Atividade

115819 - Módulo 1 - Fundamentos de Gestão para o Marketing

Período da turma: 21/08/2024 a 04/12/2024

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Descrição: 1. Gestão Estratégica e Marketing
Conteúdo Programático:
• Marketing e o valor para o cliente
• O processo de entrega do valor
• A cadeia de valor
• Competências centrais
• Marketing holístico e valor para o cliente
• O papel central do planejamento estratégico o Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão o Definição de missão corporativa
• Definição do negócio
• Avaliação de oportunidades de crescimento
• Organização e cultura organizacional o Planejamento estratégico de unidades de negócio
• A missão do negócio
• A análise SWOT
• O estabelecimento de metas
• A formulação de estratégias
• Implementação
• Feedback e controle
Referências Bibliográficas:
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
VARADARAJAN, Rajan. Theoretical underpinnings of research in strategic marketing: a commentary. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, p.30–36, outubro de 2019.
SCHIAVONE, Francesco; SIMONI, Michele. Strategic marketing approaches for the diffusion of innovation in highly regulated industrial markets: the value of market access. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 34, n. 7, p· 1606–1618, maio de 2019.
Objetivo: Consolidar os conceitos e ferramentas de marketing e aplicá-los na gestão do marketing estratégico das organizações, levando o aluno a desenvolver uma visão holística de marketing com a capacidade de discutir as principais estratégias de marketing.

2. Mindfulness nas Organizações
Conteúdo Programático:
• Mindfulness como técnicas de meditação laicas (não religiosas) para a redução de ansiedade, estresse e dispersão mental.
• Mindfulness para a diminuição da reatividade emocional.
• Técnicas para fortalecer a capacidade de empatia mental e conexão humana. Escuta ativa e escuta empática.
• Mindfulness aplicado nas organizações.
• Estudos de caso.
Referências Bibliográficas:
CALIA, Rogerio C. et al. Mindfulness and Theory U for the professional sense of purpose. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 19, n. 5, 2018.
DEMARZO M., & GARCIA-CAMPAYO, J. (2015). Manual prático de mindfulness: curiosidade e aceitação. São Paulo: Palas Athena.
SCHARMER, O. (2020). O essencial da Teoria U: Princípios e Aplicações Fundamentais. Editora Voo.
TAN, Chade-Meng. Busque dentro de você. Editora Novo Conceito, 2014.
Objetivo: Fornecer informações sobre mindfulness para a vida profissional, por meio de técnicas para desenvolver habilidades como o foco, senso de propósito, resiliência e empatia.

3. Cenários Econômicos
Conteúdo Programático:
• Fundamentos da oferta e da demanda
• Demanda individual e demanda de mercado
• Teoria da firma
• Análise de mercados competitivos
• Poder de mercado
• Determinação de preços e poder de mercado
• Competição monopolística e oligopólio
• Mensurando a economia do país
• Determinação do PIB no curto prazo
• Moeda, sistema financeiro e política monetária
• A demanda por moeda e a determinação da taxa de juros
• O modelo IS-LM
• Mercado de trabalho: taxa de desemprego, determinação salarial
• Economia internacional
• Crescimento e desenvolvimento econômico
Referências Bibliográficas:
SILVA, César Roberto Leite da. Economia de mercados: introdução a economia, 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
SILVA, Daniele F.; S., Iraneide Azevedo S. Economia. São Paulo: Grupo A, 2017.
VASCONCELLOS, M. A. S; TONETO JUNIOR, R.; GREMAUD, A. P. Economia brasileira contemporânea. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Objetivo: Proporcionar conhecimentos e ferramentas para que o aluno posso analisar os ambientes macroeconômico e microeconômico e com base nesta análise, tomar decisões gerenciais relacionadas a gestão de marketing bem como possibilitar a construção de cenários econômicos.

4. Gestão de Processos em Marketing
Conteúdo Programático:
• Modelo de Negócio
• Jornada do cliente
• Experiência do cliente
• Diferença entre visão tradicional x visão de processos
• Processos empresariais
• Estratégias de marketing
• Processos de marketing
• Gestão de processos de marketing
• Necessidades dos clientes: identificando e criando valor
Referências Bibliográficas:
FESTA, Giuseppe; ROSSI, Matteo; KOLTE Ashutosh; SITUM, Mario. Territory-based knowledge management in international marketing processes – the case of “Made in Italy” SMEs. International marketing processes, v. 32, n. 3, p. 425-442, outubro de 2019.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Objetivo: Consolidar os conceitos de gestão de processos empresariais, conhecer e analisar os processos de marketing de forma a identificar lacunas e propor melhorias no processo de marketing.

5 . Comportamento do Consumidor (B2C)
Conteúdo Programático:
• Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente
• Valor percebido pelo cliente
• Satisfação total do cliente
• Medida de satisfação
• Maximização do valor do cliente ao longo do tempo que influencia o comportamento de compra
• Fatores culturais
• Fatores sociais
• Fatores pessoais
• Fatores psicológicos
• Motivação e as principais teorias motivacionais
• Percepção
• Aprendizagem
• Memória
• Processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios

Referências Bibliográficas:
BANOV, Márcia R. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017.
DEL, Hawkins. Comportamento do Consumidor. São Paulo Grupo GEN, 2018.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019.
Objetivo: Apresentar as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento dos consumidores e suas implicações no desenvolvimento das estratégias mercadológicas e das ações de marketing nas organizações, bem como diferenciar os principais fatores de influência do comportamento humano e avaliar as atitudes das pessoas voltadas ao consumo

6. Comportamento do comprador organizacional (B2B)
Conteúdo Programático:
• Comportamento do comprador organizacional
• Organizações no papel de compradores
• Processo de decisão de compra das organizações
• Processo pré-compra
• Processo pós compra
Referências Bibliográficas:
HOLLAND, Chistopher; THORNTON, Sabrina C; NAUDÉ, Peter. B2B analytics in the airline market: Harnessing the power of consumer big data, Industrial Marketing Management, v.86, p. 52-64, abril de 2020.
HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W. B2B: Gestão de Marketing em Mercados Industriais e Organizacionais – Tradução da 10ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018.
ROCHA, Marcos Donizete Aparecido. Comportamento de compra e consumo em B2B. São Paulo: Saraiva, 2017.
Objetivo: Apresentar o processo de compra do comprador organizacional, demonstrando suas particularidades, demostrando as características do comprador organizacional e as variáveis que interverem no processo de compra.

7. Pesquisa de Marketing
Conteúdo Programático:
• Pesquisa de marketing – conceitos, importância para tomada de decisão e ética na pesquisa
• Tipos de pesquisa de marketing
• Concepção da pesquisa – Etapas da pesquisa de marketing
• Técnicas qualitativas e quantitativas
• Coleta e análise de dados
Referências Bibliográficas:
BARQUETTE, Steal. Pesquisa de marketing. São Paulo: Saraiva, 2017.
WALTER, NIQUE; WAGNER, LADEIRA. Pesquisa de Marketing, 2ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017.
ZANOTTA, Egydio Barbosa. Pesquisa de marketing. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
Objetivo: Demostrar a importância da ferramenta de pesquisa em marketing, apresentar as principais técnicas para a elaboração de pesquisas de marketing. Desenvolver a habilidade de análise e aplicação das pesquisas de marketing.

Carga Horária:

90 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Dirceu Tornavoi de Carvalho
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Lúcia Aparecida da Silva Borges
Luciana Oranges Cezarino
Marina Toledo Lourenção Rocha
Rogerio Ceravolo Calia
Silvia Inês Dallavalle de Pádua


 
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