Atividade

115783 - Espiritualidade e Religiosidade em Saúde no Contexto da Assistência de Enfermagem

Período da turma: 02/10/2025 a 27/11/2025

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Descrição: EMENTA:
Capacitar o aluno da residência em conceitos gerais do processo de cuidado na abordagem da religiosidade e da espiritualidade. Contempla assuntos de espiritualidade e religiosidade em saúde mental para a prática profissional do enfermeiro. Serão adotadas metodologias didáticas em aulas teóricas-expositivas, aulas práticas com aplicação de instrumentos de abordagens em E/R e construção do Processo de Enfermagem em estudo de casos, roda de conversa e reflexão discente embasada no relato da prática de visita técnica em uma instituição religiosa.
OBJETIVOS:
1. Oferecer aos enfermeiros residentes em saúde mental, a oportunidade de aprender e discutir sobre aspectos e implicações da espiritualidade e religiosidade relacionados ao cuidado em saúde, mas sobretudo, no que tange a assistência de enfermagem, pois o cuidar da pessoa enferma remete lidar bem com todas as dimensões humanas, as quais são inerentes ao processo do cuidar em enfermagem.
2. Auxiliar, por meio deste processo de ensino aprendizagem, no aprimoramento das competências do enfermeiro acerca do cuidado na dimensão da espiritualidade e religiosidade aos pacientes inseridos no contexto da saúde mental.
1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceitos gerais de espiritualidade e religiosidade em saúde mental para a prática profissional do enfermeiro;
Visita técnica: visita técnica em instituição religiosa, de escolha da dupla de residentes de enfermagem. Esta deverá ser contemplada como uma das atividades práticas da disciplina que propõe vivenciar a experiência do diálogo e relação interpessoal entre os residentes e líderes religiosos. Finalidade: refletir e compartilhar sobre a percepção dos líderes religiosos acerca da importância da fé e dos cuidados em saúde mental vivenciado junto aos seguidores das respectivas afiliações religiosas;
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Aula expositivo-dialogada;
Exposição de filme e contextualização;
Debates e estudo de caso.
Recursos online;
Plataformas de ambiente virtual;
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
A avaliação se dará pela análise de seminários, cuja confecção pode ser realizada em grupo, de modo individual ou prova de conhecimentos com notas de 0 a 10.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Volcan SMA, Sousa PLR, Mari JJ, Horta BL. Relação entre bem-estar espiritual e transtornos psiquiátricos menores: estudo transversal. Revista de Saúde Pública. 2003;37(4):440-45.
Dezorzi LW, Crossetti MGO. A espiritualidade no cuidado de si para os profissionais de enfermagem em terapia intensiva. Rev Latino-am Enfermagem. 2008;16(2):212-7.
Gelbecke FL. Processo saúde-doença, a procura da essência. Texto Contexto Enfermagem. 1992;1(2):4-19.
Fleck MPA, Borges ZN, Bolognesi G, Rocha NS. Desenvolvimento do WHOQOL, módulo espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais. Rev Saude Publica. 2003;37(4):446-55.
Sá AC. Reflexão sobre o cuidar em enfermagem: uma visão do ponto de vista da espiritualidade humana e da atitude crística. O Mundo da Saúde. 2009;33(2):205-17.
Leeuwen RV, Tiesinga LJ, Post D, Jochemsen H. Spiritual care: implications for nurses’ professional responsibility. J Clin Nurs. 2006;15(7):875-84.
Nascimento LC, Oliveira FCS, Santos TFM, et. all. Atenção às necessidades espirituais na prática clínica de enfermeiros. Aquichan. 2016;16(2):179-192.
Ross L. Spiritual care in nursing: an overview of research to date. J ClinNurs.2006;15(7):852-62.
Hubbell SL, Woodard EK, Barksdale-Brown DJ, Parker JS. Spiritual care practices of nurse practitioners in federally designated non metropolitan areas of North Carolina. Journal of the American Academy of Nurse Practitioners. 2006;(18):379-85.
Meehan TC. Spirituality and spiritual care from a careful nursing perspective. Journal of Nursing Management. 2012;(20):990-1001.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Francisco Lotufo Neto
Luana Prado Figueredo


 
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