115788 - Metodologia de Pesquisa II - Treinamento de Escrita para Publicação Científica |
Período da turma: | 04/09/2025 a 25/09/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | EMENTA:
Capacitar o aluno residente a entender os principais aspectos da produção e publicação de trabalhos científicos de alta qualidade. Durante o período da disciplina os participantes serão orientados a construção de escritas científicas a partir de manuscritos até a submissão em periódicos especializados em saúde. OBJETIVOS: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução à publicação científica Conceitos fundamentais de publicações científicas Tipos de escritas: artigos, revisões, comunicações, entre outros Importância de publicações de qualidade para o avanço do profissional da saúde Etapas do processo de produções científicas Revisão bibliográfica e identificação de lacunas no conhecimento Estrutura da escrita e definição dos elementos essenciais para um bom artigo Normas e diretrizes para a escrita científica Estilo de redação acadêmica e clareza na comunicação Uso adequado de citações e referências bibliográficas Padronização de formatos e normas de estilo (ABNT, APA, entre outras) Análise crítica e revisão da escrita Avaliação da coerência argumentativa e estrutura lógica Identificação de possíveis erros e ambiguidades Feedback entre pares e colaboradores Aspectos éticos e responsabilidades na publicação Plágio e autoria adequada Questões sobre autoria e colaboração Boas práticas para evitar retratações e má conduta científica Seleção de periódicos e submissão Processo de submissão e revisão pelos pares Revisão por pares e revisão final Compreensão do processo de revisão pelos pares Estratégias para responder a revisões dos revisores Edição final e preparação para a publicação ESTRATÉGIAS DE ENSINO As atividades práticas desta disciplina serão focadas na aplicação dos conceitos aprendidos durante as aulas teóricas, onde o estudante “residente” será estimulado a desenvolver seu próprio manuscrito, trabalhando em grupos ou individualmente.Os docentes oferecerão orientações personalizadas, auxiliando os alunos nas escritas, revisão e aprimoramento dos trabalhos. Também serão realizadas simulações de revisão por pares, permitindo que os estudantes compreendam o processo de avaliação em periódicos científicos. Ao final da disciplina, os alunos estarão preparados para produzir manuscritos de alta qualidade e submeter a periódicos relevantes em sua área de pesquisa, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento científico. Aula expositivo-dialogada; Exposição de filme e contextualização; Debates e estudo de caso. Recursos online; Plataformas de ambiente virtual; AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA A avaliação se dará pela análise de seminários, cuja confecção pode ser realizada em grupo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: AQUINO, I. S. Como escrever artigos científicos: sem arrodeio e sem medo da ABNT. 9ª Edi. Saraiva UNI, 2019, p. 296. POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Artmed Editora, 2018. P. 456. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Documentos para submissão [Internet]. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/documentosparasubmissao VIEIRA. R. F. Escrita científica [Internet]. Disponível em: https://rogeriofvieira.com/tag/escrita-cientifica/ |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 8 | ||||
Ministrantes: |
João Vitor Andrade |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |