orçamento: ontabilometria integrando estratégia e planejamento orçamentário. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.
ZHANGA, Shichen; WEIB, Liqun; ZHANG, Jianxiong. Demand forecast sharing for a dominant retailer with supplier encroachment and quality decisions. European Journal of Operational Research, v. 17, n.44, setembro de 2021.
Objetivo: Consolidar os conceitos de previsão de demanda e orçamento de marketing, apresentar técnicas e ferramentas que auxiliem o aluno e elaborar previsões e orçamentos mais assertivos.

Carga Horária:

96 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alex Souza Bertoldi
Dirceu Tornavoi de Carvalho
Everton Jose Buzzo
Ildeberto Aparecido Rodello
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Lara Bartocci Liboni


 
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