115819 - Módulo 1 - Fundamentos de Gestão para o Marketing |
Período da turma: | 21/08/2024 a 04/12/2024
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Descrição: | 1. Gestão Estratégica e Marketing
Conteúdo Programático: • Marketing e o valor para o cliente • O processo de entrega do valor • A cadeia de valor • Competências centrais • Marketing holístico e valor para o cliente • O papel central do planejamento estratégico o Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão o Definição de missão corporativa • Definição do negócio • Avaliação de oportunidades de crescimento • Organização e cultura organizacional o Planejamento estratégico de unidades de negócio • A missão do negócio • A análise SWOT • O estabelecimento de metas • A formulação de estratégias • Implementação • Feedback e controle Referências Bibliográficas: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. VARADARAJAN, Rajan. Theoretical underpinnings of research in strategic marketing: a commentary. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 47, p.30–36, outubro de 2019. SCHIAVONE, Francesco; SIMONI, Michele. Strategic marketing approaches for the diffusion of innovation in highly regulated industrial markets: the value of market access. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 34, n. 7, p· 1606–1618, maio de 2019. Objetivo: Consolidar os conceitos e ferramentas de marketing e aplicá-los na gestão do marketing estratégico das organizações, levando o aluno a desenvolver uma visão holística de marketing com a capacidade de discutir as principais estratégias de marketing. 2. Mindfulness nas Organizações Conteúdo Programático: • Mindfulness como técnicas de meditação laicas (não religiosas) para a redução de ansiedade, estresse e dispersão mental. • Mindfulness para a diminuição da reatividade emocional. • Técnicas para fortalecer a capacidade de empatia mental e conexão humana. Escuta ativa e escuta empática. • Mindfulness aplicado nas organizações. • Estudos de caso. Referências Bibliográficas: CALIA, Rogerio C. et al. Mindfulness and Theory U for the professional sense of purpose. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 19, n. 5, 2018. DEMARZO M., & GARCIA-CAMPAYO, J. (2015). Manual prático de mindfulness: curiosidade e aceitação. São Paulo: Palas Athena. SCHARMER, O. (2020). O essencial da Teoria U: Princípios e Aplicações Fundamentais. Editora Voo. TAN, Chade-Meng. Busque dentro de você. Editora Novo Conceito, 2014. Objetivo: Fornecer informações sobre mindfulness para a vida profissional, por meio de técnicas para desenvolver habilidades como o foco, senso de propósito, resiliência e empatia. 3. Cenários Econômicos Conteúdo Programático: • Fundamentos da oferta e da demanda • Demanda individual e demanda de mercado • Teoria da firma • Análise de mercados competitivos • Poder de mercado • Determinação de preços e poder de mercado • Competição monopolística e oligopólio • Mensurando a economia do país • Determinação do PIB no curto prazo • Moeda, sistema financeiro e política monetária • A demanda por moeda e a determinação da taxa de juros • O modelo IS-LM • Mercado de trabalho: taxa de desemprego, determinação salarial • Economia internacional • Crescimento e desenvolvimento econômico Referências Bibliográficas: SILVA, César Roberto Leite da. Economia de mercados: introdução a economia, 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017. SILVA, Daniele F.; S., Iraneide Azevedo S. Economia. São Paulo: Grupo A, 2017. VASCONCELLOS, M. A. S; TONETO JUNIOR, R.; GREMAUD, A. P. Economia brasileira contemporânea. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. Objetivo: Proporcionar conhecimentos e ferramentas para que o aluno posso analisar os ambientes macroeconômico e microeconômico e com base nesta análise, tomar decisões gerenciais relacionadas a gestão de marketing bem como possibilitar a construção de cenários econômicos. 4. Gestão de Processos em Marketing Conteúdo Programático: • Modelo de Negócio • Jornada do cliente • Experiência do cliente • Diferença entre visão tradicional x visão de processos • Processos empresariais • Estratégias de marketing • Processos de marketing • Gestão de processos de marketing • Necessidades dos clientes: identificando e criando valor Referências Bibliográficas: FESTA, Giuseppe; ROSSI, Matteo; KOLTE Ashutosh; SITUM, Mario. Territory-based knowledge management in international marketing processes – the case of “Made in Italy” SMEs. International marketing processes, v. 32, n. 3, p. 425-442, outubro de 2019. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2018. Objetivo: Consolidar os conceitos de gestão de processos empresariais, conhecer e analisar os processos de marketing de forma a identificar lacunas e propor melhorias no processo de marketing. 5 . Comportamento do Consumidor (B2C) Conteúdo Programático: • Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente • Valor percebido pelo cliente • Satisfação total do cliente • Medida de satisfação • Maximização do valor do cliente ao longo do tempo que influencia o comportamento de compra • Fatores culturais • Fatores sociais • Fatores pessoais • Fatores psicológicos • Motivação e as principais teorias motivacionais • Percepção • Aprendizagem • Memória • Processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios Referências Bibliográficas: BANOV, Márcia R. Comportamento do consumidor: vencendo desafios. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2017. DEL, Hawkins. Comportamento do Consumidor. São Paulo Grupo GEN, 2018. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2019. Objetivo: Apresentar as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento dos consumidores e suas implicações no desenvolvimento das estratégias mercadológicas e das ações de marketing nas organizações, bem como diferenciar os principais fatores de influência do comportamento humano e avaliar as atitudes das pessoas voltadas ao consumo 6. Comportamento do comprador organizacional (B2B) Conteúdo Programático: • Comportamento do comprador organizacional • Organizações no papel de compradores • Processo de decisão de compra das organizações • Processo pré-compra • Processo pós compra Referências Bibliográficas: HOLLAND, Chistopher; THORNTON, Sabrina C; NAUDÉ, Peter. B2B analytics in the airline market: Harnessing the power of consumer big data, Industrial Marketing Management, v.86, p. 52-64, abril de 2020. HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W. B2B: Gestão de Marketing em Mercados Industriais e Organizacionais – Tradução da 10ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2018. ROCHA, Marcos Donizete Aparecido. Comportamento de compra e consumo em B2B. São Paulo: Saraiva, 2017. Objetivo: Apresentar o processo de compra do comprador organizacional, demonstrando suas particularidades, demostrando as características do comprador organizacional e as variáveis que interverem no processo de compra. 7. Pesquisa de Marketing Conteúdo Programático: • Pesquisa de marketing – conceitos, importância para tomada de decisão e ética na pesquisa • Tipos de pesquisa de marketing • Concepção da pesquisa – Etapas da pesquisa de marketing • Técnicas qualitativas e quantitativas • Coleta e análise de dados Referências Bibliográficas: BARQUETTE, Steal. Pesquisa de marketing. São Paulo: Saraiva, 2017. WALTER, NIQUE; WAGNER, LADEIRA. Pesquisa de Marketing, 2ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017. ZANOTTA, Egydio Barbosa. Pesquisa de marketing. São Paulo: Grupo GEN, 2018. Objetivo: Demostrar a importância da ferramenta de pesquisa em marketing, apresentar as principais técnicas para a elaboração de pesquisas de marketing. Desenvolver a habilidade de análise e aplicação das pesquisas de marketing. |
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Carga Horária: |
90 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Dirceu Tornavoi de Carvalho Janaina de Moura Engracia Giraldi Lúcia Aparecida da Silva Borges Luciana Oranges Cezarino Marina Toledo Lourenção Rocha Rogerio Ceravolo Calia Silvia Inês Dallavalle de Pádua |
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